Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

"Errata" nos folders de divulgação da Semana Santa

A Secretaria de Cultura e Turismo informa "errata" no folder de divulgação da Semana Santa 2011 de Ouro Preto. No folder, há a informação de que ocorreria no dia 22/04, sexta-feira, apresentação da Orquestra Ouro Preto na Igreja São Francisco de Assis. Essa informação não procede, sendo que os concertos da Orquestra estão marcados para os dias 20/4 - quarta-feira, e 23/4 - sábado.

Atenciosamente,
Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Abril Poético 2011 terá programação em Ouro Preto

Com o tema “Caminho das Pedras: Sabão, Minério e Ouro”, evento acontece em 9 cidades e comemora os 300 de Ouro Preto, Mariana e Sabará

A Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) já prepara a 6ª edição do “Abril Poético”. A programação, que contempla 9 cidades, está prevista para acontecer de 23 de abril a 1º de maio. Lançamentos, recitais, oficinas, exposições e diversas apresentações movimentam a semana de 9 dias com envolvimento de poetas, músicos, atores, público escolar, artistas plásticos etc. Em Lafaiete estão previstos eventos em escolas, no presídio, Apae com programação diversa e envolvente.
Esse ano o Abril recebe nomes de peso da música e da poesia vindos de Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina. O poeta Aroldo Pereira, de Montes Claros, vem lançar seu livro “Parangolivro”, obra que foi premiada inclusive em Portugal. Aroldo é curador do Psiu Poético, Salão de Poesia que acontece em Montes Claros e está na 25ª edição. Da cidade de Guanambi, na Bahia, marca presença novamente o ator Deomídio Macedo com o seu personagem “Velho Baltazar: 90 anos”. Já de Santa Catarina vem a dupla Marcoliva e Tatiana Cobbett com um trabalho envolvendo música e poesia. Autores lafaietenses também vão lançar suas obras durante todo o Abril.
No aspecto histórico-cultural o Abril irá prestar uma homenagem às cidades de Ouro Preto, Mariana e Sabará cuja instalação das respectivas villas está completando 300 anos em 2011. Para marcar a data será entregue a comenda Abril Poético 2011 para as cidades que comemoram o “Ano Jubilar do Tricentenário”. O Instituto Estrada Real (IER) também confirmou presença às solenidades.


Abril em nosso peito
O Abril Poético é uma celebração cultural que busca resgatar a história, a arte e a cultura, por meio da linguagem poética e suas diversificadas manifestações. O movimento iniciou-se em cidades nas regiões do Alto Paraopeba e no Vale do Piranga (Região Central de Minas Gerais), ponto estratégico do Circuito da Estrada Real, pois trata-se de uma região de confluência entre o Caminho Velho e o Caminho Novo. O Abril Poético é elaborado, organizado e realizado pela Liga Ecológica Santa Matilde (LESMA) em parceria com órgãos públicos e privados, entidades socioculturais, patrocinadores e comunidades.
Atualmente o Abril Poético acontece em nove cidades mineiras: Conselheiro Lafaiete, Congonhas, Queluzito, Cristiano Otoni, Entre Rios de Minas, Catas Altas da Noruega, Piranga, Ouro Preto e Itabirito. O evento está alicerçado no tripé: Cultura/Memória/Ecologia e acontece em três momentos.
Tendo os poetas da Inconfidência como inspiração literária e geográfica, o Abril Poético dialoga com outros eventos e manifestações literárias, como o “Psiu Poético” (Montes Claros/MG), “Belô Poético” (Belo Horizonte/MG), “Maratona Cultural” (Divinópolis/MG), “Terças Poéticas” (Belo Horizonte/MG), “Cultura de 5ª” (São João Del Rei/MG), “Travessia dos Sentidos” (Brumadinho/MG), “Campoesia” (Campo Largo/PR) e a “Cooperifa” (São Paulo/SP), transitando entre  a cultura arte popular e a acadêmica.


 Confira a programação de Ouro Preto:


Tema: Ano Jubilar do Tricentenário
Evento 1: Poesia no Horto
CORTEJO POÉTICO: Poesia no Horto Local: Horto dos Contos (Casa dos Contos rua São José, 12 - Centro Histórico) Programação: Sarau poético nas instalações do horto municipal envolvendo poetas e músicos regionais com encerramento na Casa dos Contos. Participações: Coral Renascer (Queluzito/MG), Grupo Travessia dos Sentidos (Brumadinho/MG), Seresta Rios ao Luar (Entre Rios/MG), “Larvas Poesia” (Lavras/MG), União dos Artistas (Catas Altas da Noruega/MG) e Poetas de Sabará  Horário: 14h30 (concentração)
Evento 2: Entrega da Medalha Abril Poético
Local: Casa da Ópera -Teatro Municipal de Ouro Preto (rua Brigadeiro Musqueira S/N - Centro)
Programação: Solenidade de entrega da comenda do Abril Poético às três primeiras vilas de Minas Gerais (Ouro Preto, Mariana e Sabará), instituições e entidades parceiras
Horário: 18h
Evento 3: Confraternização poética
Local: Casa de Artes Ouro Preto (rua Cláudio Manoel, 130A)
Programação: Confraternização poética envolvendo artistas ouropretanos, Recital Lesma Poesia e convidados regionais
Horário: 20h
CONEXÃO LITERÁRIA: lançamento do livro “Portas e Cruzes” dos poetas Robergom, Sérgio Alexandre e Zarley Starling (Sabará/MG) e “Parangolivro”, de Aroldo Pereira (Montes Claros/MG)
Apresentação dos  livros “Composições”, de Tatiana Cobbett, “Dupla Poesia”, de Marcoliva e Marli Silveira, “Deslizes no Legislativo Municipal” e “Itabirito e Seus Causos”, de Ivacy Simões

