Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Zé Pereira dos Lacaios (domingo)


125WEB
À Diretoria do clube dos lacaios, comunica á todos para participarem da apresentação do bloco Clube dos Lacaios, neste domingo dia 30 de janeiro ás 20:00, o bloco vai passar pelas Rua Santa Efigênia, Largo Marília de Dirceu, Praça Antônio Dias, Bernardo de Vasconcelos, Cláudio Manoel e Praça Tiradentes.


Curiosidades: Fundado por um português chamado José Nogueira Paredes que em 1846 abriu o primeiro dia de Carnaval na Cidade do Rio de Janeiro, desfilando pelas ruas do centro. 


123WEBZé Pereira dos Lacaios é um ouro-pretano. Com mais de cento e quarenta anos de existência, é um dos blocos mais tradicional do carnaval de Ouro Preto
O bloco atraiu uma turma de foliões e músicos, responsáveis pela abertura da festa. Em 1867, José mudou-se para a cidade de Ouro Preto, para trabalhar no Palácio do Governo (Ouro Preto era então capital de Minas Gerais). Foi então que surgiu o Bloco Zé Pereira Clube dos Lacaios, organizado por funcionários do Palácio.O uso de fraques, cartolas e lanternas, tornaram-se marca registrada do bloco. Outro destaque do bloco são os bonecos gigantes, que representam personagens como Tiradentes, Jair Boêmio e Sinhá Olímpia.


Banda do Alto da Cruz na Casa da Ópera.

ronaldperet290119_22_1414102Aeusend
Imagem obtida durante a gravação do DVD

Apresentação para a gravação do primeiro DVD da Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores do Taquaral às 20 horas, na Casa da Ópera.

Conhecida como Banda do Alto da Cruz,repertório da noite promete sucessos nacionais e internacionais (mais de 15 musicas na programação).

Criada em 1932  é conhecida como Banda das Flores ou Banda do Alto da Cruz, esta corporação foi criada para engrandecer as solenidades e festividades religiosas, principalmente depois da reedificação da Capela do Senhor Bom Jesus das Flores no Taquaral, em 1932.

O Sr. José Godinho dos Santos convidou alguns músicos da cidade,  para organizar e montar esta banda convidou algumas pessoas que tinham um certo conhecimento musical e assim como também jovens para se iniciarem  neste universo da musica, Os primeiros instrumentos foram adquiridos através de compra em antigas bandas musicais extintas, e para mestre foi convidado o Sr. Vicente Aniceto, músico militar, trombonista e trompetista do 10º Batalhão de Caçadores de Ouro Preto.

DSC_0125

A Elegância da Banda no Clássico Preto & Branco.

Curiosidade: A hierarquia entre os músicos advém da organização militar, pois muitas das corporações tiveram como mestres os músicos que atuavam em regimentos militares instalados em diversas cidades do interior de Minas Gerais. Tal como as demais bandas, uma Sociedade Musical é registrada como sociedade civil de caráter filantrópico, e se mantém com a mensalidade dos sócios, quantias resultantes de tocatas e apresentações em festas religiosas, retretas e festas populares.

Foto colorida: Ronald Peret -  Foto P&B: Marcelo Tholedo

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bairro São Sebastião recebe Casa da Cultura Comunitária

O bairro Morro São Sebastião recebeu no último dia 20 de janeiro, dia consagrado ao seu padroeiro, a transformação do antigo centro comunitário em mais uma Casa da Cultura Comunitária de Ouro Preto, que será voltado para atividades religiosas, sociais e culturais.

Denominado Salão Comunitário Paroquial Padre Simões, está instalado num casarão ao lado da Capela de São Sebastião, que data de 1753. Com recursos levantados pela população do bairro, sob a coordenação da tradicional Irmandade, os próprios moradores se responsabilizaram pela obra, que era um velho sonho do saudoso padre José Feliciano da Costa Simões, evocado agora como patrono do centro.

