Páginas

sexta-feira, 22 de junho de 2012

É lançada a Trilha Real Trecho Soares Morro São Sebastião

Divulgação CVB: fonte PMOP, SETUR/MG, CVB, junho 2012.

Em solenidade realizada no dia 21 de junho, no Parque Municipal das Andorinhas, em Ouro Preto, a Secretária-adjunta de Turismo de Minas Gerais, Silvana Nascimento, e o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, lançaram oficialmente a TRILHA REAL, no Trecho entre a localidade de Soares e o Morro São Sebastião, dentro do território do município de Ouro Preto.

A Trilha Real é um projeto inovador para o ecoturismo e turismo de aventura do Estado de Minas Gerais, que tem por finalidade integrar e valorizar lugares e pessoas através de uma trilha autoguiada com 138 quilômetros de extensão que liga os municípios de Itabirito, Ouro Preto e Ouro Branco. Ao longo desse percurso, os caminhantes terão a oportunidade de vivenciar histórias do período colonial e da arte barroca, presenciar vestígios de exploração do ouro, conhecer bens culturais e áreas verdes preservadas, além de festas populares e religiosas que se revelam pelo caminho.

O trecho que está sendo lançado e implementado no município de Ouro Preto tem 46 quilômetros e passa por Soares, Glaura, Mutuca, Maciel, São Bartolomeu e Morro São Sebastião. Para facilitar o acesso do caminhante foram instaladas placas de sinalização indicativa, interpretativa e de advertência.

Do Parque das Andorinhas, a Trilha continuará pelo Parque Estadual do Itacolomi e Lavras Novas, ainda em território de Ouro Preto, e seguirá para Itatiaia e Ouro Branco.

O evento de lançamento contou com um significativo público presente, incluindo secretários da administração municipal, líderes comunitários, guias de turismo, representantes de agências de turismo, Circuito do Ouro, municípios vizinhos, rede hoteleira, Convention & Visitors Bureau e a equipe da Secretaria de Turismo do Estado de Minas Gerais envolvida com o projeto. 

Foto: Elisângela Mendes (ROTA/Estrada Real), Angelo Oswaldo, prefeito de Ouro Preto, Silvana Nascimento, Secretária-adjunta de Turismo de Minas Gerais, Ubiraney Silva (ACO-Circuito do Ouro) e André Simões, Secretário Municipal de Turismo de Ouro Preto (MAF/divulgação CVB)

Museu da UFOP participa da mostra Minas Retroverso em Barroso


A cidade de Barroso recebe até domingo dia 24 a mostra Minas Retroverso. Os visitantes podem conhecer melhor o patrimônio arquitetônico e sua relação com a cultura local, participando ativamente na construção de cenários do futuro, que serviram como inspiração para gravuras e obras de arte.

Outro objetivo da mostra é celebrar as raízes culturais mineiras, a participação da sociedade, o respeito ao patrimônio e o incentivo à cidadania.

Dentre as atrações estão parte da coleção de minerais do Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e o oferecimento de oficinas de pigmentos e minerais por alunos dos cursos de Engenharia Geológica e Museologia da universidade bolsistas do projeto de extensão Museu Educa integrante do programa PRO-CIÊNCIA do museu. As oficinas são oferecidas a escolas de Berroso e região que visitam a mostra.

A exposição Minas Retroverso foi aberta oficialmente no domingo (17) e contou com a presença de 270 pessoas da comunidade Barrosense e das cidades vizinhas e vai até o dia 24 de julho, funcionando das 9h às 21h no Auditório do FAPI.

Informações: museu@ufop.brwww.museu.ufop.br - 31-1559-3118

Câmara Municipal de Ouro Preto convida para Audiência Pública



A Câmara Municipal realizará Audiência Pública para Prestação de Contas da Prefeitura de Ouro Preto referente ao 1º quadrimestre de 2012 (janeiro, fevereiro, março e abril) na terça-feira, dia 26 de junho, às 19h (após a Reunião Ordinária do Legislativo). A Audiência será no plenário da Câmara e é aberta ao público.

Inscrições para 4º Festival Cultural de Miguel Burnier são iniciadas na segunda-feira

Na próxima segunda-feira, 25 de junho, iniciam-se as inscrições para os artistas interessados a se apresentarem no 4° Festival Cultural de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto. O edital para as inscrições será divulgado por meio do facebook, twitter, blog e e-mail.