Inscrições abertas para Oficinas Indígenas

 Quatro índios da tribo Asurini, cuja aldeia se localiza a poucas horas de Altamira, no Pará, estarão em Ouro Preto acompanhados de um técnico da FUNAI no Dia do Índio, 19 de abril, e no dia 20. Das 13h às 17h, os indígenas, em trajes típicos, ministrarão oficinas de pintura corporal, fazendo uso de extrato de urucum e jenipapo, e participarão de bate-papo cultural durante a projeção de vídeos sobre a cultura Asurini.
As atividades serão promovidas no Anexo do Museu da Inconfidência, em frente à Sala Manoel da Costa Athaide, onde ocorre a exposição Ritual da Imagem: Arte Asurini do Xingu, em parceria com o Museu do Índio (FUNAI/RJ). As inscrições devem ser feitas com antecedência, pelos telefones (31) 3551-4977 e (31) 3551-6023.

Exposição Didática sobre Manifestações Culturais Tradicionais

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Fernando Lucchesi apresenta exposição na Galeria FIEMG

O sistema FIEMG - Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, através do Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG em Ouro Preto, apresenta a exposição do artista plástico Fernando Lucchesi.

A visitação está aberta até o dia 29 de maio de segunda a domingo, de 9 às 19 horas.

Endereço: Praça Tiradentes, 04, Centro
Informações: 3551-3637


Fernando Lucchesi - Museu

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Museu Casa Guignard divulga programação especial para o mês de abril

da Agência Minas.mg - Notícias do Governo de Minas

Durante o mês de abril, a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais (SEC-MG), por meio da Superintendência de Museus e Artes Visuais, preparou programação especial com oficinas, palestras e visitas guiadas ao Museu Casa Guignard, em Ouro Preto, na região Central do Estado. A ação é direcionada a professores do ensino fundamental e médio da cidade histórica.
A oficina “Museus e cidade: descobrindo coleções” tem como temática o colecionismo e é uma preparação para a 9ª Semana Nacional de Museus. O tema será abordado com os professores, a partir das coleções de moradores de Ouro Preto. O material teórico que será oferecido visa a estimular a participação de professores e alunos na Semana de Museus, aumentando o número de visitações às instituições museológicas da cidade.

Programação de abril do Museu Casa Guignard
12 de abril
Evento: Encontro com alunos de Museologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). A atividade proposta pelo grupo é apresentação e discussão sobre a ação educativa desenvolvida pelo museu.
Data: 15 de abril
Evento: Visita dos alunos do Colégio Anglo de São Paulo ao Museu Casa Guignard. Após a visita, haverá bate-papo com o artista plástico Jorge dos Anjos, no espaço de Ação Cultural do museu.
Data: 25 a 30 de abril, das 13h às 17h
Evento: Oficina Museus e Cidade: Descobrindo Coleções
A oficina visa a apresentar um conjunto de instrumentos para auxiliar os professores dos ensinos médio e fundamental no trabalho com as coleções dos museus e da cidade de Ouro Preto.
Data: 27 de abril
Evento: Oficina com alunos e professores do Instituto Cultural Guimarães Rosa, de Sete Lagoas. Haverá bate papo com os alunos sobre a vida e obra de Guignard, a criação do Museu, visita ao acervo e passeio a pontos do roteiro Passos de Guignard em Ouro Preto.
9ª Semana Nacional de Museus
Promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a Semana Nacional de Museus é realizada, anualmente, em celebração ao Dia Internacional dos Museus, comemorado em 18 de maio. Em 2011, acontece a 9ª edição do evento, entre os dias 16 e 22 de maio, quando instituições museológicas de todo o país promoverão encontros sob o tema Museu e Memória. De Minas Gerais, cinco museus subordinados à Secretaria de Estado de Cultura participam: Museu Mineiro, em Belo Horizonte; Museu Casa Alphonsus de Guimaraens, em Mariana; Museu Casa Guignard, em Ouro Preto; Museu Casa Guimarães Rosa, em Cordisburgo e Museu do Crédito Real, em Juiz de Fora.