É a terceira Casa da Cultura Comunitária da cidade e conta com a biblioteca comunitária, que terá salão para eventos, cozinha, sanitários e outras dependências para o seu perfeito funcionamento, a serviço de toda a comunidade e das ações paroquiais. O padre Marcelo Santiago, pároco do Pilar, procederá à bênção do Salão Padre Simões, dentro do grande programa das festividades sebastianenses de janeiro.

O prefeito Angelo Oswaldo visitou o centro e assistiu aos últimos preparativos, elogiando o exemplo que o Morro São Sebastião oferece não só a Ouro Preto: "Uma comunidade organizada e integrada criou um espaço muito bonito e confortável, onde todos poderão crescer em termos de fé e cultura, união e fraternidade, num trabalho solidário que constrói uma vida melhor, como nos ensinou o padre Simões", ressaltou o prefeito.

Foto: Fachada do Salão Comunitário Paroquial "Padre Simões" que será inaugurado em 20 de janeiro no Morro São João (Raíssa Muniz – Divulgação Ascom/PMOP)

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Fundo Estadual de Cultura

O edital 2010 do Fundo Estadual de Cultura (FEC) já está com as inscrições abertas. O prazo para apresentação de projetos pela modalidade “Liberação de Recursos Não Reembolsáveis” vai até 08 de fevereiro de 2011. Já para o “Financiamento Reembolsável”, as inscrições podem ser feitas entre os dias 1º e 10 de cada mês, até a publicação do próximo edital, em 2011. A quinta edição deste mecanismo de fomento da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais apresenta algumas mudanças que visam aprimorar suas ações, como alterações expressivas em seus instrumentos legais. Assim, a entidade que não tiver no Estatuto, Contrato Social ou Contrato Consolidado o caráter prioritariamente cultural poderá apresentar projetos, desde que os objetivos e as ações propostas sejam estritamente artístico-culturais.

O FEC continua representando, cada vez mais, um importante mecanismo de fomento e incentivo à cultura ao apoiar projetos que, tradicionalmente, encontram maiores dificuldades de captação de recursos no mercado. Os projetos aprovados vão desde a edição e distribuição de livros, edição de DVD's, produção de CD's, à construção e reforma de cinemas e compra de equipamentos para estúdio musical e preservação e divulgação do patrimônio histórico e cultural.

Presente em todas as regiões do Estado, o FEC confirma sua relevância em prol do desenvolvimento cultural mineiro, já que mais de 86% dos projetos aprovados foram apresentados por entidades do interior. Desde 2006, ano de sua criação, foram disponibilizados mais de R$ 28 milhões para a modalidade “Liberação de Recursos Não Reembolsáveis”, contemplando 397 projetos em 177 municípios.

Para aprimorar suas ações, a Secretaria de Estado de Cultura passou a exercer a gestão financeira da modalidade “Liberação de Recursos Não Reembolsáveis”, antes sob a responsabilidade do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais – BDMG. Nesse contexto, a Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura – SFIC e a Diretoria do Fundo Estadual de Cultura passaram a gerir os recursos financeiros, a partir da publicação em 2009 do Decreto nº 45.159. A mudança refletiu na independência e controle no fluxo de recursos, através de uma maior agilidade e rapidez no andamento e execução dos projetos aprovados. Em função do caráter diferenciado da modalidade de “Financiamento Reembolsável”, o BDMG permanece exercendo o papel de agente financeiro com o objetivo de viabilizar a análise econômica, jurídica e financeira dos projetos.

Depois do sucesso alcançado em 2009, com um expressivo número de projetos aprovados, em 2010, além das entidades de direito público, as entidades de direito privado sem fins lucrativos também poderão apresentar até dois projetos, sendo que um deverá ter como foco proposições que visem ao fomento e à promoção do patrimônio imaterial referente à área do Artesanato Tradicional. O valor permitido para o segundo projeto é de até R$ 15 mil.

O objetivo com a novidade é mostrar a expressiva herança popular do Estado, assim como a possibilidade de identificação de outras culturas e modos de vida. O resultado esperado é destacar a identidade cultural, além da difusão e fruição das tradições mineiras que refletem um modo de viver próprio, convergindo para o fortalecimento da diversidade cultural.