Neste ano o 4° Festival Cultural de Miguel Burnier será realizado em um espaço restaurado, em um símbolo de renascimento. Confira no facebook  nos álbuns de fotos como foram eventos anteriores e a qual é a expectativa deste novo espaço.

O 4° Festival Cultural de Miguel Burnier é uma realização do Projeto Estação Cultura e da Prefeitura Municipal de Ouro Preto por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto.




Câmara de Ouro Preto realiza “2ª Blitz contra Drogas” no dia 26 de junho

O Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC) da Câmara Municipal de Ouro Preto irá promover a “2ª Blitz Educativa de Prevenção às Drogas”, nesta terça-feira (26), de 13h30 às 17h, na Praça Tiradentes. A Blitz integrará ações dos Projetos do CAC: Câmara Cine, Vereador Estudante e Parlamento Jovem de Ouro Preto. Em 26 de junho, comemora-se o Dia Municipal, Nacional e Internacional de Combate às Drogas.

O evento contará também com distribuição de mudas e apresentações da Ginástica Olímpica da Fundação Aleijadinho e da Fanfarra da E. M. Professora Juventina Drummond. No hall da Câmara, haverá exposição dos trabalhos realizados pela Associação de Catadores de Materiais Recicláveis do Padre Faria. A Blitz terá o apoio da Polícia Militar, da Prefeitura de Ouro Preto, da Guarda Municipal e Ourotran, do Semae-OP e da Rádio Província FM.


Circuito Turístico do Ouro lança sistema de gestão integrada em reunião do Conselho Estadual do Turismo


(BELO HORIZONTE- 19/06/2012) - O Circuito Turístico do Ouro lançou sistema de gestão integrada na tarde desta terça-feira (19/06), durante a 13ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo, realizada na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves. O Sistema Circuito do Ouro propõe que a  Associação do Circuito Turístico do Ouro, o Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau e a ABIH regional atuem de maneira cooperada em prol do desenvolvimento turístico da região, de acordo com a linha de atuação de cada uma das entidades.

O secretário de Estado de Turismo, Agostinho Patrus Filho, ressaltou a importância da iniciativa. “O trabalho integrado e coordenado entre as entidades do trade demonstra uma boa prática do turismo mineiro na gestão regional. Ações como esta vem ao encontro do interesse do Governo de Minas em fortalecer o Programa de Regionalização do Turismo no Estado”.

Dentro do sistema integrado, caberá a ABIH o fortalecimento da cadeia hoteleira regional, visando o incremento do fluxo turístico e a distribuição do mesmo para Ouro Preto e seu entorno; ao Ouro Preto e Circuito do Ouro Convention & Visitors Bureau caberá a promoção e o marketing dos destinos na captação de eventos nacionais e internacionais, e à Associação do Circuito Turístico do Ouro caberá o fortalecimento da gestão turística nos municípios, dos empresários e da cadeia produtiva do turismo regional com vistas a uma melhor qualidade no atendimento.

De acordo com o presidente do Circuito Turístico do Ouro, Ubiraney Silva, esta é uma iniciativa inédita em Minas Gerais e demonstra a integração das entidades para melhor trabalhar a gestão da atividade turística. “Com a criação do Sistema Circuito do Ouro, estamos propondo a organização da cadeia produtiva através de um trabalho integrado, pois entedemos que quando temos as entidades bem organizadas, conseguimos nosso objetivo maior de movimentar a economia dos municípios”.

O secretário de Estado de Turismo com os representantes das entidades que integram o Sistema Circuito do Ouro
Crédito: Divulgação Setur MG

Índice de Competitividade - Durante a reunião, também foi apresentado o resultado do Índice de Competitividade – 65 Destinos Indutores 2011, divulgado pelo Ministério do Turismo na última semana. De acordo com o estudo realizado na capital mineira, Belo Horizonte, e nos municípios de Diamantina, Tiradentes e Ouro Preto,  os destinos turísticos mineiros obtiveram uma nota média superior à nota média nacional. Em 2011, o índice médio dos municípios mineiros pesquisados foi 10,3% maior do que a média nacional. Enquanto Minas Gerais obteve um valor de 63,4, a média Brasil foi de 57,5.

Ainda segundo o estudo, a capital mineira, Belo Horizonte, obteve uma média de 75,5. Este número é 15,3% maior do que a média das outras capitais nacionais pesquisadas que obtiveram uma média de 65,5. Os demais municípios mineiros pesquisados, além da capital mineira, Diamantina, Ouro Preto e Tiradentes, obtiveram um índice médio de 59,4, ou seja, 14,7% acima dos municípios nacionais considerados como não capitais que atingiram o valor médio de 51,8. A cidade histórica de Tiradentes também foi considerada destaque em 2011 como não capital que mais evoluiu no indicador referente à capacidade empresarial com um aumento de 63,2% em relação ao valor alcançado em 2010.

