Páginas

terça-feira, 31 de julho de 2012

Festa de Santana acontece neste fim de semana


Estão abertas as inscrições para a 6ª Primavera dos Museus


A Primavera dos Museus acontece anualmente no início da primavera. Nesse ano, a sua 6ª edição ocorrerá entre os dias 24 e 30 de setembro, quando instituições museológicas de todo o país promoverão eventos em torno do tema A Função Social dos Museus. Essa iniciativa, coordenada pelo Ibram, tem como objetivo sensibilizar os museus e a comunidade para o debate sobre temas da atualidade, mesma intenção depositada na Semana Nacional de Museus.

Museus e entidades culturais interessados em participar devem inscrever eventos e promover sua realização no período da 6ª Primavera dos Museus, convidando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre A Função Social dos Museus. A realização das ações e atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento. Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Primavera por meio de um guia virtual a ser publicado no site www.museus.gov.br.

As inscrições começam dia 10 de julho e encerram dia 10 de agosto. Para tanto, é necessário acessar o site do Ibram www.museus.gov.br e entrar na página da 6ª Primavera dos Museus. Primeiramente, deve-se fazer a inscrição do museu ou entidade cultural. Depois, a inscrição das ações a serem realizadas, como seminários, exposições, oficinas, espetáculos musicais, de teatro e de dança, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de uma ou mais atividades.

A instituição que tiver alguma dúvida ou quiser mais informações pode mandar email para cpgii@museus.gov.br ou ligar para (61) 3521-4122 ou 3521-4135. 


sexta-feira, 27 de julho de 2012

Ouro Preto é palco de intervenção artística urbana nesta segunda-feira


Nesta segunda-feira, 30 de julho, a Praça Tiradentes é palco da intervenção artística urbana FLOR. Após sua estreia em junho deste ano na cidade de Porto Alegre (cidade natal da idealizadora do projeto, a bailarina Thais Petzhold) a intervenção artística urbana Flor irá, de forma inédita, ocorrer em julho nas ruas de:
Belo Horizonte: Dia 27 na Rua Aarão Reis, das 16h30 às 18h30 e dia 28 na Rua Rio de Janeiro, (em frente ao Banco Itaú) das 10h30 à 13h
Ouro Preto: Dia 30 na Praça Tiradentes, das 13h às 16h e dia 31 no Largo do Coimbra, ao lado da Igreja São Francisco de Assis, das 13h às 16h

O Projeto Flor, agraciado pelo Prêmio Procultura de Estímulo ao Circo, Dança e Teatro 2010, via FUNARTE e Ministério da Cultura, realizará em espaços públicos de livre circulação de sete cidades brasileiras de quatro estados (RS, MG, RJ e PE), intervenções artísticas urbanas com novas paisagens, estéticas de movimento e sonoridades, agregando artistas. Dois novos artistas de cada estado proporão interferências na obra mantendo sua essência e concepção, acrescendo um diálogo estético de complementação.

A performance "Flor": através da dança contemporânea e da música instrumental abre janelas poéticas no cotidiano urbano das cidades. "FLOR" é uma obra que estava inserida no projeto "Percurso Infinito", que foi apresentado em teatro, e circulou por Porto Alegre e algumas cidades do interior do RS entre 2008 e 2009 através do Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna, conquistando também o Prêmio Açorianos 2009 (conferido pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre) nas categorias Melhor Bailarina e Melhor Trilha Sonora em Dança.

Há anos realizando trabalhos cênicos na rua ou em locais públicos, Thais Petzhold, bailarina e idealizadora deste projeto, defende que a arte deve também estar inserida no cotidiano das cidades, sendo este cotidiano também indispensável na transformação e desenvolvimento da mesma. Quebrar a rotina das pessoas com intervenções poéticas é oferecer a chance de um momento de reflexão, conhecimento e inspiração. É estabelecer um diálogo entre a arte e o meio ambiente e deixar que a obra seja a resultante deste diálogo. É a arte estar aberta a interferências para poder interferir. É desenvolver a capacidade de percepção do momento presente e atuar com ele, compreendendo cada situação como uma composição única. É oferecer ao público esta compreensão e compartilhar a autoria da obra já que constrói junto o momento presente, estabelecendo assim uma relação de cumplicidade entre artista e público, ambiente e arte, dividindo a responsabilidade do acontecimento com todos os fatores que o circundam.

O conjunto da convivência urbana é um mosaico em constante metamorfose, um caleidoscópio em movimento, e quando a arte se insere neste ambiente compõe junto às imagens que nele florescem, tornando-se parte interdependente e necessária à composição do mesmo. Assim, após uma interferência artística, as pessoas que presenciam o acontecimento (artistas e público) guardam em sua memória percepções e sensações do mesmo deixando-se habitar pela experiência, que passa a ser então referência, conhecimento.