Quem pode se inscrever

Na modalidade ‘Liberação de Recursos Não Reembolsáveis’, podem se inscrever, exclusivamente, as entidades de direito público (prefeitura ou fundação de natureza cultural vinculada à prefeitura) ou pessoas jurídicas de direito privado sem fins lucrativos, com objetivo e atuação culturais, que apresentem projetos artístico-culturais.

Na categoria ‘Financiamento Reembolsável’, podem se inscrever as pessoas jurídicas de direito privado, com ou sem fins lucrativos, também com objetivo e atuação culturais, que apresentem projetos que visem à criação, à produção, à preservação, à divulgação de bens, às manifestações culturais no Estado e à realização de investimentos fixos e mistos, inclusive aquisição de equipamentos, relativos a projetos de comprovada viabilidade técnica, social, cultural, econômica e financeira, compatíveis com os objetivos do FEC.

Durante o período de inscrições, os projetos poderão ser enviados pelos Correios ou entregues pessoalmente na Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado de Cultura (Cidade Administrativa de Minas Gerais, Prédio Gerais, 5º andar, Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº - Bairro Serra Verde – Belo Horizonte – CEP 31630-901). Horário de 10:00 às 16:00 horas.

O edital está disponível no www.cultura.mg.gov.br. Mais informações pelo telefone (31)3915-2719.

Atenciosamente,

Flávio de Tarso

Diretor do Fundo Estadual de Cultura

Flávia Vianna

Assessora do Fundo Estadual de Cultura - FEC

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais - SEC
Cidade Administrativa de Minas Gerais - Prédio Gerais - 5º andar
Rodovia Prefeito Américo Gianetti, s/nº
Bairro Serra Verde - BH/MG - 31630-901
Tel.: 3915-2719


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Casa da Cultura Comunitária no Morro São Sebastião.

Casa da Cultura Comunitária
IMG_0131Depois do Bairro Pe. Faria e do Bairro Santa Cruz a Prefeitura de Ouro Preto, através da Secretaria de Cultura e Turismo, lança no dia 20/01 o projeto Casa da Cultura Comunitária no Morro São Sebastião. Esta ação tem a importante parceria da Paróquia do Pilar - Irmandade de S. Sebastião e será no recém inaugurado: Centro Comunitário-Paroquial Pe Simões.

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Venha ao Cinema

Cine Vila Rica

PROGRAMAÇÃO DE 17 A 23 DE JANEIRO

ENTRADA GRATUITA

O Cine Vila Rica fica na Praça Reinaldo Alves de Brito, 47, Centro.

Contato: (31) 3552-5424


POR ÁGUA ABAIXO

SEGUNDA (17)

18:00

(”Flushed Away”, de David Bowers e Sam Fell, EUA/Inglaterra, 2006, 90 min, animação.)

Roddy (Hugh Jackman) é um rato de estimação que vive em um luxuoso apartamento em Kensington e tem dois hamsters, Gilbert e Sullivan, como mordomos. Um dia surge no local Sid (Shane Richie), um rato sujo que é expelido pelo esgoto da pia. Sid acha que tirou a sorte grande, mas Roddy quer se livrar dele o mais rápido possível. Para tanto tenta enganá-lo, dizendo que a privada é na verdade uma banheira e tentando convencer Sid a entrar nela. Porém Sid não é bobo e empurra Roddy para a privada, dando a descarga em seguida. Roddy passa pelos esgotos e chega à cidade de Ratópolis. Lá ele encontra Rita (Kate Winslet), uma ratazana que trabalha com seu barco que é a única que pode ajudá-lo a voltar para casa.

Classificação: Livre

O EXTERMINADOR DO FUTURO – A SALVAÇÃO

SEGUNDA (17)

20:00

(”Terminator Salvation”, de McG, Alemanha/EUA/Inglaterra, 2009, 115 min, ficção científica.)

2018. John Connor (Christian Bale) é designado para liderar a resistência humana ao domínio das máquinas, coordenadas pela Skynet e seu exército de exterminadores. Um dia surge Marcus Wright (Sam Worthington), cuja última memória que possui é de estar no corredor da morte. Connor precisa descobrir se Wright foi enviado do futuro ou resgatado do passado, ao mesmo tempo em que a Skynet prepara seu ataque definitivo.

