Páginas

sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Comunicado Importante


Prezados parceiros,

A Sra. Silvana Nascimento, Secretária Adjunta da SETUR/MG, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Ouro Preto, convida  todos os representantes dos museus de Ouro Preto,Trem da Vale e demais empreendimentos turísticos,que cobram ingressos, para apresentação do Projeto "Passaporte Turístico".

Data: 03.09.12 (segunda-feira)
Horário: 14h
Local: Auditório da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Casa de Gonzaga).

Contamos com a participação de todos!!

Nota: gentileza confirmar a participação por e-mail.
culturaeturismo@ouropreto.mg.gov.br

É lançado o guia da 6ª Primavera dos Museus


Já está disponível no site do Ibram o Guia da Programação da 6ª Primavera dos Museus, que acontece entre os dias 24 e 30 de setembro. Mais de 800 museus e outras instituições culturais têm participação confirmada na temporada, que este ano traz como tema “A Função Social dos Museus”. Veja aqui.

Com mais de 2.400 eventos em 364 municípios, a programação atinge todos os estados e o Distrito Federal. Pela primeira vez, também participará da iniciativa uma instituição de outro país: o Museo Etnolóxico, de Ribadavia (província de Ourense), na Espanha.

Outra novidade na edição deste ano é uma parceria firmada pelo Ibram com o MetrôRio que vai garantir desconto na entrada de dez museus para usuários do cartão pré-pago e funcionários da empresa. Do dia 1º a 23 de setembro, os descontos serão de 50% e do dia 24 a 30 de setembro, semana da Primavera dos Museus, os descontos serão de 100%. O MetrôRio também vai indicar a visitação de 13 museus gratuitos próximos a estações.

Coordenada pelo Ibram, a Primavera dos Museus tem por objetivo chamar a atenção de museus e sociedade para o debate em torno de assuntos da atualidade através de eventos como exposições, seminários, oficinas e palestras, entre outros.

O tema deste ano homenageia os 40 anos da Declaração da Mesa Redonda de Santiago do Chile, realizada em 1972. A partir da assinatura da declaração, os museus passaram a ser entendidos como instituições a serviço da sociedade com importante papel na formação da consciência das comunidades.

Informe Parque Vale dos Contos

Tradicionalmente, todos os finais de semana da histórica Ouro Preto são marcados pelas atrações musicais e culturais do projeto Vale dos Contos. Contudo, neste próximo, dias 31, 1º e 2 de setembro, não haverá programação em virtude da realização da Mostra Internacional de Música em Olinda (MIMO). O evento pernambucano acontece pela primeira vez na cidade mineira e vai promover os estilos erudito, instrumental e popular. Entre os destaques estão Sonia Rubinsky, Hamilton de Holanda, Tom Zé, Ricard Bona, Duo Milewski e Juarez Moreira. No segundo final de semana de setembro, o projeto Vale dos Contos retorna com a sua programação normalmente. A decisão de suspender as apresentações foi devido à coincidência de horários das atrações dos dois eventos.

Mais informações estão disponíveis no site www.valedoscontos.com.br

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ouro Preto recebe pré-abertura do Festival Internacional de Corais neste domingo



Neste ano, o FIC – Festival Internacional de Corais faz uma homenagem ao grande poeta mineiro Carlos "Drummond" Andrade. As apresentações acontecerão de 15 a 30 de setembro de 2012 em diversos locais de Belo Horizonte passeando pelo seu rico conjunto arquitetônico e efetivando as atividades turísticas e culturais da cidade. Diversos corais entoarão canções eruditas e populares para realizar memoráveis apresentações em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Desejamos que cada vez mais, as comunidades locais sintam-se pertencentes mantendo as tradições e os valores do povo mineiro.

Na pré-abertura, Ouro Preto recebe o Coral Mediterrâneo no dia 02 de setembro, às 20h, na Igreja do Pilar. O evento também celebra os 300 anos da Igreja.

Confira a programação completa no site do evento.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Caminhada da Lua acontece neste sábado


Neste sábado, 1 de setembro, a Destino Livre promove a Caminhada da Lua, percurso  por trilha histórica na crista de Serra do Veloso de onde se avista a cidade de Ouro Preto e o vale de Catarina Mendes. Após a trilha, os participantes serão recepcionados com jantar e terão disponível um telescópio para observação de astros na Praça São Sebastião.