Quando a dança contemporânea habita ambientes urbanos públicos, principalmente em locais onde transitam pessoas com pouco acesso à cultura é constante a mesma pergunta e o mesmo comentário: "Que dança é esta?", "é diferente, é bonito, gostaria de ver mais." e o mesmo acontece com a música instrumental. Então, levar para a rua estas artes é contribuir também com a educação do povo além de provocar a emersão à poesia.

Concepção: Thais Petzhold (RS)
Performance:Thais Petzhold (bailarina RS) e Sérgio Penna (ator convidado para as performances em MG)
Música ao vivo: Celau Moreyra (músico RS) e Marcelo Kraiser (artista convidado para as performances em MG)
Contatos: Inês Hübner – Produção (51) 98600868 e Thais Petzhold (51) 96567087
Fotos: André Chassot

Confira a programação do fim de semana do Parque Vale dos Contos


quarta-feira, 25 de julho de 2012

Gabriela Pepino lança novo CD nesta quinta no Teatro Municipal Casa da Ópera

A cantora Gabriela Pepino lança, nesta quinta-feira, 26 de julho, o CD "Let me do It" no Teatro Municipal Casa da Ópera. O show será às 21h, com entrada franca. Para retirar o ingresso é preciso comparecer ao Teatro a partir de 1h antes do início do espetáculo.

Para conhecer um pouco mais sobre a obra e a vida da cantora, acesse seu site oficial.

Gabriela Pepino. Foto: Divulgação.

Cineclube Museu da Inconfidência apresenta a temática Descobrindo a América

Dia 27 (Sexta-feira) – 19 horas
Quemada


(Quemada. Direção: Gillo Pontecorvo. Itália/França.
1969. 115min. Drama. Classificação: 12 Anos.)

Sinopse: Uma ilha fictícia do Caribe, no século XIX, enfrenta uma grave crise colonial. Escravos de plantações de açúcar estão prontos a se revoltar contra o colonialismo português. Os britânicos oferecem apoio à revolta enviando um agente incendiário vivido por Marlon Brando em um de seus mais famosos papéis. Filme com trilha de Ennio Morricone.


Dia 28 (Sábado) – 19 horas
Aguirre: A cólera dos Deuses
(Aguirre, Der Zorn Gottes. Direção: Wener Herzog.
Alemanha/Peru. 1972. 100min. Drama. Classificação: 12 anos).


Sinopse: Em meados do século XVI, o conquistador espanhol Gonzalo Pizarro lidera uma expedição ao coração da América ainda recém descoberta. Um de seus homens, o louco e ganancioso Lope de Aguirre (vivido por Klaus Kinski em uma atuação histórica), resolve conquistar sozinho um território inóspito na esperança de encontrar o Eldorado. Eleito por diversos críticos como um dos filmes mais importantes da história do cinema. Um dos maiores trabalhos do diretor alemão Werner Herzog.

Entrada Gratuita. Sessões comentadas.
Cineclube Museu da Inconfidência
Auditório – Anexo I
Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro, Ouro Preto (MG)

Patrocinador: Caixa Econômica Federal.
Apoio: Associação de Amigos do Museu da Inconfidência.
Museu da Inconfidência: 3551-1121 / 3551-6023
Livraria e Vídeo-locadora Set Palavras: 3551-7541

terça-feira, 24 de julho de 2012

Festival de Inverno chega ao fim contabilizando mais de 315 eventos em Ouro Preto e Mariana


As cidades de Ouro Preto e Mariana vivenciaram duas semanas de intensas atividades com as 315 atrações do Festival de Inverno – Fórum das Artes 2012. O evento teve início no dia 8 e encerrou-se no último domingo, 22 de julho. As artes cênicas foram contempladas com 42 atividades, entre dança e teatro. Já na música, 72 atrações fizeram parte do Festival de Inverno. As artes visuais – fotografia e vídeo – foram representadas por 33 eventos e pelo menos 10 exposições fizeram parte da curadoria de artes plásticas. O Fórum das Artes, por sua vez, reuniu pesquisadores, estudiosos, professores, alunos e o público interessado em discutir temas ligados às Curadorias, em oito grandes eventos que foram realizados dentro da programação do Festival.

Para o pró-reitor de extensão da UFOP e coordenador geral do Festival de Inverno, Armando Wood, a avaliação do evento já é muito positiva: “Em todos os sentidos, entendemos que o Festival mais uma vez cumpriu seu papel. Tudo correu conforme o planejado, desde a produção, passando pela logística, pela divulgação, até chegarmos à realização de todos esses eventos”.