Orquestra Ouro Preto volta às atividades com duas apresentações gratuitas na Semana Santa

A Orquestra Ouro Preto retoma suas atividades no ano de 2011, realizando dois concertos, nos dias 20 e 23 de abril em Ouro Preto. Além dos registros de paixão e fé impressos nas tradicionais solenidades da Semana Santa, as apresentações são um atrativo a mais para quem estiver presente na cidade. Os espetáculos celebram o período de maturidade pelo qual a Orquestra passa, já que, este ano, completa 12 anos de trabalhos ininterruptos.
O concerto do dia 20, quarta-feira, acontece na Igreja São Francisco de Paula – última igreja do período colonial a ser construída em Ouro Preto -, às 20:30h, com um programa que reflete o campo vocacional da Orquestra: o diálogo entre o universo erudito e popular. No repertório, a Sinfonia nº44 “Fúnebre” do compositor austríaco J. Haydn; o concerto para Xilofone e Orquestra do japonês Toshiro Mayuzumi e a suíte InSonal do compositor ouro-pretano Chiquinho de Assis. A entrada é gratuita.

Orquestra de Ouro Preto (Foto: Rafael Motta)
Já no dia 23 de abril, sábado de aleluia, o espetáculo assume um caráter festivo, com a reapresentação do Concerto dos Beatles, atendendo aos pedidos do público que se encantou e das pessoas que não puderam comparecer à última apresentação realizada no final de 2010. Com arranjos do violinista Mateus Freire, o concerto faz uma releitura de sucessos do quarteto de Liverpool como Eleanor Rugbi, Black Bird, Hey Jude e Imagine. A apresentação será realizada em duas sessões no Teatro Municipal - Casa da Ópera, às 18h30 e 20h, mediante a retirada de senha no local do espetáculo durante a semana do concerto.A Igreja São Francisco de Paula está localizada à Rod. Dos Inconfidentes, KM 98, ao lado da Rodoviária. O Teatro Municipal – Casa da Ópera – está localizado na Rua Brigadeiro Musqueira S/N, Centro.

Alguns dados:

Franz Joseph Haydn – Áustria (1732 – 1809) Considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, personifica ao lado de nomes como Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, o chamado Classicismo Vienense.

Toshiro Mayuzumi – Japão (1929 – 1997) Primeiro compositor Japonês a criar trabalhos referentes à música concreta. Seus experimentos incluem o uso de piano preparado e de instrumentos não usuais. A partir da década de 50, suas composições se caracterizam pela grande influência da música tradicional japonesa e budismo.

Chiquinho de Assis – Brasil – Ouro Preto (1977 - ) Compositor e Mestre em Música e Sociedade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na suíte InSonal, sugere uma viagem por alguns dos principais ritmos brasileiros.

Maestro Rodrigo Toffolo – Brasil – Ouro Preto (1977- ) - Ex - aluno de regência orquestral do maestro-compositor Ernani Aguiar e Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Toffolo atuou longo tempo como violinista do Quarteto Ouro Preto. Vem se dedicando, principalmente, à música histórica de Minas Gerais, tendo em seu repertório, dentre outras, obras de João de Deus de Castro Lobo e José Emerico Lobo de Mesquita. É músico fundador da Orquestra Ouro Preto, Coordenador Artístico e Regente Titular.

Programe-se:

Orquestra Ouro Preto:
Dia 20 de abril, quarta-feira, às 20h:30. Local: Igreja São Francisco de Paula
Repertório:
J. Haydn - Sinfonia No. 44 "Funebre"
T. Mayuzumi - Concerto para Xilofone e Orquestra
Chiquinho de Assis - Suíte InSonal
Maestro Rodrigo Toffolo

Dia 23 de abril. 1º Seção: 18:30h/2º Seção: 20h. Local: Teatro Municipal – Casa da Ópera.
Repertório: The Beatles
Maestro Rodrigo Toffolo

Assessoria de Comunicação
Saulo Rios 31 – 8803 1370
Sugestão de Fonte: Maestro Rodrigo Toffolo: 31 - 9217 0300.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Ouro Preto recebe João Bosco e Orquestras durante a Semana Santa

da PMOP

Músico João Bosco
Nem só de eventos religiosos é feito o roteiro de quem decide se aventurar por Ouro Preto na Semana Santa. O feriado, um dos mais importantes do calendário da cidade, contará ainda com uma série de eventos culturais, que tem como objetivo: incrementar ainda mais o turismo e fortalecer a marca do aniversário de 300 anos de Vila Rica, comemoração que norteará toda a agenda do município em 2011. Estão previstas apresentações musicais diversas - a maioria delas gratuita - com destaque para a apresentação do compositor João Bosco, um dos principais nomes da MPB, e da Orquestra Ouro Preto, que terá também uma performance em homenagem aos Beatles.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo Chiquinho de Assis, a programação nos ajuda a melhor receber o turista que pretende conhecer a cidade independentemente do roteiro religioso. “Um estudo realizado pela Prefeitura, via Instituto Estrada Real, revelou que cerca de 75% das pessoas que visitam a região estão em busca de lazer. Por isso, decidimos promover uma série de atrativos culturais, como concertos, shows e a realização da feira de artesanato. Será um grande momento cultural, aliado às belas ações promovidas pelas igrejas durante a Semana Santa”, declarou.

A Prefeitura Municipal de Ouro Preto pretende, ainda, montar um roteiro gastronômico, que contará com a participação de diversos restaurantes da cidade. A iniciativa, que conta com o apoio do empresariado local, tem como objetivo valorizar a produção do município.