Classificação: 14 anos

AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – O LEÃO, A FEITICEIRA E O GUARDA-ROUPA

TERÇA (18) E SEXTA (21)

18:00

(”The Chronicles of Narnia: The Lion, the Witch and the Wardrobe”, de Andrew Adamson, EUA, 1979, 95 min, animação.)

Superprodução em desenho animado para a obra do escritor irlandês C. S. Lewis. Nárnia é um mundo paralelo onde existe uma disputa de poder, adormecida à espera de que uma profecia se cumpra. Os irmãos Pevensie (Edmund, Lucy, Peter e Susan) têm acesso a esse mundo através de um guarda-roupa e serão os responsáveis pelo desfecho na guerra entre as forças da terrível Feiticeira Branca e as forças do bem, comandadas pelo leão Aslam. Venceu o Emmy® de Melhor Animação (o “Oscar®” da televisão americana) e é dirigido por Bill Melendez (o mesmo da Turma de Charlie Brown). A edição especial vem repleta de extras e foi remasterizada digitalmente.

Classificação: Livre

O BEM AMADO

TERÇA (18) E SEXTA (21)

20:00

(”O Bem Amado”, de Guel Arraes, Brasil, 2010, 107 min, comédia.)

Após o assassinato do prefeito de Sucupira por Zeca Diabo (José Wilker), uma disputa política entre Odorico Paraguaçu (Marco Nanini) e Vladimir (Tonico Pereira) pelo cargo vago tem início. Odorico vence a eleição e toma posse como prefeito, recebendo sempre o apoio das irmãs Doroteia (Zezé Polessa), Dulcineia (Andréa Beltrão) e Judiceia (Drica Moraes). Uma de suas promessas é construir o primeiro cemitério da cidade, para evitar a emigração dos habitantes após morrerem. Só que, após a obra ser concluída, há um problema: ninguém em Sucupira morre, o que impede que o cemitério enfim seja inaugurado. Sofrendo pressão devido a acusações de superfaturamento, Odorico precisa encontrar um meio para que o grande feito de seu mandato não se torne uma grande piada.

Classificação: 12 anos

TOY STORY 3

QUARTA (19) E SÁBADO (22)

18:00

(”Toy Story 3”, de Lee Unkrich, EUA, 2010, 103 min, animação.)

Andy (John Morris) tem 17 anos e está prestes a ir para a faculdade. Desta forma, precisa arrumar o quarto e definir o que irá para o lixo e o que será guardado no sótão. Seus antigos brinquedos, entre eles Buzz Lightyear (Tim Allen), Jessie (Joan Cusack) e o Sr. Cabeça de Batata (Don Rickles), são separados para serem guardados no sótão. Entretanto, uma confusão faz com que a mãe de Andy os coloque no lixo. Woody (Tom Hanks), que será levado por Andy para a faculdade, decide salvá-los. O grupo escapa, mas acaba no carro da mãe de Andy. Ela leva a uma creche diversos brinquedos, entre eles Barbie (Jodi Benson). Ao chegarem, os amigos encontram um universo até então inimaginável, onde os brinquedos sempre têm crianças para brincarem com eles.

Classificação: Livre

RESIDENT EVIL 4 - RECOMEÇO

QUARTA (19) E SÁBADO (22)

20:00

(”Resident Evil: Afterlife”, de Paul W.S. Anderson, EUA, 2010, 97 min, ficção.)

Em um mundo devastado pela infecção por um vírus que faz com que suas vítimas se tornem zumbis, Alice (Milla Jovovich) segue sua jornada em busca de sobreviventes. O confronto com a Umbrella Corporation atinge um novo nível, o que faz com que Alice receba a inesperada ajuda de um velho amigo. Los Angeles aparenta ser um local seguro para os não-infectados, mas ao chegarem à cidade eles descobrem que foram atraídos para uma armadilha mortal.

