Páginas

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Exposição "Não Lugares", de Pamela Reis, na Galeria Nello Nuno - FAOP




A Fundação de Arte de Ouro Preto | FAOP, entidade vinculada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, recebe de 02 a 25 de setembro na Galeria de Arte Nello Nuno a Exposição da artista plástica Pamela Reis.

A cidade é o tema central das obras da artista capixaba Pamela Reis.

Na Exposição Não Lugares as peças trazem desenhos feitos durante viagens de ônibus por diversas cidades do país como Vitória, São Paulo e Porto Alegre. Os desenhos são realizados no balanço de uma viagem de ônibus, com caneta nanquim sobre papel, contendo todas as reminiscências que o desenho rápido e gestual do momento da viagem tem, evidenciando o contraste entre a delicadeza do traço fino e a agressividade do cenário urbano.

Pessoas diferentes não só falam línguas diferentes, mas habitam mundos sensoriais diferentes. Esses contrastes entram em conflito nos não lugares, conceito proposto pelo antropólogo francês Marc Augé. Os pontos de ônibus, os próprios ônibus, os elevadores, os aeroportos e rodoviárias são lugares de transição para as pessoas, ou seja, não lugares. Ninguém quer estar ali, todos querem ir para um lugar.

Enquanto esperam, fadados a cumprir seu destino, os desenhos de Pamela Reis esboçam algumas situações comuns do cotidiano de quem lida com a espera diariamente.

A artista que possui Licenciatura Plena em Artes Visuais pela Universidade Federal do Espírito Santo, traz para esta exposição 18 desenhos em nanquim sobre papel vegetal.

Abertura: 02 de setembro às 20h
Visitação: 02 a 24 de setembro de 2011
Horário de visitação: segunda a sexta-feira das 12h às 18h - sábados das 9h às 14h
ENTRADA FRANCA
Endereço: Rua Alvarenga, 794, Cabeças, Ouro Preto