Páginas

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Programação VII Semana de Artes - 27/05

 
Exposição de Artes Plásticas a partir das 12h.
       LOCAL: Memorial Cláudio Manoel.
8h-12h: Ações Comunitárias: Projeto Nossa Cidade
                     LOCAL: Comunidade Ouropretana
8h-12h: Oficina “Os VIEWPOINTS como procedimentos de atuação e jogo” com Narciso Telles (UFU) 
                     LOCAL: Sala 35 da Escola de Minas – Praça Tiradentes
8h-12h: Oficina com Fernando Aleixo (UFU)
                     LOCAL: Sala TP1 – Deart – Campus Morro do Cruzeiro.
8h-12h: Oficina “Voz e Personagem” com Marco Flavio (UFOP) LOCAL: Centro de Artes e Convenções – Bloco B – sala 17.
8h -12h: Oficina “Improvisação e processos criativos: Propostas em Artes Cênicas” com Alba Vieira (UFV)
                     LOCAL: Centro de Artes e Convenções – Bloco B – sala 08
10h: Arte Hoje – Territórios Expandidos - Sessão Itinerancia Forumdoc para Lar São Vicente de Paulo e público em geral (Local: Casa Bernardo Guimarães/FAOP)   Filme: Rio de mulheres Cristina Maure e Joana Oliveira, Brasil, 21 min., 2009 Comentada: Glaura Cardoso do Vale.
13h -15h30: II Encontro das Instituições de Ensino Superior Mineiras de Teatro e Dança.
                     LOCAL: Auditório do Bloco B.
14h às 17h: Arte Hoje – Territórios Expandidos - Oficina- Audiovisual e Patrimônio -  Oferecida pela Base Criativa ao projeto Aro.
15h30: Mostra Miscelanea – Performance “Fizeram o corpo humano comer, fizeram-no beber, para evitar de fazê-lo dançar” com Paulo Maffei.
                      LOCAL: saída – IFAC.“Fizeram o corpo humano comer,
fizeram-no beber,
para evitar de fazê-lo dançar.”
 “Fizeram o corpo humano comer,
fizeram-no beber,
para evitar de fazê-lo dançar.”
“Fizeram o corpo humano comer,
fizeram-no beber,
para evitar de fazê-lo dançar.”
16h30-18h: Mostra de Vídeo.
                      LOCAL: Teatro Municipal Casa da Ópera.
17:00:Arte Hoje – Territórios Expandidos - Sessão  Itinerancia Forumdoc  (Local: Casa Bernardo Guimarães/Faop)  Filme: Acácio Brasil / 2008 / cor e p&b / 80'  Direção: Marília Rocha   Comentada por: Glaura Cardoso do Vale.
19h30: Mosquete. Retirar senhas às 18h30.       LOCAL: Sala 35,
19h30: Arte Hoje – Territórios Expandidos - Sessão  Itinerancia Forumdoc  (Local: Pça Matriz N. S. Conceição em Frente Núcleo de Arte/Faop)  Filme: Batatinha, poeta do samba      Brasil / 2008 / cor / 62' Direção: Marcelo Rabelo   Comentada por: Bruno Vasconcellos.
21h-  Seresta                       LOCAL: Centro de Artes e Convenções.
21h30: Miscelânea “Labor” Grupo Mar de Leite.   LOCAL: Sala 35, Escola de Minas
22h: Marco Zero: Intervenções Artísticas. LOCAL: Restaurante Ponte dos Contos.
 
Ronald Peret
 

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Programação VII Semana de Artes - 26/05