Encontro na Praça da Capela de São Sebastião - Morro São Sebastião, Ouro Preto, MG.
Percurso: Estrada de São Bartolomeu - Serra do Veloso - Morro São Sebastião
Distância: 6 km
Duração Prevista: 2 horas
Informações e Reservas: Marcel Vasconcellos
(31)9290-2792
Emails: caminhadadalua@gmail.com / marcelvt79@gmail.com

Foto da Praça da Capela de São Sebastião

Festa de Nossa Senhora de Nazaré acontece de 31 de agosto a 09 de setembro em Cachoeira do Campo




A Festa de Nossa Senhora de Nazaré acontece no distrito de Cachoeira do Campo entre os dias 31 de agosto e 09 de setembro. No sábado de 08 de setembro, haverá o show da Banda Adoração e Vida, às 21h, na Praça da Matriz. Entrada franca.

Galeria de Arte Nello Nuno apresenta exposição “Memória Impressa” em Ouro Preto



 
Em setembro, sete artistas utilizam a técnica de gravuras para apresentar suas lembranças na exposição “Memória Impressa”. A coletiva fica exposta entre os dias 6 e 29 de setembro, na Galeria de Arte Nello Nuno, em Ouro Preto, e a abertura acontece na quinta-feira (6), às 20h. A entrada é franca.


Ao todo, a exposição apresenta obras dos gravadores de São Paulo: Carmen Seiler, Cassiano Pereira Nunes, Cláudia Bhurkna, Iole Di Natale, Ivone Beltran, Nelson Maldonado e Silvia Ruiz. A curadoria fica por conta de Cahoni Chufalo. O ato de gravar significa entalhar, esculpir, marcar, perpetuar, reter na memória. A diversidade dessa mostra atesta um pouco as muitas possibilidades permitidas pela gravura. Longe de ser um suporte ultrapassado, é receptáculo ainda válido para receber das mãos do artista aquilo que ele absorve do mundo.


“Mais do que gravuras, ‘Memória Impressa’ expõe um pouco do que são e do que forma esses sete artistas. Agindo criativamente sobre a memória, cada um deles constrói uma nova presença no tempo, uma nova possibilidade de experiência. E se é certo que a arte aspira à eternidade, então o que vemos não são apenas memórias e impressões; são também pequenos antídotos ao esquecimento”, aponta Cahoni Chufalo.


A Galeria de Arte Nello Nuno – da Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop – funciona segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, e aos sábados, das 9h às 14h, na rua Alvarenga, 694, bairro Cabeças. A entrada é franca.

Últimos dias da coletiva de agosto

Até este sábado, 1 de setembro, o público pode conferir as séries de esculturas “As voltas que a tira dá” e “Território Antropomórfico”, dos artistas Regiane Espírito Santo e Maurílio de Costa Souza na Galeria de Arte Nello Nuno. A entrada é franca. 

Em seu trabalho, a ceramista Regiane Espírito Santo – que também é professora de cerâmica da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade da Faop – usa a natureza como metáfora para representar o processo evolutivo, da arte e do amadurecimento artístico e filosófico da artista. Já as esculturas de Maurílio Souza foram produzidas com diferentes tipos de madeira e formatos. Corpos e troncos se torcem e se fundem em novas formas.

Confira a programação de setembro do Museu Casa Guinard


Clique na imagem para ampliá-la.

Parque Natural Municipal das Andorinhas promove Sábado no Parque em 1 de setembro

Neste sábado, 1 de setembro, o Parque Natural Municipal Cachoeira das Andorinhas recebe o encontro "Sábado no Parque", uma realização da Secretaria de Meio Ambiente de Ouro Preto, em parceria com as Secretarias de Educação e Saúde. Confira a programação do evento:

8h - Caminhada orientada
10h - Aulão de ginástica coletiva
Stands
Medição de glicemia e aferição da pressão arterial
Prevenção de queimadas
Distribuição de mudas
Tenda de Educação Ambiental
Atividades recreativas;
Pintura facial;
Gincana;

