Páginas

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Ouro Preto recebe hoje Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade

da PMOP

Ouro Preto recebe hoje mais duas premiações importantes concedidas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A Prefeitura de Ouro Preto e o Museu da Inconfidência foram vencedores estaduais de duas categorias do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade: Preservação de bens imóveis e Pesquisa e inventário de acervos, respectivamente. O prêmio foi instituído em 1987 e é concedido anualmente como reconhecimento às ações de proteção, preservação e divulgação do patrimônio cultural brasileiro

Segundo Gabriel Gobbi, secretário de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, a premiação recebida pela Prefeitura é em decorrência do projeto "Ouro Preto: Um novo modelo de gestão para Cidades Históricas". “Ele oferece uma nova possibilidade à administração pública, que permite conciliar as normas de preservação e conservação do patrimônio cultural com o desenvolvimento e as melhorias necessárias na qualidade de vida dos cidadãos, promovendo, assim, acessibilidade, conforto e segurança, sem descaracterizar ou alterar a identidade histórica da cidade.”

O prefeito Angelo Oswaldo celebrou o prêmio como um reconhecimento ao “programa que nós desempenhamos em termos de valorização, fiscalização, controle, orientação para preservar o patrimônio, na cidade e nos distritos. É hoje uma iniciativa exemplar, não só para Minas como para o Brasil”.

O Museu da Inconfidência foi premiado pela pesquisa contida no projeto "O Acervo Cultural do Município de Ouro Preto: conhecimento, proteção e difusão através do inventário". Essa investigação consiste no trabalho de 15 anos de identificação e sepultamento das ossadas dos inconfidentes Domingos Vidal de Barbosa, João Dias Mota e José de Resende Costa no Panteão dos Inconfidentes.

As ações ganhadoras foram eleitas entre os 38 trabalhos inscritos em Minas Gerais, e os ganhadores estaduais receberão condecorações em reconhecimento ao seu trabalho pelo patrimônio cultural mineiro. Os vencedores concorrerão à segunda etapa, que premiará o ganhador de cada categoria com um prêmio no valor de R$ 20 mil. 

Foto: Panorâmica da cidade de Ouro Preto (Neno Vianna – Divulgação Ascom PMOP)