Páginas

sexta-feira, 28 de maio de 2010

240 Anos de História

Casa da Ópera -Teatro Municipal de Ouro Preto - 240 anos de história

10053101_27_16RP0414

Patrimônio Cultural da Humanidade, Ouro Preto tem, no biênio 2010/2011, grandes datas a celebrar. Os preparativos para as comemorações dos 313 anos de fundação e 300 anos de elevação à categoria de vila, cujo auge acontecerá em 08 de julho de 2011, já começaram. Mas o dia 06 de junho de 2010 é também um marco na história desta cidade tri-centenária.

Escolhida por ser a data de aniversário d’El Rei Dom José I, um amante do teatro lírico, foi no dia 06 de junho de 1770 que se deu a inauguração da Casa da Ópera de Vila Rica, teatro mais antigo das Américas em funcionamento.

Artistas vindos de várias regiões do Brasil, principalmente do Rio de Janeiro, encenaram no palco da Casa da Ópera. Mas o aclamado prédio passou por períodos difíceis. Em 1854, uma Lei Provincial autorizava a construção de um novo teatro na Imperial Cidade de Ouro Preto. Enquanto isso, o prédio construído por João de Souza Lisboa necessitava de reformas imediatas, e que só foram realizadas porque construir um novo prédio seria muito dispendioso. Assim, o Governo Provincial repassou recursos para a Sociedade Dramática local, que ficou responsável pela reforma do prédio, concluída em 1862 . Em 1970, a Casa da Ópera completou 200 anos. Sete anos depois, outra grande reforma foi necessária. Durante a intervenção de 1977, foram descobertas, acima da boca de cena, as pinturas das mascaras da tragédia e da comédia. Supõe-se que essas pinturas tenham sido feitas entre 1854- 1862.

Anos depois, uma nova intervenção foi necessária e em 2006, a Prefeitura de Ouro Preto, com apoio da Unesco, do IPHAN e do programa Monumenta/MINC restaura novamente todo o prédio, sendo necessário, inclusive, a troca de mobiliário, cortinado e adequação dos camarins, com a instalação de espelhos e barras na sala de ensaios. Em 07 de julho de 2007 a Casa da Ópera foi reaberta ao público e retornou com sua extensa agenda de espetáculos.

Manter em funcionamento um espaço que, além de ser um monumento histórico é também um dos mais procurados teatros de Minas Gerais não é um atarefa fácil. O prédio, que foi adquirido pelo município e hoje é conhecido como Casa da Ópera/Teatro Municipal de Ouro Preto abriga não só plateia, músicos e atores. Abriga, principalmente, traços importantes da nossa história e seu palco, mais que lugar do riso e da lágrima, é lugar sagrado da nossa arte e da nossa cultura e merece ser aplaudido de pé no seu aniversário de 240 anos.

Na oportunidade, temos o orgulho de homenagear os servidores Neide dos Reis e Vicente Gomes, funcionários que, com extremo carinho e atenção, dedicaram suas vidas à Casa da Ópera/Teatro Municipal, trabalhando com seriedade, afeto e alegria. Estendemos essa homenagem a todos que, direta ou indiretamente, contribuem para a preservação deste bem e para a manutenção de suas atividades.

Convidamos a todos para que acompanhem a programação de aniversário da Casa da Ópera/Teatro Municipal de Ouro Preto, com espetáculos gratuitos para todas as idades.

Compareçam! Vocês fazem parte dessa história!!!

Sidnéa Santos - Diretora de Promoção Cultural/ PMOP

. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .

Foto: Ronald Péret
link da Programação Especial dos 240 anos

link do
Blog da Casa da Ópera / Teatro Municipal
ou Informações: 3559-3256/ 3559-3224

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quinto Salão de Turismo

capa folder de Ouro Preto

Download da versão (1024 x 683) frente

Download da versão original(2362 x 1575) frente

Parte interna do folder de Ouro Preto

Download da versão (1024 x 683) parte interna

Download da versão original(2362 x 1575) parte interna

De 26 a 30 de maio de 2010 acontece no Anhembi em São Paulo a 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos, adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos. Além disso, o público pode assistir a debates, palestras e ainda conhecer casos de sucesso na área.

A cidade de Ouro Preto participa do salão e está representada pelo Secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, pelo Diretor de Turismo, Tiago Toffolo, pela Assessora de Promoção Turística, Cecília Alfenas e o Ouro Preto Convention & Visitors Bureau representada pelo William Adeodato.