Classificação: 16 anos

SHREK PARA SEMPRE – O CAPÍTULO FINAL

QUINTA (20) E DOMINGO (23)

18:00

(”Shrek Forever After”, de Mike Mitchell, EUA, 2010, 93 min, animação.)

Shrek (Mike Myers) está entediado. Sua antiga vida de aventuras foi substituída pela de pacato pai de família. Casado com Fiona (Cameron Diaz) e pai de três filhos, Shrek sente falta da adrenalina e da liberdade que tinha no passado. Para recuperá-los, ele firma um pacto com Rumpelstiltiskin (Walt Dohrm). Imediatamente Shrek é levado a uma versão alternativa do Reino de Tão, Tão Distante, onde Fiona é uma temível ogro e ele não é mais reconhecido pelo Burro (Eddie Murphy) e o Gato de Botas (Antonio Bandera), seus melhores amigos.

Classificação: Livre

PRÍNCIPE DA PÉRSIA – AS AREIAS DO TEMPO

QUINTA (20) E DOMINGO (23)

20:00

(”Prince of Persia: The Sands of Time”, de Mike Newell, EUA, 2010, 116 min, aventura.)

Pérsia, Idade Média. Dastan (Jake Gyllenhaal) é um jovem príncipe, que auxilia o irmão a conquistar uma cidade. Lá ele encontra uma estranha e bela adaga, a qual decide guardar. Tamina (Gemma Arterton), a princesa local, percebe que Dastan detém a adaga e tenta se aproximar dele para recuperá-la. A adaga possui o poder de fazer seu portador viajar no tempo, quando dentro dela há areia mágica. Só que Dastan é vítima de um golpe. Ele é o encarregado de entregar ao pai, o rei Sharaman (Ronald Pickup), uma túnica envenenada, que o mata. Perseguido como se fosse um assassino, ele precisa agora provar sua inocência e impedir que a adaga caia em mãos erradas.

Classificação: 12 anos

ATENÇÃO:

A entrada de menores de 16 anos

nas sessões das 20:00 será permitida somente com a presença de responsável

Abrasel Ouro Preto

Na próxima quarta-feira, 19, representantes da Abrasel - Associação Brasileira de Bares e Restaurantes estarão na cidade para a segunda reunião com empresários e profissionais do setor de alimentação fora do lar de Ouro Preto para discutirem a inserção do destino no programa Caminhos do Sabor.

O encontro está marcado para 17h, no Restaurante Vila dos Tigres (Rua Xavier da Veiga, 93) e conta com a participação dos proprietários e profissionais dos bares, restaurantes, lanchonetes e demais empresas do setor de alimentação de Ouro Preto e distritos; integrantes do Grupo de Governança do projeto Caminhos do Sabor e representante Abrasel.

Os interessados em participar devem encaminhar email para adrianomartins2010@yahoo.com.br ou entrar em contato através do telefone (31) 9961-2367.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Cultura e Turismo "juntos"

Igreja do Pilar Ouro Preto
Visite as nossas postagens antigas, muita coisa a rever ou descobrir neste blog da Sec. de Cultura e Turismo de Ouro Preto.

Desde o dia 12 foi lançando um novo canal de divulgação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, no Twitter você pode acompanhar o dia-a-dia da Secretaria.
http://twitter.com/tur_ouropreto

domingo, 16 de janeiro de 2011

Exposição Fotográfica "Vale Registrar"

O Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale realiza a Exposição Fotográfica da 2º Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar.

As Estações de Ouro Preto e Mariana realizam entre os dias 14 de janeiro a 06 defevereiro, a Exposição Fotográfica da 2º Oficina de Fotografia Digital do Vale Registrar.