Foram diversas ações com um leque abrangente de possibilidades de interação e, com exceção das oficinas, para as quais há pagamento de taxa colaborativa de participação, as demais atividades foram gratuitas. No total, foram oferecidas 48 oficinas nas cidades de Ouro Preto e Mariana, divididas nas temáticas das sete curadorias do Festival.

O Festival de Inverno também se preocupou em sair dos centros históricos para ir ao encontro dos mais diversos públicos da região. Essa interação ocorreu não só por meio de intervenções artísticas inesperadas, mas também em atividades desenvolvidas para as instituições de ensino, por meio do Festival com a Escola, que contemplou as duas cidades sedes com um total de 16 atividades. A Caravana Festival levou filmes, teatro e exposições para as ruas e a presença da Orquestra Ouro Preto foi destaque entre as atividades desenvolvidas nos distritos. 

Caravana Festival - O Causo de Geraldo. Foto: Marcelo Tholedo
As ações realizadas nos distritos cumprem também um importante papel na proposta extensionista do Festival. Para Armando Wood, o retorno da população é um termômetro: “A resposta que tivemos das pessoas, seja nas ruas, nos eventos ou nos distritos, sempre foi uma avaliação positiva das atividades realizadas e da importância do Festival para Ouro Preto e Mariana”.

A temática deste ano possibilitou a variedade na programação e a internacionalização do evento. Com o tema “Latinoamérica. Libertas, Libertad, Liberdade?”, pela primeira vez o Festival permitiu a inscrição direta de propostas de apresentação de grupos e artistas de fora do Brasil, o que garantiu um leque maior de opções de atrações vindas de outros países. Com isso, o dinamismo tomou conta do Festival de Inverno, possibilitando o diálogo e a reflexão sobre as manifestações culturais dos países que compõem a América Latina perpassando todas as áreas do evento. 

Intervenção cênica (Praça Tiradentes) Foto: Íris Zanetti
Armando Wood também destaca que a edição 2012 ganhou novos ares com essa integração de um maior número de eventos internacionais: “Esperamos que a experiência deste ano se repita nos próximos. Vida longa ao Festival de Inverno”, concluiu.

Outras informações e a cobertura completa estão no site do Festival de Inverno: www.festivaldeiverno.ufop.br/.

Circuito Trilheiros (Trilha Camargos - Bento Rodrigues) Foto: Naty Tôrres

CIAM promove abertura da Semana Mundial de Aleitamento Materno neste sábado na Praça Tiradentes


Na tarde de sábado, dia 04 de agosto, o COMITÊ INTERINSTITUCIONAL DE ALEITAMENTO MATERNO - CIAM fará a abertura da SEMANA MUNDIAL DE ALEITAMENTO MATERNO na Praça Tiradentes, às 13 horas, com a participação de 100 mães e seus bebês para promover a prática da amamentação no município de Ouro Preto. Além da distribuição de brindes, frutas e água, várias atividades estão programadas: Oficina de massagem indiana para bebês (Shanthala); Oficina de brincadeiras infantis, pintura facial e de balões para crianças; Exibição de filmes sobre os benefícios da amamentação para a saúde da mãe e da criança.

"AMAMENTAR É PENSAR NO FUTURO"


Inscrições abertas para capacitação sobre a Lei Estadual de Incentivo à Cultura em Ouro Preto


A Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop recebe capacitação para Lei Estadual de Incentivo à Cultura no dia 2 de agosto (quinta-feira). Essa é uma ação da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), por meio da Superintendência de Fomento e Incentivo à Cultura. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site da Faop www.faop.mg.gov.br até a data da capacitação (2 de agosto).

O treinamento acontece de 13h30 às 16h30, no Auditório Bernardo Guimarães (rua Irmãos Kennedy, nº601, bairro Cabeças), com as palestrantes Nora Vaz de Mello e Sônia Valadares. Voltada para artistas, produtores e agentes culturais, a iniciativa oferece aos participantes instruções acerca da legislação cultural vigente e de sua dinâmica de funcionamento, bem como sobre o processo de criação dos projetos para serem inscritos na Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

Lei Estadual de Incentivo à Cultura
O Edital 2012 da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LEIC) já foi lançado. Esse é um dos principais programas de fomento a iniciativas culturais mantidos pelo Governo de Minas Gerais, por meio de renúncia fiscal. As inscrições estão abertas até o dia 17 de agosto, podendo apresentar projetos artístico-culturais pessoas físicas ou jurídicas com atuação comprovadamente na área cultural.

