Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Uruguai quer intercâmbio cultural com Ouro Preto

da PMOP


O novo cônsul do Uruguai em Minas Gerais, Jorge Luís Pouy-Janavel, visitou oficialmente Ouro Preto para propor um programa de intercâmbio cultural, visando em especial a cidade de Colônia do Sacramento, que também é patrimônio da humanidade. Colônia foi fundada pelos portugueses e guarda características que evocam Ouro Preto e sugerem o diálogo entre os dois monumentos mundiais.

Neno Vianna
O prefeito Angelo Oswaldo deu as boas vindas ao cônsul Jorge Pouy e propôs que o prefeito e uma delegação de Colônia do Sacramento venham a Ouro Preto, no quadro das comemorações do tricentenário da Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Lembrou que a matriz do Pilar é o templo devotado ao Santíssimo Sacramento, pelo que ensejou o “Triunfo Eucarístico” de 1733. Segundo ele, os representantes de Colônia do Sacramento devem visitar a cidade, assinar o protocolo de intercâmbio
na Prefeitura e assistir a uma missa no Pilar, selando a fraternidade entre as duas cidades.

O cônsul do Uruguai, entusiasmado com a proposta, disse que esse acontecimento terá uma grande repercussão cultural e marcará as relações de seu país com Ouro Preto e Minas Gerais, dando início a uma agenda significativa. Vários vôos semanais, ligando Belo Horizonte a Montevidéu, com duração apenas de 2h30m, facilitam o intercâmbio, observou o diplomata.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Encontro Nacional de Educação Patrimonial: pré-inscrições abertas

Encontro Nacional
Estão abertas as pré-inscrições para o II Encontro Nacional de Educação Patrimonial cujo tema é “Estratégias para a construção e implementação de uma política nacional”. A pré-inscrição é destinada aos que pretendem apresentar seu trabalho no evento.

O evento faz parte do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, MG, e será realizado de 17 a 21 de julho, no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto. O objetivo do encontro é pactuar estratégias  para uma política nacional de Educação Patrimonial e a consolidação do Sistema Nacional do Patrimônio Cultural. A presença de vários setores da sociedade será também uma oportunidade de fortalecermos uma rede diversificada de profissionais, instituições públicas e privadas, estudantes e grupos da comunidade capaz de multiplicar ações de valorização do patrimônio cultural brasileiro como elemento chave para a identidade nacional e sociedades sustentáveis.

A pré-inscrição passa a valer como inscrição a partir do envio do comprovante de pagamento do boleto bancário, que estará disponível no site do festival (http://www.festivaldeinverno.ufop.br/) a partir do dia 13 de junho e devem ser encaminhadas ao e-mail educacaopatrimonial.encontro@gmail.com.

O valor da inscrição é de R$15,00 (quinze reais) e a ficha de inscrição está disponível em http://migre.me/50gbE.
O evento é aberto a todos interessados no desenvolvimento das políticas de Educação Patrimonial em âmbito local e nacional. O número de inscrições é limitado. Técnicos do Iphan devem entrar em contato com a sua Superintendência. 

O encontro é promovido pelo Iphan em parceria com a Universidade Federal de Ouro Preto e inaugura a participação do Iphan na Curadoria de Patrimônio do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. 

Além do Encontro, o Iphan oferecerá uma seleção de oficinas, instalações e exposições que contemplam a diversidade cultural e oferecem ao público a possibilidade de vivenciar e refletir sobre as questões referentes ao patrimônio cultural brasileiro.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

CineOP recebe Prêmio Especial Preservação no Rio de Janeiro


A Mostra de Cinema de Ouro Preto (CineOP) recebeu honraria por seu papel na preservação do audiovisual. A décima edição do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro reuniu os principais nomes do cinema nacional nessa terça-feira, 31 de maio, no Rio de Janeiro.
O prefeito Angelo Oswaldo participou da premiação e parabenizou a CineOP que já faz parte do calendário cultural da cidade. Segundo ele, “a CineOP já é uma referência no contexto do cinema brasileiro, tanto pela qualidade dos filmes apresentados, seus artistas e diretores, como pelo enfoque na questão da preservação dos acervos das obras cinematográficas”.

A Academia Brasileira de Cinema justificou o prêmio à mostra ouro-pretana ao afirmar que é “pioneira no circuito de festivais a destacar em sua programação o patrimônio cinematográfico brasileiro através da exibição de clássicos de nosso cinema, a CineOP tornou-se um importante instrumento da preservação, memória e identidade da cultura brasileira”.

Os coordenadores da mostra e diretores da Universo Produção, Raquel Hallak, Fernanda Hallak e Quintino Vargas, subiram ao palco emocionados e abraçaram Lúcia Rocha, uma das primeiras personalidades a apoiar a proposta da Mostra de Ouro Preto. Em sua terceira edição, em 2008, a CineOP homenageou os cineastas Glauber Rocha e Rogério Sganzerla, propondo um encontro das famílias dos dois grandes nomes do cinema brasileiro e uma revisão das obras de ambos.

“Este prêmio tem um significado muito especial porque não existe avanço na história sem memória. A CineOP é um convite aos que acreditam que a preservação deve ser soberana. Compartilhamos este prêmio com a cidade de Ouro Preto, que nos acolhe a cada ano, com os profissionais da preservação do audiovisual, pesquisadores, cineastas, produtores e todos os que colaboram para a causa da preservação”, disse Raquel Hallak, uma das coordenadoras da mostra.

A sexta CineOP está marcada para os dias 15 a 20 de junho e conta com o apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da Universidade Federal de Ouro Preto.