300 anos de Vila Rica
Orquestra de Ouro Preto (Ronald Peret)

Este ano, a administração de Ouro Preto organizou um vasto calendário, que pretende homenagear os três séculos de fundação de Vila Rica. As atividades de comemoração tiveram início em 8 de julho de 2010, quando foi anunciado o Ano Jubilar do Tricentenário, e serão intensificadas em 2011, ano no qual os 300 anos de fundação de Vila Rica serão efetivamente completados. Este ano, o primeiro grande evento a marcar a série de homenagens foi o carnaval, festa que atrai milhares de turistas à cidade. Agora, com a chegada da Semana Santa, o calendário comemorativo será definitivamente anunciado, e prevê espetáculos musicais, festivais que valorizam as tradições locais, exposições, entre diversas outras ações, na cidade que carrega relação tão próxima com o barroco, com a religião e com o turismo.

Ouro Preto lança website especial da Semana Santa

da PMOP

A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Assessoria de Comunicação, lançou nesta quarta-feira, 5 de abril, um hotsite com todas as informações sobre a Semana Santa 2011. Serviços, programações das paróquias, fotos, histórico entre outros podem ser vistos pelo internauta que acessar o endereço www.ouropreto.mg.gov.br/semanasanta.

Assim como no Carnaval, o hotsite fica no ar durante a Semana Santa de Ouro Preto, uma das festas mais tradicionais do calendário cultural e religioso ouro-pretano, do estado e do Brasil e atrai milhares de visitantes e fieis para as centenárias ruas da cidade que em 2011 comemora os 300 anos de fundação de Vila Rica.

terça-feira, 5 de abril de 2011

Semana Santa - Festa barroca em tempo de fé


Da PMOP

A Semana Santa é Ouro Preto em pleno estado de graça. No altar das montanhas de Minas, a cidade celebra sua festa maior, na qual arte e fé se confundem e projetam, numa única expressão, o sentimento mais profundo do povo. Há mais de três séculos, Ouro Preto rememora a Paixão de Jesus Cristo com a dramaticidade barroca da liturgia e a emoção criadora da arte. É este momento de singular transcendência que agora tem início, culminando na sexta-feira santa, dia 22, e no domingo de Páscoa, dia 24 de abril.
Angelo Oswaldo – Prefeito de Ouro Preto 

 

A cidade de Ouro Preto nasceu sob o signo da fé. Em 24 de junho de 1698, dia de São João Batista, missa celebrada pelo bandeirante padre João de Faria Fialho marcou a chegada da bandeira de Antônio Dias de Oliveira à sonhada região do Ouro Preto, ouro recoberto por camada escura de óxido de ferro. Logo os arraiais se multiplicaram na grande garganta formada por duas serras monumentais, e com a criação de Vila Rica, em 8 de julho de 1711, veio também a organização eclesiástica, surgindo as paróquias do Pilar de Ouro Preto e da Conceição de Antônio Dias.

A Semana Santa tornou-se o principal acontecimento na vida da metrópole do garimpo, que fervilhava na agitação típica de um eldorado. E a festa religiosa se viu também atingida pelos conflitos que se alastravam entre a população, em meio à febre do ouro. Separados pelo morro de Santa Quitéria, sobre o qual se estende a Praça Tiradentes, paulistas pioneiros e portugueses senhores da colônia firmaram forte rivalidade. Na paróquia de Antônio Dias, concentraram-se os oriundos de São Paulo, desbravadores do sertão e responsáveis pela descoberta das minas. Na freguesia do Pilar, instalada no Ouro Preto propriamente dito, ficaram os portugueses, reinóis e donos do território. Para evitar as permanentes contendas entre jacubas (moradores do Antônio Dias e comedores de farinha) e mocotós (habitantes do Pilar regalados com fartura de carne), as Paróquias sabiamente decidiram estabelecer alternância na celebração da Semana Santa. A cada ano, uma delas assumiria a direção dos festejos, evitando atritos.

Este ano, por ser ímpar, segundo a tradição de quase três séculos, a presidência da Semana Santa cabe à Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, tendo à frente o padre Luiz Carlos Cesar Ferreira Carneiro, seu pároco. Mas Ouro Preto, como um todo, se movimenta e colabora para que a Semana Santa seja, sempre mais, o comovente testemunho da fé que ilumina a alma de seu povo.

As Irmandades
Com suas opas e hábitos tradicionais, as irmandades de Ouro Preto foram fundadas no século XVIII e continuam atuantes, marcando presença imprescindível nas solenidades da Semana Santa. Trata-se de organizações religiosas laicas, surgidas nos primórdios da civilização mineradora, para que nelas se compartimentasse a população inteira. O rei de Portugal impediu que entrassem nas Minas as ordens religiosas conventuais, que poderiam fazer de seus mosteiros inexpugnáveis focos de contrabando de ouro e diamantes. Com isso, impôs aos mineiros a adesão a irmandades que sustentaram o culto em suas respectivas capelas. Foi uma espécie de privatização do serviço religioso, que era monopólio do Estado.