Para a inscrição, os proponentes deverão observar as exigências dispostas no Edital 01/2012 da LEIC disponível para consulta no site www.cultura.mg.gov.br. Este ano, a Lei 17.615/08, que estabelece as normas da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, determina que 44% dos recursos disponíveis para o programa deverão ser direcionados para projetos de empreendedores culturais residentes no interior.

A capacitação pretende auxiliar aos interessados na compreensão da legislação e da construção dos projetos. Além de Ouro Preto, as cidades de Tiradentes, Patos de Minas, Nova Lima, Timóteo, Formiga e Belo Horizonte também recebem o treinamento.


segunda-feira, 23 de julho de 2012

Estão abertas as inscrições para o encontro Fotógrafos em Ouro Preto

Estão abertas as inscrições para oficinas no encontro Fotógrafos em Ouro Preto, a ser realizado entre 02 e 05 de agosto na cidade. O festival, que se subdivide nas categorias "Encontro de Gerações", "Encontro de Linguagens" e "Encontro de Lugares e Culturas" propõe uma sensibilização do olhar e da cidadania. Para efetuar a inscrição, é necessário acessar o site do evento, clicando aqui.



Museu do Oratório apresenta Série Concertos no dia 28 de julho


Leoni reúne maior público da Praça da UFOP durante o Festival de Inverno


Por: Renata Felício
Foto: Eduardo Trópia

Grandes sucessos como “Garotos” e “Por que não eu” animaram o público neste sábado, 21 de julho, na Praça da UFOP, em Ouro Preto, durante o show do cantor e compositor Leoni, um dos mais esperados no Festival de Inverno 2012. A apresentação atraiu pessoas de toda a região e também turistas de outros Estados que estavam curtindo o Festival.

Victor Ribeiro, fisioterapeuta de 32 anos, saiu de São Carlos, interior de São Paulo, só para assistir o show do Leoni em Ouro Preto. “Eu o acompanho desde a época do Kid Abelha. Ele é muito importante na música popular brasileira. Trazendo a música dos anos 80, ele me trouxe muitas lembranças. O Leoni faz parte da minha vida. Me ajudou a superar as minhas dificuldades em um período dificil”.

Do rock internacional às músicas brasileiras, Leoni é inspirado por vários estilos musicais para compor as suas canções: “Trabalho tanto com a parte musical do rock inglês, o rock americano, quanto com a música de Chico Buarque, Tom Jobim. A minha mistura é grande. Quando eu comecei a fazer música, eu fazia mais rock. Agora eu nem sei mais o que faço direito”, comentou o cantor em entrevista para o site do Festival.


sexta-feira, 20 de julho de 2012

1º Encontro de Folias de Reis acontece neste domingo na Mata dos Palmitos

A comunidade de Mata dos Palmitos, no distrito ouro-pretano de Santa Rita, recebe, no dia 22 de julho, o 1º Encontro de Folias de Reis da Localidade. O evento marca a tradição folclórica presente na Região dos Inconfidentes e busca difundir a cultura popular local, evidenciando elementos característicos de cada grupo, através de suas apresentações. Durante o evento, o padre Antônio Jésus irá realizar uma celebração religiosa.

As Folias de Reis são compostas por músicos instrumentistas, cantores e, em alguns, por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Com isso, preservam os festejos de origem portuguesa ligados às comemorações do culto católico do natal, trazidos para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira.

O distrito de Santa Rita entra para a rota de encontros regionais, promovendo a integração da cultura local, em favor da disseminação do folclore brasileiro. Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece, desde 1950, o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O Encontro é o maior e mais antigo do país.

O evento é organizado pela Folia de Reis da Mata dos Palmitos e Comissão Ouro-pretana de Folclore.

Chapada recebe tradicional festa em honra a Sant'ana e Maria Concebida

O subdistrito de Lavras Novas, Chapada, recebe, entre os dias 26 e 29 de julho, a tradicional Festa em honra à Sant’ana e Maria Concebida. A programação da Festa prevê celebrações religiosas, procissões, alvorada festiva, batizados e leilões. A comunidade poderá também assistir aos shows de Silvani e Banda (sábado, 28) e Edson e Nazareno (domingo, 29).

Festa de Sant’ana e Maria Concebida
A Festa de Sant’ana e Maria Concebida é considerada patrimônio imaterial na categoria de “Celebrações”. A comemoração da mãe de Maria em Chapada é mais uma das várias expressões do catolicismo popular que se conformou na região das Minas, abastecida pelas contribuições dos vários grupos étnicos existentes entre a população mineira.

A festa de Sant’Ana é hoje marco principal para a população da Chapada, catalisando e acumulando sobre si a força de identidade dos moradores da localidade e reafirmando os aspectos de sua história e tradição.