A Exposição é fruto do trabalho de valorização do patrimônio cultural realizado por 24 alunos da região e ministrada pelo fotógrafo Dimas Guedes, que teve como objetivo explorar o olhar dos participantes sobre a composição e o desenho na fotografia digital. A abertura da Exposição será realizada na Plataforma da Estação de Ouro Preto do Trem da Vale no dia 14 de fevereiro as 09 horas.
A Exposição ficará na Estação de Ouro Preto de 14 a 25 de janeiro e na Estação de Mariana do dia 26 de janeiro ao dia 06 de fevereiro. O Horário para visitação nas estações será de 09h às 17h30. Após esse período as fotos ficarão expostas no Centro Cultural do Padre Faria, em Ouro Preto, de 8 a 20 de Fevereiro; no ICHS - Instituto de Ciências Humanas e Sociais em Mariana, de 22 de Fevereiro a 4 de Março de 2011.

Vale Registrar mais informações 31 35585643

Informou Fabiana (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) em 16 janeiro de 2011 18:55

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Casa da Cultura Comunitária - Santa Cruz


Hoje às 19h inauguraremos a "Casa da Cultura Comunitária" do Bairro Santa Cruz. Esta ação envolve poder público e comunidade em prol da construção e da de uma visão de mundo legitimada a várias mãos.

IMG_0039

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Secretaria de Cultura e Turismo lança twitter!

Canal de Divulgação da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto. Aqui você acompanha o dia-a-dia da Secretaria

12 Jan http://twitter.com/tur_ouropreto

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Reis e faces do Reinado 2011

ronaldperet090112_48_4111084EOS-60DBWReis, Rainhas, Generais, Capitães, e os integrantes dos diversos e multiculturais “ternos”: Catupés, Congos, Marujos, Moçambiques, Vilões e outros diversos participantes do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia , um dos maiores encontros de guardas de Congado do Brasil.



ronaldperet090114_50_2211668EOS-60Dbw



Para ver mais imagens de Reis e do Reinado 2011 o link do album no flickr click aqui http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157625664348689/with/5345200467

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

“Emérito aos Céus” o Reinado de 2011

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é um dos maiores encontros de guardas de Congado do Brasil, e umas das mais almejadas manifestações no estado, pois une o cultural e religiosidade, transformando, aglutinando e mesclando as influencias africanas centenárias a cultural local, que foi preservada por grupos folclóricos, instituições e por cidadões, que juntos lutam para resguardar para o futuro, suas raízes, suas estorias e a vida de seus antepassados.

ronaldperet090111_52_0210446EOS 5D Mark II
Coroação da Rainha nas escadarias da Igreja de Santa Efigênia
Nesta celebração impar no Brasil, Ouro Preto é o cenário perfeito, aqui um povo, uma raça "unidos" ergueram suas igrejas, isto ainda quando não tinham sua liberdade, estes anseios de terem um lugar para suas orações, foi alcançado com a beleza e a singularidade das Igreja do Rosário e a de Santa Efigênia, foi nestas ruas e ladeiras principalmente a da Santa Efigenia, que foram o berço de uma das mais interessantes historias da colonização portuguesa a do “ Chico Rei”; alguns a denominam de “lenda”, a historia e os feitos deste Rei, mas aqui principalmente na ladeira de Santa Efigênia e na Mina da Encardideira, existe as marcas da existencia, do tempo e dos feitos deste povo, desta gente e deste Rei.



ronaldperet090111_38_2410392EOS 5D Mark II
Guarda de Congo N. Sra. do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz

Acorda “Ouro Preto” com uma alvorada festiva: reis, rainhas, generais, capitães, e os integrantes dos diversos e multiculturais “ternos”, que variam de acordo com suas funções no ritual, na festa e no cortejo, podemos até dividi-los em grupos, sendo que o motivo desta união não é a classificação mais devoção dos Catupés, Congos, Marujos, Moçambiques, Vilões e outros diversos e variáveis integrantes, o maior magnetismo deste conjunto esta na fé, e tentar explicar este “todo” nestas poucos linhas, já é um trabalho para os historiadores ou escritores, tamanho é o todo, que isto conglomera em informação e realização.


ronaldperet090111_58_5910507EOS 5D Mark II
Guarda de Congo N. Sra. do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz

Ouro Preto acorda com sinos e folguedos e os batuques principalmente das zabumbas, uma aclamação animada na celebração da festas de e para as “Nossas Senhoras do Rosário e Efigênia”, claro no embalo vai o São Benedito com sua vida singular. Na hierarquia deste notável universo folclorico centenas de pessoas, seguem o cortejo andando, cantando, dançando, pulando e tocando, nossos sentidos visuais e auditivos preenchem de horizontes, e alguns de nós podem até captar, mais que as palavras e os sentidos aqui, podem descrever.