8h-12h: Ações Comunitárias: Projeto Nossa Cidade.        LOCAL: Comunidade Ouropretana.
8h-12h: Oficina “Os VIEWPOINTS como procedimentos de atuação e jogo” com Narciso Telles (UFU)
                   LOCAL: Sala 35 da Escola de Minas – Praça Tiradentes
8h-12h: Oficina com Fernando Aleixo (UFU).          LOCAL: Sala TP1 – Deart – Campus Morro do Cruzeiro
8h-12h: Oficina “Voz e Personagem” com Marco Flavio (UFOP)  LOCAL: Centro de Artes e Convenções – Bloco B s17
13h-17h: Oficina de Bufonaria com Ana Carolina Abreu (UFOP).           LOCAL: Tenda Cultural do Trem da VALE.
14h às 17h: Arte Hoje – Territórios Expandidos - Oficina- Audiovisual e Patrimônio - Oferecida pela Base Criativa ao projeto Aro.
18h: Mosquete. LOCAL: Sala 35 da Escola de Minas – Praça Tiradentes
19:30h: Arte Hoje – Territórios Expandidos - Sessão  Itinerancia Forumdoc  (Local: Casa Bernardo Guimarães/FAOP)   Filme: Terra deu, terra  come Brasil /2010 / cor/ 88’          Direção: Rodrigo Siqueira  Comentada por: Bruno Vasconcellos e Glaura Cardoso do Vale.
22h: Marco Zero: Intervenções Artísticas.


terça-feira, 17 de maio de 2011

Ouro Preto é tema de filmes na 9ª Semana de Museus


O Museu da Inconfidência preparou uma série de documentários e filmes que têm Ouro Preto como temática para exibição durante a 9ª Semana Nacional de Museus. A Mostra de Cinema será promovida de terça a quinta (17 a 20 de maio) no auditório (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro, Anexo I), sempre às 19h. A entrada é gratuita. Para maior comodidade, grupos podem agendar presença pelos telefones (31) 3551-6023, 9258-8407 ou pelo e-mail museudainconfidencia@gmail.com. Confira a programação:

Dia 17 – terça-feira - 19h - AS MÃOS QUE TOCARAM EM DEUS
O filme mostra a vida e a arte de Jair Afonso Inácio (Cosme dos Santos), restaurador da maior parte dos trabalhos de Aleijadinho, artista considerado o maior expoente do Barroco Mineiro. Inúmeros telespectadores, especialmente de Minas Gerais, enviaram cartas à TV Globo sugerindo que o programa Caso Verdade contasse a trajetória de Jair. Apesar de ser uma figura anônima para muitos, Jair Inácio trabalhou durante quatro décadas. Um de seus trabalhos de maior destaque foi o descobrimento e a restauração dos famosos painéis do teto, de 1775, da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo. 

Elenco: Cosme dos Santos, Dalcira Biasi, Íris Nascimento. Duração: 45 min.

Dia 18 – quarta-feira - 19h - OURO PRETO - UMA VIAGEM NO TEMPO
Uma viagem por quase três séculos de história nesta cidade onde se misturam todos os ingredientes de uma grande epopeia. A paisagem do maior barroco do mundo, evocada por cenas vivas, desde a saga dos Bandeirantes, passados pelas revoltas libertárias até as mais belas páginas da arte e cultura do Brasil. Reconstituição histórica e iconográfica - foto de Antônio Laia, 40 min. VIDEO MIX, apoio UFOP.

Dia 19 – quinta-feira - 19h - VINHO DE ROSAS
Poucos dias antes de confirmar seus votos de freira e completar 18 anos, Joaquina (Amanda Vargas) descobre que é filha de Tiradentes e que sua mãe ainda está viva. Joaquina vive no convento desde os três anos, quando foi levada por Quitéria Rita (Sônia Siqueira). Decidida a encontrar a mãe, Joaquina decide deixar o convento e partir para Vila Rica em busca de informações. Lá ela consegue um emprego em troca de comida, o que permite que conheça melhor os moradores locais e saiba o que aconteceu com seu pai, morto devido a uma sentença decretada pela rainha Maria I.

Elenco: Cristiane Antuña, Jackson Antunes, Jota D'Ângelo. Drama, 110 minutos, 2005, direção de Elza Cataldo.

Dia 20 – sexta - feira - 19h - CHICO REI
Em meados do século XVII, era intenso o tráfico de negros da África para o Brasil colonial. Arrancados de suas tribos, separados dos membros das famílias, eram amontoados em navios negreiros e mantidos aqui como mão-de-obra escrava. Entre eles estava Galanga. Rei do Congo trazido para Brasil como escravo, depois de muitas lutas, compra a sua liberdade através da Carta de Alforria. Foi o primeiro negro a ter uma propriedade no Brasil. 