Conselho Estadual de Turismo

O Conselho Estadual de Turismo é um colegiado de caráter consultivo, propositivo e deliberativo e órgão superior de assessoramento e integração da Secretaria de Estado de Turismo, que tem por finalidade propor ações e oferecer subsídios para a formulação da Política Estadual de Turismo e apoiar sua execução, com vistas a sua consolidação e continuidade.

O CET possui 43 integrantes, sendo 28 da sociedade civil, representada pelos diversos segmentos e entidades do Turismo de Minas, e 15 representantes do setor público, incluindo Secretarias de Estado e órgãos do Governo Estadual com atividades interligadas ao setor.

Observatório do Turismo convida para apresentação de pesquisa na próxima quarta-feira


 O Observatório do Turismo, departamento de pesquisas do Instituto Estrada Real, convida-o a participar da apresentação do novo desenho da pesquisa “Indicadores de Ocupação Turística da Estrada Real” – estudo destinado a mensurar o índice de ocupação hoteleira nos municípios pertencentes à Estrada Real.

A apresentação acontecerá no dia 04 de julho de 2012, às 14:00 horas, no Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG – Praça Tiradentes – Nº 04 – Centro
Ouro Preto MG.

O Observatório solicita a gentileza de confirmar presença através do e-mail elmendes@estradareal.org.br ou pelo telefone (31)3551-5014

  

quarta-feira, 20 de junho de 2012

São abertas inscrições para o coral Canto Crescente


Informações pelo telefone:
(31) 3551-5369

Inscrições até o dia 26
de junho de 2012.

Seleção: 07 de julho.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana 2012 homenageia América Latina


Organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012, faz este ano uma homenagem ao conjunto de países da América Central e do Sul, com o tema “LATINOAMÉRICA – ¿Libertas, Libertad, Liberdade?”. De 08 a 22 de julho, as duas cidades históricas de Minas Gerais devem atrair, juntas, aproximadamente 250 mil pessoas para participarem das 123 atrações do evento, que engloba artes cênicas, visuais e plásticas, literatura, música e patrimônio histórico.

São 46 eventos de artes cênicas e 49 de música de estilos variados, 13 dias de sessões de filmes, oito propostas de exposições na área de artes plásticas e mais sete propostas para atender ao público infanto-juvenil, todos gratuitos. Além disso, estão programadas 43 oficinas, abrangendo diversas atividades, com o preço máximo de R$30.

O tema
O evento busca apresentar um recorte das manifestações culturais dos países que compõem a América Latina, colonizados nos séculos XV e XVI. Por meio de reflexões que incluem conceitos de identidades resultantes de todo um processo histórico, tais manifestações foram e são fontes ricas de inspiração para a arte. Exposições, filmes, peças teatrais, oficinas, shows e espetáculos repercutem os movimentos artísticos, sociais, econômicos e políticos do continente latino-americano, focados na visão da extensão universitária.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012 apresenta ao mesmo tempo uma preocupação especial com as comunidades locais. Ao proporcionar encontros, descobertas e intercâmbio de conhecimentos, reafirma o diálogo entre a população local e os estudantes, tendo como pano de fundo os patrimônios material e imaterial.

História
O Festival ocupa ruas, praças, prédios históricos e áreas externas das cidades, configurando-se como um dos mais importantes do calendário mineiro no campo da cultura, sendo o propulsor do debate sobre as manifestações artísticas das duas primeiras capitais de Minas Gerais. Ocorrendo há quase 50 anos, foi retomado em 2004 pela UFOP, em parcerias com a Fundação Educativa de Ouro Preto (FEOP) e as prefeituras de Ouro Preto e Mariana.

XVII Festa do Cavalo acontece em Amarantina entre 22 e 24 de junho

Confira a programação do evento:


terça-feira, 19 de junho de 2012

Livro "As Raízes do Futuro" é lançado nesta sexta-feira no Café Cultural de Ouro Preto

Livro "As Raízes do Futuro", de Hugues de Varine, trata o patrimônio a serviço do desenvolvimento local. O lançamento será na sexta-feira, 22 de junho, às 19h, no Café Cultural de Ouro Preto e contará com a presença do autor.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Confira a programação do fim de semana no Parque Vale dos Contos


Música e Teatro neste fim de semana na Casa da Ópera

Neste fim de semana, confira a programação cultural do Teatro Municipal Casa da Ópera. Nesta sexta, o Teatro apresenta o espetáculo "Emmaus" e, amanhã, 16 de junho, show com Kastora Espiral.