Este acontecimento promove o encontro de mais de 40 Guardas de Congado, oriundos de vários lugares do Brasil, principalmente de Minas Gerais onde a cada dia, mais tem sido feito, para preservar “o material e o imaterial”, e o Reinado a cada ano engrandece como manifestação cultural e religiosa, sua influência de origem africana, mas muito bem enraizada no solo ouropretano. Existem inúmeras outras celebrações espalhadas pelo Brasil, mas aqui a “envoltório” arquitetônico, cultural e histórico, favorece a propagação da fé e a multiplicação da beleza e das raízes deste povo. Neste evento os turistas, os visitantes e os moradores, se juntam para o brilhos da festa, que registrados por fotógrafos e jornalistas, que promulgam suas verdades (palavras e imagens) por um universo de informativos (na rede ou no impressos), abrilhantando ainda mais este encontro para o ano vindouro.
Salve o Reinado (sobretudo as guardas sem elas nada seria possível), as Nossas Senhoras do Rosário e Santa Efigênia e a São Benedito.

Texto e imagens de Ronald Péret (Fotografo e blogueiro da Secretária de Cultura e Turismo de Ouro Preto) Obs.: o texto não foi revisado! desculpe!

domingo, 9 de janeiro de 2011

Faces e imagens do Reinado

faces do reinado
Reis, rainhas, generais, capitães, e os integrantes dos diversos e multicultural “ternos”, que variam de acordo com suas funções no ritual, na festa e no cortejo do Reinado,  podemos até dividi-los em grupos, mas como o motivo desta união não é a sua divisão e sim a devoção, todos juntos Catupés, Congos, Marujos, Moçambiques, Vilões e outros diversos e variáveis integrantes, fazem parte deste "Cortejo e Reinado" cujo magnetismo deste conjunto esta na sua  fé,  tentar explicar isto com palavras leva muito mais tempo, com imagens e bem mais simples e direto.

O Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia é suas faces. um dos maiores encontros de guardas de Congado do Brasil, e umas das mais almejadas manifestações em Minas em Ouro Preto.
mais imagens no link http://www.flickr.com/photos/ronaldperet/sets/72157625664348689/

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Reinado 2011

ad_2011_dafe
Dia 07/01/2011
19h Missa e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

Dia 08/01/2011
19h Missa e encerramento do Tríduo

Dia 09/01/2011
05h Alvorada festiva
09h Cortejo em direção à Mina de Chico Rei
10h Homenagem a Chico Rei na Mina da Encardideira
11h Encontro das Guardas na Igreja de Santa Efigênia para Louvor à padroeira e coroação da Rainha Conga
do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz
11:30h Saída com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
14h Cortejo com as imagens em direção à Igreja do Padre Faria
15h Missa Conga
17h Descendimento dos mastros e encerramento

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Dia de Sol "Igreja do Rosário"

w06011117_13_59ronaldperet09741




Igreja Nossa Senhora do Rosário, teve sua construção iniciada em 1785, em substituição da primitiva capela que havia no mesmo local. Foi onde esteve guardado o Santíssimo Sacramento da Paróquia entre 1731 a 1733, durante a construção da Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar.

w0601EOS-60D17_54_13ronaldperet09870ok








A igreja foi reformada em 1930, com o acréscimo de ladrilhos hidráulicos franceses coloridos no piso.




Largo do Rosário.
Horário: de terça a sábado, das 12 às 16:45h, e domingo, das 13 às 15:30h.





w06011117_28_33ronaldperet09781


Localização: Largo do Rosário, antigo bairro Caquende. 


Data da construção: 1785.




Proprietário: Arquidiocese de Mariana, administrada pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário.