Ouro Preto é uma das cidades premiadas na categoria Sustentabilidade Social, prêmio entregue pelo Ministério do Turismo. .Na oportunidade o prefeito Ângelo Oswaldo participará da cerimônia de entrega no dia 27 de maio.

Para a promoção da cidade foi elaborado um novo folder promocional que leva a logomarca “ Ouro Preto – Meu destino” uma ação do plano de marketing turístico do município, desenvolvido pela Adop e o Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. O objetivo deste novo material é apresentar para os profissionais do trade o município de Ouro Preto e suas potencialidades turísticas como forma de apoiar e promover o turismo receptivo local.

(Texto: Fabiana Nonato – turismóloga – Secretaria de Cultura e Turismo)"


Texto do folder

Ouro Preto é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade. Importante cidade do Circuito Turístico do Ouro é considerada uma das mais belas cidades históricas. Em cada esquina, em cada beco, em cada canto os visitantes se deparam com construções coloniais e igrejas centenárias. Este conjunto arquitetônico barroco é considerado um dos maiores do mundo. Um museu a céu aberto onde a cidade expõe sua arquitetura, sua história, sua cultura e sua natureza. Palco de grandes eventos religiosos, folclóricos e populares, Ouro Preto se faz uma cidade contemporânea. Lojas de artesanato e joalherias são paradas obrigatórias para quem deseja guardar para sempre as lembranças dessa cidade e de seus distritos, seja o artesanato em pedra-sabão de Santa Rita, seja uma jóia com o Topázio Imperial de Rodrigo Silva ou a prata de Santo Antônio do Leite.
Para sentir Ouro Preto é preciso se interar no seu cotidiano, caminhar, conversar e vivenciar a fé e hospitalidade de seu povo.
A arte da culinária e a diversidade dos sabores estão presentes nos botecos, bares e restaurantes e eventos gastronômicos.
Há muito o que se conhecer durante sua estadia na cidade que oferece aconchego, arte, boemia e romantismo.
Ouro Preto é uma pérola mineira permeada por um charme cosmopolita que permite uma interface com os ares interioranos dessa Minas que é Gerais.
Isto é Ouro Preto, o seu destino.

FESTIVIDADES
Ouro Preto é uma cidade marcada por um fascinante calendário de eventos culturais onde se destacam a festa do Reinado do Chico Rei, o Carnaval, a Semana Santa, o Festival de Cinema, o Festival de Inverno, o Festival Internacional Tudo é Jazz, Festival Internacional de Corais, o Fórum Literário de Ouro Preto, as Festas do Divino, da Goiaba, da Jabuticaba além de diversos eventos nacionais e internacionais.

CULTURA E ARTE
Viajar por Ouro Preto é conhecer a sua história através dos seus museus, igrejas, capelas, ladeiras, becos, etc. É assistir e participar dos muitos festivais, apreciar a culinária, conhecer a arquitetura, a pedra-sabão, a arte da cantaria, da cerâmica e outras formas de artesanato, além das manifestações artísticas e folclóricas.
É se entregar aos encantos das obras dos mestres Aleijadinho, Athayde e dos diversos artistas contemporâneos que escolheram Ouro Preto para viver e a tem como fonte de inspiração.
A arte, um dos nossos maiores patrimônios culturais, é integrante de um rico universo cultural manifesto nas bandas, nos congados, nas folias, nas serestas e nos grupos teatrais.
Impossível estar em Ouro Preto sem se emocionar e se entregar aos signos e símbolos que permeiam as tantas histórias de uma cidade única.

BELEZAS NATURAIS
Ouro Preto possui em seu entorno parques e estações ecológicas como a Cachoeira das Andorinhas, o Pico do Itacolomi, o Tripuí, além do Horto dos Contos que é uma área verde de 37 hectares entrelaçado por trilhas e mirantes no centro histórico da cidade. A beleza natural de suas montanhas, campos e cachoeiras está presente em todo o município onde se destacam os distritos de Lavras Novas, Chapada e Glaura que possuem vários caminhos históricos anteriormente vivenciados por tropeiros, bandeirantes e naturalistas formando um conjunto inigualável à pratica do ecoturismo. É importante destacar a “Maria Fumaça” tradicional locomotiva a vapor que em seu trajeto conjuga aventura, história e natureza, através de um inesquecível passeio de trem até o município vizinho de Mariana.

HOSPEDAGEM E CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES
Ouro Preto possui opções de hospedagem para todos os gostos oferecendo pensões, pousadas e hotéis com ótima infra-estrutura. A cidade conta com diversas salas e centros de convenções, sendo referência em congressos nacionais e internacionais, o que a insere, definitivamente, na rota do turismo de negócios e eventos.