Elenco: Severo D' Arcelino, Cláudio Marzo, Maria Fernanda, Antônio Pitanga, Carlos Koeber, Cosme dos Santos, Maurício do Vale. Música de Milton Nascimento e Wagner Tiso. Drama, 119 min, direção de Walter Lima Jr.

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Maio Seresteiro começa nesta nesta sexta!!!!

10 anos da Série de Concertos no Museu do Oratório

O programa cultural “Série de Concertos no Museu do Oratório“ teve início em 2001, como experiência inédita em Ouro Preto de utilização do espaço interno do museu para a realização de concertos.
A iniciativa do Instituto Cultural Flávio Gutierrez – ICFG conta com mais de 5000 ouvintes desde a sua estréia. A “Série de Concertos no Museu do Oratório” apresenta, aos visitantes e moradores de Ouro Preto, raros e belos espetáculos de música erudita, que percorreram autores do século XVII ao XX, com músicos reconhecidos e repertório variado, criando programas que associam a música ao acervo existente.
Museu do Oratório: 10 anos de Concertos
A direção artística do programa é de Elisa Freixo, cravista e organista responsável pelos órgãos da Sé de Mariana e Matriz de Santo Antonio em Tiradentes.
A Série atende a uma agenda mensal de concertos para um público de até 60 pessoas assentadas, sempre aos sábados às 18h30. São realizados 10 concertos anuais e é uma a versão adaptada do que acontece nos mais representativos museus no mundo como Metropolitan, MoMA, Guggenhein, Louvre, Prado.
O interior do museu é muito agradável para execução da música de câmara, proporcionando uma proximidade ainda maior pela inexistência de um palco. Os artistas participantes da Série de Concertos consideram que a sala tem acústica perfeita, com uma característica de fazer crescer o som dos instrumentos. Trata-se de uma excelente oportunidade de contato direto com o acervo do Museu, com os músicos em um ambiente que lembra antigos saraus.
Uma vez por ano é realizado um concerto aberto ao público no interior da Igreja do Carmo. A programação anual pode ser conferida no site www.museudooratorio.org.br.
O programa tem o apoio do MinC, Secretaria de Estado da Cultura e da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto, por meio das Leis Federal e Estadual de Incentivo à Cultura. Conta com o patrocínio da Gerdau, Oi, Oi Futuro, BNDES e CEMIG.

9ª Semana de Museus traz obras de Segall no Museu da Inconfidência

   A 9ª Semana Nacional de Museus, com o tema “Museu e Memória”, será aberta no Museu da Inconfidência com a inauguração da mostra Lasar Segall - Imagens do Brasil, às 20h30min da sexta-feira, dia 13, na Sala Manoel da Costa Athaide (Rua Vereador Antonio Pereira, 33, Centro Histórico). As obras abrangem o período de 1924 a 1930, época de grande concentração de imagens do Brasil na obra de Segall, inclusive na sua produção gráfica. Mais informações e programação completa das atividades do Museu da Inconfidência na Semana de Museus (de 13 a 22 de maio) no blog http://museudainconfidencia.wordpress.com 

quarta-feira, 4 de maio de 2011


Programação:

De 13 a 22 de maio:

Novena em honra a Santa Rita, com temas apropriados para esta ocasião.
Dia dedicado a Nossa Senhora de Fátima
19h - Santa Missa e Coroações

Dia 21 de maio (Sábado)

17h - Procissão com Santa Rita no andor,encerramento da novena em honra da Padroeira, levantamento dos mastros de Nossa Senhora e Santa Rita.


Dia 22 de maio:
Dia dedicado a Santa Rita


07h - Santa Missa
08h - Santa Missa
10h - Missa Solene, em honra a Santa Rita e Nossa Senhora, Benção das Rosas,
Transmissão ao vivo pela rádio Carijós (Cons. Lafaiete), Itatiaia e Provincia FM de Ouro Preto.
12h - Repicar dos Sinos
14h30m - Leilões em benefício das Festividades
16h - Santa Rita, procissão dos carros alegóricos representando a vida de Santa Rita, encerramento com apresentação dos carros e coroações.