Havia a irmandade dos brancos nascidos em Portugal, dos mazombos, ou brancos brasileiros, dos negros livres, dos escravos, dos pardos e de variadas categorias profissionais, à maneira das corporações da Idade Média: carpinteiros, músicos, militares, alfaiates.

Logo a disputa e a emulação levaram as confrarias a uma insistente busca de sinais exteriores de prestígio. A arquitetura dos templos e a riqueza da fábrica (o conjunto dos bens móveis da igreja), a qualidade das alfaias e a abundância de ouro e prata, entre outras cintilações, assinalavam o status de cada irmandade. E, ainda hoje, cruzes processionais, lampadários, tocheiros, varas, navetas e turíbulos de prata saem dos museus sacros para as procissões da Semana Santa, abrilhantando o comparecimento e o desfile das imperecíveis irmandades ouro-pretanas.
(Ronald Peret)




Procissões na ladeira
Os primeiros cristãos realizavam procissões na Roma antiga, apropriando-se do ritual dos préstitos de triunfo do império como demonstração de sua fé e de sua força. As procissões atravessaram os séculos e o oceano. Chegaram às montanhas de Minas Gerais com as primeiras bandeiras. Em maio de 1733, quando da inauguração da Matriz do Pilar, realizou-se a mais famosa de todas as procissões da América portuguesa, segundo testemunha o cronista Simão Ferreira Machado, autor do livro “Triunfo Eucarístico”, publicado um ano mais tarde, em Lisboa, para memória do admirável acontecimento.

As procissões de Ouro Preto são famosas pela piedade e pelo encanto que as envolve. Subindo e descendo ladeiras, elas sugeriram belos poemas a autores como Alphonsus de Guimaraens, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa.

Marchas e dobrados são executados pelas duas bandas de música de Ouro Preto, a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Banda do Rosário, e a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores ou Banda do Alto da Cruz. O Coral e Orquestra do Pilar, sob a regência de Alcindo Alves, se apresentam nos atos litúrgicos, tendo a colaboração de vários convidados.

A grande música
A civilização do ouro estimulou o desenvolvimento da atividade musical em todas as regiões das Minas Gerais. O compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita foi regente da orquestra do Pilar de Ouro Preto e tocou no órgão que existiu na Matriz. João de Deus de Castro Lobo, um dos maiores autores do período, nasceu em Vila Rica, onde também atuaram nomes importantes como Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto e Inácio Parreira Neves. O Museu da Inconfidência conserva notável conjunto de partituras do século XVIII, prova da riqueza da produção colonial mineira.
Peças desses autores se fazem ouvir nas cerimônias da Semana Santa, desde a sexta-feira véspera do Carnaval, quando teve início o Setenário das Dores de Nossa Senhora, na Matriz do Pilar. Em sete sextas-feiras, até a véspera do Domingo de Ramos, orquestra e coro evocam as sete dores de Maria Santíssima com a música herdada do ciclo do ouro.

A Verônica
O Evangelho nada esclarece sobre o episódio da Verônica, que teria enxugado o rosto de Jesus, durante a caminhada para o Calvário. Mas a tradição cristã fez de Verônica uma das personagens mais emocionantes da Semana Santa. O nome da santa mulher é uma criação do imaginário cristão. Vero ícone quer dizer verdadeira imagem, isto é Verônica.

Ela quis socorrer Jesus, enxugando-lhe a face coberta de suor e sangue, e viu que o sudário guardou, nele impressa, a sagrada imagem. Acredita-se preservado na catedral de Turim o linho no qual Jesus teria sido envolto no sepulcro, tendo permanecido impressa no tecido a imagem de um corpo.

Durante a Procissão do Enterro, a Verônica para e canta, em cima de um mocho (tamborete), a sua advertência a todos os que transitam pelas vias da cidade: O vos omnes qui transitis per viam, attendite et vidite si est dolor sic ut dolor meus... (O vós todos que transitais pela rua, parai e vede se há dor como a minha dor). As Eús são as carpideiras que, atrás da Verônica, lamentam, com seu pranto, a morte do Senhor. As capelas dos Passos, diante das quais se reza o ofício das procissões, são cinco: Ponte Seca, Rosário, Rua São José, Praça Tiradentes e Antônio Dias.

Ornamentação das ruas
Cronistas do século XVIII e viajantes do século XIX registram, em suas páginas, a magnificência das festas religiosas em Ouro Preto. Vem daquele tempo o costume da ornamentação de fachadas e ruas para a passagem dos soleníssimos cortejos. Na Sexta-Feira Santa, antigamente Sexta-Feira da Paixão, à noite, as casas acendem velas em lanternas, nas fachadas, para a Procissão do Enterro. No século XVIII, todas as fachadas deviam ostentar luminárias.

Na noite de Sábado Santo e na madrugada do Domingo da Ressurreição, a cidade se mobiliza para confeccionar o tapete de flores. Muitos turistas se engajam na tarefa. Este ano, ele ligará a Matriz de Antônio Dias à Matriz do Pilar, restabelecendo o trajeto tradicional, pelo centro da cidade. Grupos de seresta, na madrugada das Aleluias, desfilam ao longo do tapete, saudando os que o confeccionam e anunciando a alegria da Páscoa.