Caso haja interesse em participar do evento, a organização pede que se entre em contato para informar o número de participantes através do telefone (31) 3551-1388

Local: Parque Natural Municipal das Andorinhas
Organização:

Secretaria Municipal de Meio Ambiente
Secretaria Municipal de Saúde
Secretaria Municipal de Educação
Apoio:
Secretaria Municipal de Agropecuária

Informações através do telefone (31) 3559-3253

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Ouro Preto recebe Seminário "Habitação de Interesse Social nas Cidades Históricas e o Direito à Cidade" em setembro





Programa:

1º dia – quinta feira, 13/09/2012
13:00h às 18:00h
Credenciamento 
Local: Anexo à Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto

19:00h
Local: Casa da Ópera– Teatro Municipal de Ouro Preto

Abertura do Seminário: Habitação de Interesse Social nas Cidades Históricas e o Direito à Cidade.

Aguinaldo Velloso Ribeiro Borges – Ministro de Estado das Cidades.

Angelo Oswaldo de Araújo Santos – Prefeito de Ouro Preto e Presidente da Associação Brasileira das Cidades Históricas - ABCH
Luiz Fernando de Almeida – Presidente do IPHAN.

20:00h

Palestras Magnas:

20:00h às 20:30h

Habitação de Interesse Social - Cidades Históricas
Palestrante: Inês da Silva Magalhães – Secretária Nacional de Habitação do Ministério das Cidades.

20:30h às 21:00h

Programa de Aceleração do Crescimento para Cidades Históricas
Palestrante: Robson Antônio de Almeida – Coordenador Nacional do PAC Cidades Históricas - IPHAN

21:00h

Boas Vindas

2º dia – sexta feira, 14/09/2012
Local: Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto

8:00h às 09:00h
Desenvolvimento urbano e preservação do patrimônio cultural
A experiência de Ouro Preto
Expositor: Gabriel Simões Gobbi – Secretário Municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Ouro Preto – MG.
09:00h às 10:00h
Expositor: Raoul Pastrana – Arquiteto urbanista, ex-professor da Escola de Arquitetura de Paris “La Villete”, integrante de missões da UNESCO em experiências de revitalização de prédios históricos e bairros na França e em outros países.
10:00h às 10:15h – intervalo – café
10:15h às 11:15h
Conjuntos Habitacionais: Inserção Urbana, conceitos e tipologias residenciais.
Expositora: Marilia Dalva Magalhães Carneiro – Mestre em Arquitetura pela EAU/UFMG - Doutora em Arquitetura pela Universidad de Valladolid, Espanha.  Professora do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da PUC Minas 1991-2011. 
11:15h às 12:15h
Habitação de interesse social e o direito à cidade
Expositor: Luiz Fernando de Almeida – Presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN; arquiteto, coordenador do Programa Monumenta do Ministério da Cultura.
Mediador: Marcos Rocha – Arquiteto, urbanista consultor em planejamento de habitação de interesse social. Coordenou o Plano Municipal de habitação de Ouro Preto.

12:15h às 14:00h - almoço

14:00h às 15:00h
Expositor: Zezéu Ribeiro – Deputado Federal – Arquiteto e Urbanista, pós-graduado em Gestão Ambiental, membro do Conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Autor da Lei da Assistência para Moradia de Interesse Social - Lei 11.888/08.
15:00h às 16:00h
Desenvolvimento urbano, direito à moradia e a prevenção de desastres naturais
Expositor: Celso Santos Carvalho – Diretor do Departamento de Assuntos fundiários Urbanos e Prevenção de Riscos do Ministério das Cidades.
16:00h às 16:15h café
16:15h às 17:15h
Financiamento público de moradias
Expositora: Junia Maria Barroso Santa Rosa – Diretora do Departamento de Desenvolvimento Institucional e Cooperação Técnica do Ministério das Cidades.
17:15h às 18:15h
Expositora: Evaniza Rodrigues, consultora da presidência da Caixa Econômica Federal, ex-coordenadora da União Nacional por Moradia Popular.

Mediador: Huaman Xavier Pinto Coelho – Secretário Municipal de Fazenda e de Planejamento e Gestão da Prefeitura Municipal de Ouro Preto.