15 – Sexta - 20h30
Espetáculo: Emmaus com o Grupo Jobel da Itália
Ingressos à venda no Teatro

16 – Sábado - 20h00
Show: com Kastora Espiral
Ingressos à venda no Teatro

17 – Domingo - 19h30
Show: Coral Santana
Entrada franca
Distribuição de senhas uma hora antes do evento


Últimos dias para conferir mostra sobre mitologia no Museu da Inconfidência


A exposição Mitos – metamorfoses na biblioteca, promovida pelo Museu da Inconfidência em parceria com a Via Social Projetos Culturais, permanece em cartaz na Sala Manoel da Costa Athaide somente até este domingo, 17 de junho. Voltada para o público infanto-juvenil, a mostra é composta pela representação dos principais mitos clássicos e populares, tanto em suas versões originais quanto na apropriação literária do tema, com ênfase na mitologia greco-romana e ameríndia, que colaboraram no processo de formação da cultura nacional.

Também são abordados conhecimentos sobre fenômenos da ciência que foram inicialmente comentados pelos mitos, tais como as origens do universo e a astronomia. O projeto foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio do Itaú e da Eletrobrás. A concepção geral, pesquisa e textos são de Leonardo José Magalhães Gomes. Ilustrações do designer Flávio Vignoli e do artista plástico Roberto Marques. A visitação, gratuita, pode ser feita até este final de semana, das 12 às 18h, no Anexo I do Museu da Inconfidência (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico).

quinta-feira, 14 de junho de 2012

Grupo Italiano Jobel estreia sua turnê pelo Brasil em Ouro Preto com o espetáculo Emmaus


O Grupo de Teatro Jobel, fundado em 2000 na cidade de Roma, chega ao Brasil em 2012 se apresentando nas cidades de Belo Horizonte, São Paulo e Ouro Preto. Na cidade mineira de Ouro Preto o grupo apresentará no dia 15 de junho o espetáculo Emmaus no Teatro Municipal Casa da Ópera.

Realização: Instituto Gandarela e Arte Brasil Produção Cultural. Coprodução: Lima Produções Culturais. Apoio: MultiCultural Produções Artísticas

Sinopse do Espetáculo: EMMAUS
Classificação: 14 anos

O espetáculo é uma narrativa teatral com cinco atores / bailarinos  com duração de 60 minutos aproximadamente.
A obra é inspirada nos contos de paixão, morte e ressurreição de Cristo contida no Evangelho (especialmente o episódio dos "Discípulos de Emaús", de Lucas), enriquecida com textos líricos e poeticos dos Pais da Igreja.
A história se inicia com dois discípulos (personagens grotescos, sérios e engraçados) que  assustados com a crucificação de seu Mestre Jesus - fogem de Jerusalém para encontrar refúgio na aldeia vizinha de Emaús. De repente, encontram pela estrada um estrangeiro que ao responder suas perguntas insistentes, são levados a reviver os acontecimentos daqueles últimos dias. Assim segue um longo flashback dos últimos dias da vida de Jesus: o encontro com Maria Madalena, a traição de Judas, a crucificação, a descida ao inferno e a sua luta decisiva contra a morte. No final dos flashbacks, os discípulos  guiados pelo raciocínio do estrangeiro, concluem que a crucificação de Cristo não foi uma "derrota", mas o sinal necessário da vitória da Vida sobre a Morte. Quando os dois discípulos percebem que o estrangeiro é na verdade o “Jesus Ressuscitado”, ele já não existe mais...
Atuação, dança, teatro, música e canto.