Atividades culturais para todos os gostos no último fim de semana do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Por: ACI/UFOP

Uma programação repleta de atrações no último fim de semana do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana — Fórum das Artes 2012.  Nos dias 21 e 22 de julho, o público pode conferir espetáculos teatrais como o do Grupo Galpão, com a peça “Romeu e Julieta”, em Mariana; shows como os de Marcel Powell e Ithamara Koorax, uma das maiores vozes do jazz do mundo, do cantor Leoni, entre outras atividades culturais como teatro, exposições e sessões de cinema.  

No sábado, dia 21, é realizada, na Plataforma da Estação Ferroviária de Mariana, a “Poesias nos trilhos”, com a Cia Trem que Pula, às 14h. O evento tem como tema este ano “Samba, Modernidade e Identidade” e o objetivo é levar a intervenção artística durante a viagem de trem entre Mariana e Ouro Preto. A Cia é formada por alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que participam do Festival levando alegria e descontração.

Também no dia 21, às 19h, o grupo de música instrumental “Derivasons” se apresenta no Teatro SESI, em Mariana. Criada em 2010, a equipe é formada por sete compositores/intérpretes ligados à Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à Fundação de Educação Artística. O grupo já se apresentou em diversas salas de concerto de Belo Horizonte.

Na Casa da Ópera, em Ouro Preto, às 19h, acontece o espetáculo “Not History's Bones - A Poetry Concer”, do grupo italiano de teatro Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas RichardsOpen Program. A peça, dirigida por Mario Biagini, é composta por nove atores de várias partes do mundo. Este evento em forma de concerto explora — de maneira não discursiva — as raízes de diversos estilos musicais contemporâneos. Tal exploração nasce como uma extensão natural dos muitos anos de pesquisa desenvolvida pelo Workcenter sobre os cantos de tradição. Os membros do grupo compuseram e arranjaram todas as canções. Usando a poesia de Allen Ginsberg, o grupo desata a pluralidade de significados, percepções e intuições da palavra poética.

No mesmo dia, apresentam-se também os músicos Marcel Powell e Ithamara Koorax, em Ouro Preto, às 20h30, no Teatro Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Os artistas farão uma homenagem à Baden Powell, pai de Marcel, que morreu há 12 anos. Koorax, uma das maiores cantoras de jazz do mundo, já trabalhou com artistas próximos a Baden como Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Marcel herdou, além do sobrenome, a aptidão pelo violão.

Outra atração da noite do dia 21 é o cantor Leoni, com o show “Noite Perfeita”, na Praça da UFOP, às 22h, em Ouro Preto. Cantor e compositor, o artista começou sua carreira na banda "Kid Abelha e os Abóboras Selvagens", em 1982. Depois, formou o grupo "Heróis da Resistência", em 1986, e partiu para a carreira solo, em 1993. O mais novo CD do artista, “Nas margens de mim”, é uma parceria com Fernando Anitelli e Daniel Santiago, do grupo “O Teatro Mágico”.

No domingo, dia 22, a banda Osquindô, da Cia Lunática, apresenta uma deliciosa mistura de canto, dança e brincadeiras, a partir de uma mistura musical e cênica mexendo no baú das tradições culturais. Cantigas, jogos, brinquedos cantados, parlendas, mitos, artesanato de raiz e os jogos das festas populares convertem-se em ingredientes para a criação do espetáculo, que ocorre na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, às 16h.

Depois de encenação surpreendente em Ouro Preto, no dia 18, o Grupo Galpão faz nova apresentação do espetáculo “Romeu & Julieta”, dessa vez em Mariana, às 17h, na Praça da Sé. Ao atualizar o sentido da mais conhecida história de amor da humanidade, a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Desde sua estreia na histórica cidade de Ouro Preto, em 1992, "Romeu & Julieta" construiu carreira de sucesso de público e de crítica, no Brasil e no exterior.

Para o público infantojuvenil, no Teatro SESI, em Mariana, às 19h, o grupo Tato Criação Cênica apresenta o espetáculo "E se...”, que discute, com bom-humor e fantasia, os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas e ações de cada um no coletivo. O grupo Tato Criação Cênica é de Ouro Preto e foi fundado em 2004, com a junção dos trabalhos de Dico Ferreira e Katiane Negrão.

Às 21h, na Praça dos Ferroviários, em Mariana, é a vez do samba com o cantor Jorge Aragão. Com 20 álbuns (fora as várias coletâneas) e mais de 30 anos de estrada, Aragão é um fenômeno da indústria fonográfica no Brasil. Como compositor, o "poeta do samba" explodiu nas vozes dos maiores intérpretes da MPB e é gravado por nove entre dez artistas, principalmente do samba. Ele é dono de hits que venceram o tempo, tais como "Malandro", "Coisinha do pai", "Vou festejar", "Enredo do meu samba", "Eu e você sempre", "Coisa de Pele", entre outros.