ACESSOS:
Rodovias:
- De Belo Horizonte: 31 km pela BR-040 ( em pista dupla), mais 65 km pela BR-356 ( em pista simples). Distância: 98km
- De São Paulo: BR- 381(365km) até Lavras, BR-265 (108km) até São João del Rei, mais 110km até a BR -040, na altura de Congonhas e 52km até a BR-356 - Distância: 680km
- Pelo Rio de Janeiro o trajeto é feito basicamente pela BR-040 passando por Petrópolis, Juiz de Fora até chegar a Conselheiro Lafaiete. Acessar a Estrada Real e seguir sentido Ouro Preto. Distância: 400 km
- Pelo Espírito Santo: 326 km pela BR – 262 até Rio Casca e 141 km pela MG -262 - Distância: 440km

Nota: As capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Vitória possuem empresas de ônibus com linhas rodoviárias direto para Ouro Preto.

Aeroportos (distâncias):
Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins): 140km
Aeroporto Pampulha (BH): 115km

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Cultura e Turismo – (031) 3559-3287 / turismo.ouropreto@yahoo.com.br
Associação de Guias de Ouro Preto – AGTOP – (031) 3551-2655 / agtop@veloxmail.com.br
Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG– (031) 3559-3269
Associação do Circuito do Ouro (031) 3287-4242 / acomg@globo.com

obs.: Fotos no folder de Ronald Peret: Museu da Inconfidência; Igreja de São Francisco de Assis (eleita em 2009 uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”); Águas e rochas no Parque Natural Municipal das Andorinhas; Detalhes "Cantaria e entalhes" da escadaria do Museu; Banda da Sociedade Musical N. Sr. Bom Jesus de Matosinhos (1932). Foto de Neno Vianna: Centro de Artes e Convenções.

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Convite - Tunico dos Telhados

Tunico que, abençoado por Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias, enobrece a eterna Vila Rica através de seus belos e lindos riscos. Traços captados pelo olhar de quem vive e sente a poesia latente do alto das nossas construções. Tunico, chará de outro Tunico, o nosso Antônio Francisco Lisboa, desfila estilemas em nome de um grito de salvaguarda: o zelo. A telha que outrora de olaria inebriante nas pernas das mulatas, hoje tem, no pincel poético do Tunico de Ouro Preto, o seu momento protagonista. Resta a nós, coadjuvantes do olhar e do sentir, a necessária ação de ser mais dos telhados. Dos telhados que dizem não ao laranja, que em detrimento à cor do antigo, atordoa os sentidos do artista. Dos telhados que instigam Tunico a manter no escorrer da sua tela a necessidade da lembrança. Lembrança em forma de telhado, ou melhor, em forma de trejeitos Tunicanos. Homem de Alma inquietante, artista jacuba em uma Ouro Preto viva e também mocotó, uma Ouro Preto atenta e já costumeira com o seu riscado. Viva o nosso Tunico dos telhados de Ouro Preto.
Texto: Chiquinho de Assis

De Abertura dia 25 de Maio - 19h30min Centro de Cultura Afro / Casa do Alto da Cruz
Sala Chico Rei - Rua Padre Faria, 14 - Alto da Cruz
Visitação de 26 de maio a 4 de julho de 12 às 18hs

* * * * * *
foto: Pintura do Artista Tunico dos Telhados (Ronald Péret)
Link para download desta imagem, para uso e divulgação desta exposição e do artista (clique - flickr)

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Coroação de Nossa Senhora de Fatima


Centro Cultural Comunitário Casa do Padre Faria realizou a Coroação de Nossa Senhora de Fatima, marcou presença no evento o Secretario de Cultura e Turismo Chiquinho de Assis,a diretora de cultura Sidnéa Francisca dos Santos, funcionários da secretaria, senhoras e crianças da comunidade, e os funcionários do Centro Cultural.

"No Bairro do Padre Faria, na sede do Centro Cultural Comunitário Casa do Padre Faria a comemoração do dia de Nossa Senhora de fátima teve seu ponto alto na cerimônia de coroação de uma Imagem de Nossa Senhora de Fátima pelo grupo das Pastorinhas do Padre Faria." blog com mais info..


"Muita emoção estar ao lado destas crianças no Centro Cultural Comunitário Casa do Padre Faria na Coroação de Nossa Senhora de Fátima - 13/05/2010, um espaço comunitário exemplar, Parabéns! a todos."
blog com mais imagens

fotos: Ronald Peret, para visualizar mais imagens deste evento (álbum no flickr)