Data: 15 de junho
Horário: 21h
Local: Teatro Municipal Casa da Ópera
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia) 



quarta-feira, 13 de junho de 2012

Livro "Ouro Preto, Câmera, Coração" é lançado nesta sexta no Museu da Inconfidência




A Editora Del Rey juntamente com o Projeto Arte em Ouro Preto convidam para o lançamento do livro "Ouro Preto, Câmera, Coração", de autoria de Ricardo Malheiros Fiúza, nesta sexta-feira, 15 de junho,  entre 19h30 e 21h30, no Museu da Inconfidência, localizado na Praça Tiradentes.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Câmara de Ouro Preto apoia "Caravana da Saúde"

A Câmara Municipal de Ouro Preto se juntou à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e à Associação Mineira de Municípios (AMM) e instalou em sua sede um posto de coleta de assinaturas da “Caravana da Saúde”. A campanha foi criada por iniciativa da Associação Médica Brasileira (AMB) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para fortalecer a apresentação de um Projeto de Lei Federal, de iniciativa popular, que proporá o investimento de 10% da receita corrente bruta da União em Saúde Pública. A meta da Caravana é a coleta de 1,5 milhão de assinaturas em todo o País, necessárias para dar início à tramitação do Projeto de Lei na Câmara dos Deputados.

Para participar, basta assinar até o dia 30 de junho, um dos formulários disponíveis no Centro de Atendimento ao Cidadão (CAC), na Internet Popular e na Recepção da Câmara de Ouro Preto – localizada na Praça Tiradentes, nº 41, centro. Para mais informações ligue para o CAC: 3551-1466, ramal 227.

segunda-feira, 11 de junho de 2012

Faop promove Campanha do Agasalho


Coral Sant'Ana apresenta-se na Casa da Ópera no próximo domingo

No próximo domingo, 17 de junho, o Coral Sant'Ana apresenta-se no Teatro Municipal - Casa da Ópera, às 19h30. O coral faz parte do Projeto Aperfeiçoamento de Maestros e Regentes de Coros e Capacitação de Cantores, uma parceria entre o Ministério da Cultura, a Petrobrás, a Fundação Cultural da Arquidiocese de Mariana, o Museu da Música de Mariana e a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto.

Regência: Luiz Barbosa Filho
Cravo: Josinéia Godinho
Violino: Gustavo Fechus Monteiro
Flauta Transversal: Sidiône Eduardo Viana

Último dia de inscrição para o Programa Sesi Cozinha Brasil 2012



quarta-feira, 6 de junho de 2012

FAOP apresenta instalação Gotas até 28 de junho


Na instalação “Gotas”, da Artista Plástica Regina Cunha foram utilizadas vinte e seis esferas com queimas variadas: queima de biscoito e de baixa temperatura (em forno elétrico), raku (em forno a gás) e bizen (em forno a lenha). Cada peça representa uma gota d’água, elemento indispensável à vida em nosso planeta. É também uma reflexão sobre a ação do homem, que não cuidando do seu lixo, interfere na qualidade da água e na vida da Terra.

"Gotas" está exposta na Fundação de Arte de Ouro Preto, localizada na Rua Alvarenga, nº 794, Bairro Cabeças. Visitação: Segunda à sexta-feira, de 12 às 18h e aos sábados de 9 às 14h.  

 

Bairro Santa Luzia realiza festa junina neste sábado


Confira a programação do feriado no Parque Vale dos Contos


Casa dos Contos abre exposição SUBPOP IRREAL nesta sexta



A Casa dos Contos de Ouro Preto convida para a abertura da exposição SUBPOP IRREAL, de Luiz Badia, a realizar-se nesta sexta, 08 de junho, às 19h. A exposição poderá ser visitada até o dia 30 de junho.

Informe de fechamento temporário do Museu da Escola de Minas

ATENÇÃO! O Museu da Escola de Minas informa que durante o próximo sábado, 09 de junho, encontrar-se-á fechado por motivo de dedetização no prédio.


segunda-feira, 4 de junho de 2012

Museu do Oratório apresenta cravo e violino barroco na Série Concertos em 09 de junho


Praça de Ginástica ao Ar Livre é inaugurada nesta terça em Cachoeira do Campo

Nesta terça-feira, 05 de maio, será inaugurada a Praça de Ginástica ao Ar Livre, às 15h, no Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo. O evento marca o dia Mundial do Meio Ambiente.

O Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo, demanda da comunidade local, criado por Lei Nº. 765 de 28 de Março de 2012, objetiva a requalificação da paisagem, a proteção da biodiversidade além de melhoria da qualidade de vida do Distrito de Cachoeira do Campo. 

Com a elaboração do “Projeto paisagístico e de uso público do parque” foi estabelecida uma área destinada à implantação de equipamentos de ginástica ao ar livre. Equipamentos doados pela Federação Mineira de Ginástica à Prefeitura Municipal de Ouro Preto, por intermédio da Secretaria Municipal de Esportes. 