Confira a programação deste fim de semana no Parque Vale dos Contos


quinta-feira, 19 de julho de 2012

Jards Macalé apresenta-se hoje no Teatro Ouro Preto

Nesta quinta-feira, 19 de julho, o cantor e compositor Jards Macalé apresenta-se às 20h30 no Teatro Ouro Preto, localizado no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto.

Há quase 35 anos no cenário musical, Jards transita nas várias formas da arte: cinema (trilhas sonoras, compositor, instrumentista e ator); poesia (compositor e autor); teatro (instrumentista, compositor e diretor musical); artes plásticas (produziu trilhjas para exposições de alguns dos mais significativos e importantes artistas plásticos brasileiros); televisão (instrumentista e ator); shows e gravações (produtor, orquestrador, diretor musical, instrumentista e cantor).

Ainda nesta quinta, o Teatro Municipal Casa da Ópera apresenta o espetáculo "In Conserto", do grupo Teatro de Anônimo, às 19h. Na trama, um trio de palhaços se prepara para dar um concerto público, mas muitas trapalhadas acontecem até que consigam executar suas peças. A estrutura do "In Conserto" mora no jogo clássico dos velhos palhações. Classificação: 12 anos.

Às 21h de hoje, acontece na Associação Comercial de Ouro Preto o The Living Room - Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas Ricahrds - Focused Research Team in Art as Vehicle (Itália). O Focused Research Team in Art as Vehicle, dirigido por Thomas Richards, continua a pesquisa do workcenter no âmbito da Arte como Veículo, prática que desde o início do worcenter baseia-se em cantos antigos de tradição. Esta nova criação no campo da Arte como Veículo nos leva a casa, ao lugar aonde damos boas vindas ao outro. Começando por essa ação fundamental, que pode acontecer em um salão, entra-se na investigação sobre como os potenciais do ofício da performance podem enriquecer e ser enriquecidos pelas realidades e relações interpessoais cotidianas. A capacidade é de 50 pessoas. Classificação: 12 anos.

Para acessar a programação completa do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana desta quinta-feira, clique aqui.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Orquestra Ouro Preto encerra Festival de Inverno neste domingo com série de concertos The Beatles

Por: ACI/UFOP
Foto: Divulgação

A Orquestra Ouro Preto encerra, no dia 22 de julho, domingo, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana, às 22h, na Praça da UFOP, com um grande concerto a céu aberto. No repertório, o grupo volta a apresentar a série The Beatles, sucesso de público e crítica que rendeu à Orquestra convite para se apresentar no International Beatles Week 2012, evento que reúne fãs e bandas de mais de 40 países ao redor do mundo que tem em comum a paixão pelo pelo quarteto de Liverpool. 


Ouro Preto realiza encontro nacional de fotografia entre 02 e 05 de agosto

"Fotógrafos em Ouro Preto", encontro nacional de fotografia a ser realizado na cidade entre 02 e 05 de agosto,traz como mote de sua primeira edição "Encontro: encontro de gerações, encontro de culturas, encontro de lugares, encontro de linguagens".

Ouro Preto, terra de luz e sombras, reunirá fotógrafos de todo o país em um evento que abordará a fotografia como instrumento de sensibilização para o exercício da cidadania propondo, ao mesmo tempo, a troca de experiências sobre novas tecnologias e os usos dessa ferramenta da expressão humana.

O ponto de partida para a idealização do encontro foi a descoberta de uma fotografia feita na década de 1980. O célebre registro de Luiz Carlos Felizardo imortalizou o grupo de participantes da Semana Nacional de Fotografia da Fundação Nacional de Arte (Funarte), realizada em Ouro Preto em 1987, e estimula agora, em 2012, o encontro de fotógrafos, jornalistas, empresários e produtores em torno da realização de um encontro de fotografia na antiga Vila Rica, berço de outros tantos eventos que serviram como referência para a produção cultural no Brasil.  

Encontro Nacional de Fotografia realizado em Ouro Preto em 1987



Museu Casa Guinard abre exposição Ouro Preto: Amor Inspiração neste sábado

O Museu Casa Guinard abre, neste sábado (21), a exposição "Ouro Preto: Amor Inspiração", com desenhos de Alberto da Veiga Guinard, inspirados na cidade. A exposição compõe o projeto "50 anos sem Guinard" e estará aberta até o dia 28 de julho.