Queima do Judas
Tradição da Semana Santa de Ouro Preto é ainda a Queima do Judas. A legendária malhação, no entanto, mais que evocação do traidor, é uma festa ruidosa e divertida, que atrai sobretudo as crianças. Uma comissão de moradores do Pilar e do Rosário se encarrega de promover a Queima do Judas junto à Capela do Senhor do Bonfim, na velha rua da Glória, hoje rua Antônio de Albuquerque, domingo à tarde. Com balas e amendoim para a criançada.

As igrejas e museus permanecem abertos para a visitação cultural, durante a Semana Santa, bem como a Casa da Ópera, o mais antigo teatro em atividade nas Américas. O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, com sua coleção mineralógica sem igual, o Museu da Inconfidência, com o panteão dos conjurados, a Casa dos Contos, a Maria-Fumaça para a cidade de Mariana, o Parque Horto dos Contos e o Parque da Cachoeira das Andorinhas, as pousadas rurais e os distritos, como Lavras Novas, a 1.510 metros de altitude, são atrativos que igualmente tornam a cidade inesquecível.

Tapetes de serragem: Tradição de Ouro Preto

Todo ano a história se repete: na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa, as ruas de Ouro Preto se transformam. A população une-se para confeccionar os tapetes que enfeitarão o trecho da cidade por onde passará a procissão da Ressurreição. Este ano, a procissão sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição e percorrerá cerca de três quilômetros e meio até a igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Todo o trabalho de confecção dos tapetes é artesanal. Para isso são usado ciprestes, farinha de trigo, pó de café, palha de arroz, couro, cal e serragem. A serragem é preparada com quase um ano de antecedência. É separada por textura e tingida de diversas cores.

A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) coordena o trabalho dos tapetes, desde o projeto até a confecção. A comunidade se junta aos artistas da FAOP e ainda a turistas brasileiros e estrangeiros.

Bandas de música e grupos de seresta passam a madrugada percorrendo as ruas da cidade para incentivar os moradores que trabalham nos tapetes.

(Ronald Peret)



Rivalidade histórica
A tradição de enfeitar as ruas de Ouro Preto com tapetes de serragem é antiga. Em 1733, a Igreja de Nossa Senhora do Pilar foi oficializada pelo Reino de Portugal. O Santíssimo, que representa o Corpo de Cristo, teve de ser transportado da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos para a recém inaugurada Matriz de Nossa Senhora do Pilar. “Os negros do Rosário quiseram fazer uma festa muito bonita, durante o Triunfo Eucarístico. Então, eles enfeitaram toda a cidade com tapetes. Depois dessa festa, ninguém mais se lembrou deles”, conta Márcia Valadares.

A confecção dos tapetes só recomeçou em 1963, quando Nossa Senhora do Pilar foi escolhida a Padroeira de Ouro Preto. Todas as ruas da cidade foram enfeitadas, numa grande festa. A Partir daí, os tapetes passaram a compor o cenário da cidade no Domingo de Páscoa e no dia do Triunfo Eucarístico.

A cada ano a cidade fica diferente na Páscoa. É que as duas igrejas matrizes da cidade se revezam na preparação da Quaresma e da Páscoa. Um ano a festa é preparada pela Matriz de Nossa Senhora do Pilar, no outro ano fica por conta da Matriz de Nossa Senhora da Conceição. E cada paróquia tenta fazer melhor do que a outra.

Essa rivalidade entre as duas paróquias vem da época da colonização da cidade. Foram fundadas duas vilas: Vila Rica e Antônio Dias, que brigavam pela maior produção de ouro e pela preferência da Coroa Portuguesa. Depois, Vila Rica se tornou Ouro Preto e anexou Antônio Dias. Mas a rivalidade continuou, principalmente durante a Semana Santa.

Além da criatividade na confecção dos tapetes, as procissões são diferentes. Cada matriz tenta inovar na representação das figuras bíblicas integrantes da procissão, ou acrescentar algo novo à programação.

Página fixa da programação cultural do mês

O Cultura - Ouro Preto agora conta com uma página fixa contendo sempre a programação cultural do mês. O link se encontra logo abaixo do nome do blog, e você, leitor, não precisará mais procurar pelos posts para se programar . Confira!
Confira a programação da Semana Santa em Ouro Preto:

Do dia 09 a 15 de abril

Na Igreja de Nossa Senhora das Dores, às 19h, Missa e piedoso exercício da Meditação das Doires da Virgem Maria.

Dia 15 de abril - Sexta-feira das Dores

Às 19h na Igreja de Nossa Senhora das Dores, Missa e, logo após, reflexão do dia. Procissão do Depósito, passando pelas ruas Professor Hermínio Barbosa, Barbara Heliodora, Largo do Marília, Bernardo Vasconcelos, Cláudio Manuel(rua do Ouvidor), e Praça Tiradentes, terminando na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia(Mercês de Cima) - canto do "Inflamatus".