Finalidade atual: Culto religioso.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

As festividades do Reinado e uma homenagem

Tradição em Ouro Preto no século XVIII, as festividades do Reinado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia iniciado com Chico Rei e sua corte, renasce nestas paragens, um evento histórico, folclórico, cheio de tradições e de uma amplitude "global"... suas raízes...cruzam o oceano e encontra a terra firme na "mãe" África.

2011 - Uma Rainha Conga deixa de seguir fisicamente o cortejo " Maria Pequena" esta imagem foi obtida em 2010.
10010919_21_29RP8376
Uma singela homenagem a esta Grande Rainha Maria dos Prazeres, Maria Pequena, Maria do nosso Coração!
Na tarde de 24 de agosto os tambores do Congado do Alto da Cruz quase emudeceram. Tocaram apenas o som melancólico, abafado, som de lagrima que cai. Com muita comoção foi sepultada a Rainha Conga Maria Pequena, Rainha que agora repousa aos pes de Nossa Sra. do Rosario e Santa Efigênia.
A Dor dos Familiares e amigos, só o tempo poderá aplacar. A Forç pra seguir em frente retiraremos da Fé, e da certeza de que Maria Pequena esta do lado direito de Deus. descansando da vida terrena e iluminando o mundo com seu espirito de luz e amizade.

"Descanse, Sá Rainha descanse,
Descanse na Luz e na Paz,
Leve consigo o amor do seu povo de
Vila Rica de Minas Gerais"

Homenagem dos amigos do Departamento de Promocao Cultural da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Ouro Preto
Texto: Sidnéa Santos - Historiadora/  Diretora de Prom. Cultura  - foto: Ronald Peret

10010919_12_46RP8309
A primavera chegou para Maria,  em um vaso com poeira,  ela construiu um jardim.
De uma proclamação celestial, o pássaro da alma, pode subir no seu vôo.
E assim no mar de Marias no céu,  chega uma pérola com seu brilho único.

Por sobre as pedras da ladeira, que a vimos subir tantas vezes, chova ouro e pétalas, com a  riqueza do seu amor e assim neste instante seu corpo, se torna completamente alma.  sabemos que  a matéria pode ser uma imagem fotográfica e como a fotografia "captura a alma"... que seja eterna Maria Pequena. (Ronald Peret)

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Imagens do Reinado (dia 2)

Programação para os proximos dias:
reinado_0017_marcelo_tholedo_web
Dia 06/01/2011
19h Missa e início do Tríduo em louvor à Padroeira

Dia 07/01/2011
19h Missa e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

Dia 08/01/2011
19h Missa e encerramento do Tríduo

Dia 09/01/2011
05h Alvorada festiva
09h Cortejo em direção à Mina de Chico Rei
10h Homenagem a Chico Rei na Mina da Encardideira
11h Encontro das Guardas na Igreja de Santa Efigênia para Louvor à padroeira e coroação da Rainha Conga
reinado_0037_marcelo_tholedodo Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz
11:30h Saída com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
14h Cortejo com as imagens em direção à Igreja do Padre Faria
15h Missa Conga
17h Descendimento dos mastros e encerramento



Imagens de ontem do Reinado 2011, obtidas por Marcelo Tholedo edição de Ronald Péret.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Semana do "Reinado"

ad_2011_dafe
Dia 02/01/2011
19h Missa e levantamento dos mastros de Nossa Senhora do Rosário e de Santa Efigênia

Dia 06/01/2011
19h Missa e início do Tríduo em louvor à Padroeira

Dia 07/01/2011
19h Missa e Tríduo em Louvor a Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia

Dia 08/01/2011
19h Missa e encerramento do Tríduo

Dia 09/01/2011
05h Alvorada festiva
09h Cortejo em direção à Mina de Chico Rei
10h Homenagem a Chico Rei na Mina da Encardideira
11h Encontro das Guardas na Igreja de Santa Efigênia para Louvor à padroeira e coroação da Rainha Conga
do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia do Alto da Cruz
11:30h Saída com as imagens de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia
14h Cortejo com as imagens em direção à Igreja do Padre Faria
15h Missa Conga
17h Descendimento dos mastros e encerramento