A Casa Guinard localiza-se na Rua Conde de Bobadela, 110. Seu horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, de 12h às 18h e, aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 15h. 


terça-feira, 17 de julho de 2012

Shows na Praça da UFOP esquentam o público nas noites frias de Ouro Preto

Por: Comunicação Festival

A Praça da UFOP, além de palco principal que recebe nomes como Leoni, Daniel Gonzaga e Velha Guarda da Portela, conta também com a Praça de Alimentação e shows de artistas de Ouro Preto.

O repertório faz um passeio pela vasta música popular brasileira e o som de barzinho, tipicamente mineiro, é obra de intérpretes singulares da Região dos Inconfidentes.
Todos os dias, a partir das 19h, é possível aproveitar também essa opção dentro da programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana. Confira a lista dos shows das 19h:

17 de julho – terça-feira19h – Deitando o Cabelo (samba-choro)
Local:
 Praça da UFOP – Ouro Preto.

18 de julho – quarta-feiraMúsica
19h – Kastora
Local:
 Praça da UFOP – Ouro Preto

19 de julho – quinta-feira
Música
19h – Geraldo Geraes
Local:
 Praça da UFOP – Ouro Preto.

20 de julho – sexta-feiraMúsica
19h – Daniel Torquete
Local:
 Praça da UFOP – Ouro Preto.

21 de julho – sábadoMúsica
19h – Laís Garcia – voz e violão
Local:
 Praça da UFOP – Ouro Preto.

22 de julho – domingoMúsica
19h – Thiago Cruz
Local:
 Praça da UFOP – Ouro Preto.
Confira a programação completa de shows, espetáculos, exibições e de tudo o que acontece no Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2012 através do site oficial do evento.

Grupo Galpão apresenta Romeu e Julieta nesta quarta na Praça da UFOP


Por: Comunicação Festival

Diz o ditado: “O bom filho a casa torna”. Essa expressão ajuda a definir a apresentação em Ouro Preto de “Romeu e Julieta”, do Grupo Galpão, estreando na cidade em 1992. Após 20 anos, o público do Festival de Inverno vai poder acompanhar uma das peças consideradas marco na história da companhia. O espetáculo conquistou o público e a crítica no Brasil e no exterior, além de ganhar vários prêmios. A versão do diretor Gabriel Villela aproxima o clássico de Willian Shakespeare à cultura popular do País, ao inserir elementos barrocos na música, no cenário e no figurino dos atores.

São duas apresentações em locais abertos, uma delas em Mariana, ressaltando as características do Teatro de Rua do Grupo, que utiliza, entre outros artifícios, pernas de pau para que o espectador possa ver os atores em cena. Em Ouro Preto, a apresentação está programada para o dia 18 de julho, na Praça da UFOP, às 17h, e, em Mariana, será realizada no dia 22 de julho, às 17h, na Praça da Sé.                                               

Criado em Belo Horizonte em 1982, o Grupo Galpão é formado por atores que realizam o teatro de pesquisa e circulam por todas as regiões do País, resgatando sempre as raízes populares. Ao completar 30 anos de carreira, a companhia tem na bagagem apresentações em diversos países da América Latina, Europa e também nos Estados Unidos e Canadá.


Hoje, 17 de julho, o distrito de Antônio Pereira apresenta a "Caravana Festival", às 12h30, com filmes, teatro e exposição. A Caravana Festival acontecerá na Escola Municipal de Antônio Pereira. Às 20h30 há a apresentação no Teatro Ouro Preto (Centro de Artes e Convenções) do espetáculo "Fragmentos de Libertad", do Teatro Varasanta, da Colômbia.

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012 termina no domingo, 22 de julho. Toda programação pode ser conferida no site www.festivaldeinverno.ufop.br.

Outras informações:
Assessoria de Comunicação Institucional (ACI / UFOP)

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Velha Guarda da Portela apresenta-se hoje na Praça da UFOP

Com uma história marcada pelo pioneirismo no mundo do samba, a Velha Guarda da Portela acaba de completar 40 anos. Considerada um dos pilares da cultura do samba da mais pura linhagem, é responsável por um precioso roteiro de músicas dos compositores e por impulsionar o renascimento das Velhas Guardas das outras escolas. 

A Velha Guarda da Portela apresenta-se hoje, 12 de julho, às 22h, na Praça da Universidade Federal de Ouro Preto. O evento integra a programação do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2012.

Ainda hoje, há o programa "Orquestra nos Distritos" com apresentação da Orquestra Ouro Preto às 21h na Igreja de Santo Antônio, distrito de Glaura. O grupo Nó na Madeira Trio apresenta-se às 23h30 no Bar do Festival (Centro de Artes e Convenções da UFOP).