Dia 16 de abril - Sábado dos Passos

Na Matriz de Nossa Senhora do Pilar - Missa às 19h - em seguida Procissão do Depósito da Imagem de Nosso Senhor dos Passos, passando pelas ruas do Pilar, Paraná, Conde Bobadela(rua Direita), Praça Tiradentes, Cláudio Manoel(rua do Ouvidor), São Francisco e Bernardo Vasconcelos, terminando no Santuário da Imaculada Conceição - Canto do "Popule Meus".

Semana Santa - De 17 a 24 de Abril


Dia 17 de abril - Domingo de Ramos e do Encontro

Dia da Coleta da Campanha da Fraternidade - 2011
Tema:  "Fraternindade e a Vida no Planeta"
Lema:  "A criação geme em dores de parto" (Rm8,22)

08h - na Igreja de São Francisco de Assis: Bênção e distribuição dos ramos, em seguida procissão litúrgica, passando pelas ruas Largo do Coimbra, Cláudio Manoel, Bernardo Vasconcelos e continuação da Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição. (as fachadas das casas devem ser ornamentradas com toalhas na cor vermelha)

16h - Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em seguida procissão com a Imagem de Nosso Senhor dos Passos, passando pelas ruas Bernardo Vasconcelos, Cláudio Manoel e Praça Tiradentes.

17h - Missa na Igreja de Nossa Senhora das Mercês e Misericórdia (Mercês de Cima), em seguida procissão com Imagem de Nossa Senhora das Dores até a Praça Tiradentes, onde se dará a Cerimônio do Encontro. Após srmão do encontro, segue-se em procissão pelas ruas Conde de Bobadela(rua Direita), Praça Reinaldo Alves de Brito e ruas São José, Getúlio Vargas e Donato da Fonseca, encerrando na Matriz Nossa Senhora do Pilar e, à chegada, Sermão do Calvário.




Dia 18 de abril - Segunda-feira Santa

19h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição

Dia 19 de abril - Quarta-feira Santa

19h - Missa na Matriz Nossa Senhora do Pilar, em seguida, Procissão da Soledade com Imagem de Nossa Senhora das Dores, passando pelas ruas do Pilar, Paraná, Conde de Bobadela(rua Direita), Praça Tiradentes e Largo do Coimbra até a igreja de São Francisco de Assis - Canto "Inflamatus".


Dia 20 de abril - Quarta-feira Santa

19h - Missa no Santuário de Nossa Senhora da Conceição, em seguida Cerimônia do Ofício de Trevas.

Dia 21 de abril - Quinta-feira Santa

Dia da Instituição da Eucaristia, Sacerdócio Católico e Mandamento Novo

16h - Missa Solene da Instituição da Eucaristia, em seguida traladação do Santíssimo Sacramento para a Capela de Adoração até às 19 horas.

20h - Solene Cerimônia do Lava-pés, em frente a Igreja de São Francisco de Assis - Sermão do "Mandatum".

Dia 22 de abril - Sexta-feira Santa

09h - Sermão das Sete Palavras no Santuário Nossa Senhora da Conceição.

15h - Ação Litúrgica no Santuário Nossa Senhora da Conceição

19h - Apresentação das Figuras Bíblicas no Adro da Igreja São Francisco de Assis.

20h - Sermão do Descendimento da Cruz em frente a Igreja São Francisco de Assis, em seguida, procissão com a Imagem de Nosso Senhor Morto, passando pelas ruas São Francisco de Assis, Carlos tomas, Felipe dos Santos, Alfredo Baeta, Praça Antônio Dias, Bernardo Vasconcelos, Cláudio Manoel(Rua do Ouvidor), Praça Tiradentes, Rua Direita, Praça Reinaldo Alves de Brito, São José, Praça Silviano Brandão, Getúlio Vargas e Donato da Fonseca, encerrando na Matriz Nossa Senhora do Pilar. (as fachadas devem ser ornamentadas nas cores vermelho ou roxo)

Dia 23 de abril - Sábado Santo

19h - Vigília Pascal no Santuário Nossa Senhora da Conceição: benção do Fogo Novo, Procissão do Círio Pascal, canto do "Exultet", benção da Água Batismal, Renovação das Promessas do Batismo e Liturgia Eucarística.

Dia 24 de abril - Domingo da Ressureição

07h - Missa no Santuário Nossa Senhora da Conceição e em seguida procissão do Santíssimo Sacramento, passando pelas Ruas Bernardo Vasconcelos, Cláudio Manoel, Praça Tiradentes, Rua Direita, Praça Reinaldo Alves Brito, Ruas São JOsé, Getúlio Vargas, Donato da Fonseca, encerrando na Matriz de Nossa Senhora do Pilar. À chegada, Bênção do Santíssimo Sacramento e celebração da Missa.

19h - Solene Missa no Santuário e coroação da Imagem de Nossa Senhora. Canto do "Te Deum" e encerramento das solenidades.