PROGRAMAÇÃO 

Local: Parque Natural Municipal de Cachoeira do Campo
Na rodovia dos Inconfidentes(BR356)seguir para Rua Pedra e Sabão, seguir a  1 ª esquerda(Rua E), segunda esquerda( Rua D)
Horário: 15 horas
15:00h - Abertura: Associação de Moradores do Núcleo Residencial Vale, Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Secretaria de Esporte e Lazer, e Prefeito Municipal.
15:30h - Inauguração da Praça de Ginástica ao Ar Livre com a orientação técnica de um Profissional de Educação Física.
16:00h - Assinatura do Termo de Compromisso com empresas parceiras do parque.     
16:15h - Apresentação de peça de teatro “É o bicho” com o grupo de teatro Cia Teatral 2X2.
Durante a programação, Evento infantil com algodão doce e pipoca.

UFOP abre 1º Seminário de Museologia



O Departamento de Museologia (DEMUL) da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) realiza, entre os dias 04 e 08 de junho, o 1º Seminário de Museologia. A abertura será às 20h no auditório do Departamento de Engenharia Geológica da Escola de Minas da UFOP no campus universitário.


Mais de cinqüenta trabalhos de todo do país foram aprovados para apresentação na forma de comunicações ou painéis. Com o objetivo fomentar o debate e constituir um momento de atualização e troca de experiências entre pesquisadores e estudantes comprometidos com as temáticas suscitadas pela Museologia, o evento tem sua programação composta por palestras, minicursos, mesas-redondas e conferências.
Durante a programação do evento ocorrerá o lançamento da Revista Musear e do livro Sendas da Museologia.

Confira a programação completa no site http://www.semuufop.blogspot.com.br/. Outras informações pelo e-mail semuufop@gmail.com

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Livro O Voo da Tartaruga é lançado neste sábado na Casa dos Contos



A Casa dos Contos de Ouro Preto e a Academia Ouro-Pretana de Letras convidam para o lançamento do livro "O Voo da Tartaruga", de José Efigênio Pinto Coelho, a realizar-se neste sábado,  02 de junho, a partir de 20h na Casa dos Contos.

5º Prêmio Darcy Ribeiro abre inscrições nesta sexta


     Estão abertas as inscrições para o 5º Prêmio Darcy Ribeiro, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram/MinC). O edital da premiação foi publicado nesta quinta-feira (31) no Diário Oficial da União.
       O edital visa premiar práticas e ações de educação museal que, por meio das diversas relações de mediação com os públicos, convidem à apropriação, em sentido amplo, do patrimônio cultural, valorizando-o e promovendo sua preservação.
    Serão 15 prêmios de R$ 10.000,00 (dez mil reais). Podem concorrer ao prêmio instituições museais públicas de qualquer esfera administrativa, desde que não vinculadas à estrutura do Ministério da Cultura; órgãos ou entidades públicas que possuam em sua estrutura unidades museais; e instituições museais de direito privado sem fins lucrativos.

As inscrições começam nessa sexta-feira, dia 1º de junho, e vão até 31 de julho de 2012. Os interessados devem se inscrever através do Sistema Salic Web, disponível no Portal do Ministério da Cultura (www.cultura.gov.br) e na página do Ibram (www.museus.gov.br).
A íntegra do edital está disponível aqui.


5º Fórum Nacional de Museus é adiado e reabre inscrições de trabalhos


Em virtude do adiamento do 5º Fórum Nacional de Museus (FNM), as inscrições para o envio de trabalhos a serem apresentados durante o evento foram reabertas e vão até 15 de julho. O Fórum, que estava previsto para acontecer em julho de 2012, na cidade do Rio de Janeiro, acontecerá ainda este ano, em data a ser definida.

Os trabalhos submetidos devem ser pertinentes ao tema do encontro em 2012– 40 anos da Mesa Redonda de Santiago do Chile: entre o idealismo e a contemporaneidade. Os interessados devem optar por uma das modalidades de trabalho para a Comunicação Coordenada: Apresentação Oral ou Pôster.
Serão selecionados 24 trabalhos para a primeira modalidade e 40 para a segunda. Acesse o edital retificado da Chamada Pública aqui. A ficha de inscrição em formato .doc também está disponível. A divulgação dos trabalhos selecionados pode ser consultada a partir do dia 20 de agosto, na página do Ibram.

As inscrições efetuadas até 24 de maio continuam válidas. Caso haja necessidade de retificar o trabalho encaminhado ou cancelar a inscrição, o candidato deve enviar e-mail para comunicacoes.coordenadas@museus.gov.br.