Amanhã, 13 de julho, Cancioneiro Latinoamericano , mistura de ritmos e culturas, apresenta-se às 19h na Praça da UFOP, e é seguido pelo show de música latina Psiko Tropical Musik, às 22h. o Bar do Festival apresenta show de Gabriel Guedes e Rodrigo Borges às 23h30.

Para conferir a programação completa do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana - Fórum das Artes 2012, clique aqui.

Confira a programação do fim de semana no Parque Vale dos Contos


Confira o horário de funcionamento dos museus da cidade no mês de julho

A Secretaria de Cultura e Turismo, através do Sistema de Museus, informa o horário de funcionamento dos museus durante o mês de julho. Clique na imagem para visualizar.


Secretaria de Cultura e Turismo promove a socialização e a capacitação de sua equipe

Nos últimos dias, a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto esteve presente em importantes ações para o município e para seus funcionários. Em 21 de junho, a equipe participou de uma visita guiada, por Genivaldo dos Santos - o "Ponte Nova" -, ao Museu da Inconfidência com o objetivo de melhor capacitar seus funcionários, além de promover a integração do grupo. No último dia 08, em comemoração ao aniversário da cidade, autoridades, visitantes e ouro-pretanos prestigiaram o show da dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó na Praça Tiradentes. Já em celebração às festividades juninas, a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo reuniu-se no dia 06 de julho nas dependências do depósito da prefeitura para festejarem a data.

A respeito de tais ações, o secretário de cultura e turismo da cidade, André Simões, declara:
"Ouro Preto viveu um momento muito alegre e festivo nos últimos dias em comemoração ao 301 anos de nossa Vila Rica, com várias apresentações culturais na cidade, abertura do Festival de Inverno e o  tão sonhado campo da Água Limpa. Tudo isso foi coroado com o grande Show de Chitãozinho e Xororó, que trouxe para a Praça Tiradentes toda a emoção, simpatia e carisma da dupla em um show voltado à família ouropretana" (referindo-se ao aniversário da cidade).

Prefeito Ângelo Oswaldo e André Simões ao lado da dupla Chitãozinho & Xororó

"É muito importante para nós, que trabalhamos com o turismo e cultura, conhecermos ainda mais a nossa história, a nossa cidade. Esta ação, além de conhecimento, busca ainda um momento de integração entre nossos funcionários. Agradecemos o idealizador do projeto, nosso guia de turismo Ponte Nova, e declaramos que continuaremos em outras visitas" (referindo-se à visita guiada ao Museu da Inconfidência).
Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo reunida após visita guiada ao Museu da Inconfidência
 
"Buscando ainda mais a integração em nossa Secretaria, este é um momento muito agradável para todos, uma vez que apoiamos e realizamos mais de 80 festas juninas na sede e em seus distritos, este é nosso momento de descontração" (referindo-se à Festa Junina da Secretaria de Cultura e Turismo).

Equipe da Secretaria de Cultura e Turismo em festa junina realizada no dia 06 de julho


quarta-feira, 11 de julho de 2012

Departamento de Eventos divulga relação de festividades que ocorrem em julho na cidade

O Departamento de Eventos da Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto divulga a relação de eventos e festividades nas quais atua no mês de julho. Confira na planilha abaixo a especificação dos eventos com seus horários e locais.


Período
Evento
Local
Horário
14
Festa Junina
Lavras Novas
Ronilda – 8750-8032
19 horas
13, 14 e 15
Festa de Santo Antônio
Glaura
Mª Aparecida – 3553-7136
18 horas
14
Festa Junina
E. M. São Sebastião

Centro Comunitário – Morro São Sebastião
Ângela – 3551-5009
12 horas
14 e 15
Arraia do Ti Quelé
Antônio Pereira
Regina – 9961-8352/3553-8715
18 horas
14
Festa Junina
Creche Criança Feliz
Santo Antônio do Leite
Vanilda – 3553-4319
13 horas
13, 14 e 15
10º Arraia do Morro do Cruzeiro
Alto da Cruz
Flaviano – 8685-3151
18 horas
14
Festa Junina
Quadra da Área de Lazer – Cabeças
Rogério – 3551-7040
17 horas
14
Apresentação do Centro Cultural
Praça Benedito Xavier
Ao Lado da Capela – C. Campo
Iêda – 3553-1947
xxx
13
Festa Junina
E. M. Izaura Mendes
Piedade
José César – 3559-3313
15 horas
12 a 22
Festival de Inverno
Centro de Convenções
Júlia Mitrad – 3559-1358
xxx
11 a 16
Festa de N. S. Do Carmo
Capela da Cristo Rei – Saramenha
Mª de Lourdes – 3551-5722
xxx
13, 14 e 15
Festa Junina
Rua 03 de Maio
Pocinho
18 horas