Horário de Confissões

Mutirão de Confissões: dia 07 de abril (quinta0feura), às 19 horas.
Locais: Santuário Nossa Senhora da Conceição
            Igreja Nossa Senhora das Dores

Quarta-feira Santa: de 15 às 17 horas no Santuário Nossa Senhora da Conceição
Quinta-feira Santa: de 08 às 11 horas no Santuário Nossa Senhora da Conceição

OBS: Não haverá absolvição comunitária na Paróquia N. Sra. da Conceição

segunda-feira, 4 de abril de 2011

VI CineOP


Estão abertas as inscrições de filmes brasileiros para a seleção e exibição na 6ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto e na 5ª Mostra CineBH. Os dois eventos, em conjunto com a Mostra de Tiradentes, integram o Cinema Sem Fronteiras – programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais.

O Cinema Sem Fronteiras 2011 recebe inscrições de longas, médias e curtas em película ou digital, concluídos a partir de 2010. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site oficial do próximo evento – www.cineop.com.br até o dia 25 de abril.

Os filmes selecionados podem integrar a programação da 5ª CineOP e/ou a grade de exibição da 5ª Mostra CineBH, de acordo com critérios da organização.

Vem aí: 6ª CineOP – De 15 a 20 de junho

Pioneira no circuito de festivais a enfocar e destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro, a CineOP chega a sua sexta edição, de 15 a 20 de junho de 2011, como importante instrumento da preservação e promoção da nossa identidade. Nos seis dias de programação, a primeira cidade brasileira declarada Patrimônio Histórico e Cultural da Humanidade pela UNESCO – Ouro Preto, se transforma em fórum privilegiado de discussões, reflexões e ações para a preservação, restauração e memória do patrimônio cinematográfico brasileiro.

Apresenta ao público o cinema brasileiro em diversos gêneros e formatos, em retrospectivas e pré-estréias mundiais, homenagens, ações e projetos de restauro, sessões cine-escola e cine-debates. A memória resgatada sob o ponto de vista do cinema contemporâneo.

Toda programação é oferecida gratuitamente ao público e ocupará quatro espaços na cidade - o Centro de Artes e Convenções, a Praça Tiradentes, o Theatro Municipal Casa da Ópera e o precioso Cine Vila Rica, fundado em 1957, e ainda hoje uma referência entre as salas de exibição que resistiram ao tempo no interior de Minas Gerais.

domingo, 3 de abril de 2011

Secretaria de Cultura recebe Seresteiros da Cidade


Na última quinta-feira equipe da Secretaria de Cultura e Turismo se reuniu com os seresteiros da cidade para traçar a programação do Maio Seresteiro, evento que pela primeira vez acontece na cidade. No mês de maio a cada final de semana teremos grupos sereteiros pela ruas, praças e largos da cidade. O evento será aberto no dia 06 de maio com um grande cortejo seresteiro que pretende reunir centenas de pessoas, começará na Pça Tiradentes e irá até a Rua São José. Também faram parte do Maio Seresteiros a Pça de Antônio Dias, a Pça Tiradentes, o Largo do Pilar (Pça Mons. Castilho Barbosa) e o coreto da Pça da Estação. O auge do evento será nos dias 27, 28 e 29 onde acontecerá na Pça da Ufop um grande evento que contará com a presença do projeto "Minas ao Luar"

sábado, 2 de abril de 2011

Lançamento da Programação da Semana Santa de Ouro Preto



ronaldperet010419_22_0629274
Tapete e Procissão com figuras bíblicas para o lançamento (R. Peret)




Ontem aconteceu o lançamento oficial da Semana Santa de Ouro Preto, principal celebração religiosa da cidade e uma das mais importantes do país.





A coletiva para a imprenssa aconteceu na Casa de Gonzaga, sede da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, atendendo a veículos de comunicação de Ouro Preto e de todo o país. Estavam presentes os párocos de Ouro Preto, o prefeito Angelo Oswaldo, o vice-prefeito Dr. Dimas Dutra, o secretário de cultura e turismo Chiquinho de Assis, e a artista plástica Gabriela Rangel representando a Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP).
Após a coletiva, os jornalistas puderam ver e fotografar um evento aberto ao público na Rua São Francisco. Houve confecção de tapetes, representação de figuras bíblicas e retreta de Banda de Música. Essa ação foi uma parceria entre a Prefeitura, os empresários locais e a FAOP.


ronaldperet010418_31_3829192
Jornalistas puderam ver e fotografar a confecção de tapetes (Ronald Peret)

010420_36_2029934
Banda e os tapetes (foto Marcelo Tholedo)

sexta-feira, 1 de abril de 2011

Lançamento da Semana Santa 2011 Ouro Preto (Hoje 01/04)

Cerimônio de lava-pés em Ouro Preto
Cerimônio do Ofício de Trevas
 Acontece nessa sexta feira, 1/04, na rua São Francisco, às 17 horas, o lançamento oficial da Semana Santa de Ouro Preto, principal celebração religiosa da cidade e uma das mais importantes do país. O lançamento será iniciado com uma coletiva de imprensa, atendendo veículos de comunicação de todo o país, informando os detalhes do acontecimento, como a programação e atrações. Após a coletiva, haverá show ao vivo, aberto ao público, na Rua São Francisco, para celebrar o evento.