Noite cultural livre

3º dia – sábado, 15/09/2012
Casa da Ópera – Teatro Municipal de Ouro Preto
   
Mini Curso

8:30h às 9:30h
1. Financiamento de imóveis privados nas cidades históricas
Expositores: Érica Cristina Castilho Diogo – Coordenadora Geral de Bens Imóveis - Departamento do Patrimônio Material e Fiscalização – DEPAM/IPHAN
9:30h às 10:30h
2. Implementação de Assistência Técnica nos Municípios
Expositor: Iasminy Tanure – Superintendente de Habitação de Interesse Social da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional e Política Urbana - SEDRU/MG

Intervalo café

11:00h às 12:00h
3. Desenvolvimento de Políticas de Habitação
Expositora: Junia Maria Barroso Santa Rosa - CEF

Almoço – 12:00 às 13:30h 
 
13:30h às 14:30h

4. Minha Casa, minha vida – cidades históricas
Expositor: Maria do Carmo Avesani - Ministério das Cidades

14:30h às 15:30h

5. Regularização fundiária de interesse social
Expositor: João Costa Aguiar – Conselheiro Estadual de Desenvolvimento Regional e Políticas Urbanas

15:30h às 16:30h
6. Mobilidade urbana e acessibilidade
Expositora: Luiza Gomide de Faria Vianna – Ministério das Cidades    

16:30h
Encerramento oficial


** Todas as palestras do 2º e 3º dias deverão ser de no máximo 50 minutos reservando 10 minutos para até três perguntas que deverão ser apresentadas ao palestrante por escrito.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Ouro Preto recebe a última eliminatória do Prêmio de Música das Minas Gerais


Por: Assessoria de Imprensa A Dupla Informação

Será a última seleção para a grande final em Sete Lagoas. O público poderá conferir a apresentação de 15 bandas no próximo dia 08 de setembro, na praça Tiradentes.

A charmosa cidade de Ouro Preto servirá como cenário para a última eliminatória do Prêmio de Música das Minas Gerais. Um repertório variado e de muita qualidade tomará conta da Praça Tiradentes, no próximo dia 8 de setembro, a partir das 20h.
Mais 15 bandas selecionadas disputarão as três últimas vagas restantes para a grande final que será realizada no dia 22 de setembro, em Sete Lagoas. O público de Ouro Preto poderá acompanhar apresentações que mostram o talento musical dos artistas mineiros de diferentes regiões do estado. A diversidade de ritmos e estilos garante o toque diferencial ao evento, que promete agradar aos mais variados gostos musicais. Tudo isso tendo ao fundo a paisagem de uma das mais belas cidades mineiras.

Os qualificados jurados terão mais uma difícil tarefa de selecionar apenas três finalistas. Nesta etapa, compõem o júri Emílio Pieroni, músico e curador do Prêmio; Guilherme Castro, Mestre em Música pela UFMG e Coordenador do Curso de Música do Centro Universitário Izabela Hendrix; Sibila Godoy, Mestre em Musicologia pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro; Thomas Medeiros, músico, radialista e diretor musical do Projeto Tim Arte Educação, representando a cidade de Viçosa ; e um representante do Grupo Pássaro Verde.

As bandas e músicas da eliminatória – Representando Belo Horizonte as bandas Quarteto Aldan, com a canção “Praça 7”; Orfeu & os Alquimistas, com “Versos Brandos e Canções”; Groove da Esquina, com “SMS”; Chuva a Granel, com “Cadente Madrugada”; Grupo Verso Novo, com “Amor em Pauta”. De Itabirito, Pirulito da Vila apresenta “Convite pra Sambar”. Lagoa Santa terá o cantor Renato Vilaça, com “Divina Comédia”. De Uberaba, banda Baltazares, com “Ninguém Vê”. Sete Lagoas, Danilo Dangeles interpreta “Mesa de Café”. Apresentando em casa, Elis Bohrer, com “Sussurros no Ar”, representa Ouro Preto. De Betim, Hugo Guedes, com “Doce”; Grupo Teatral Teto Preto, com “Amarrando o Terno”; Grupo Dama & Vagabundo, com “Carpe”. De Mariana, a banda Bona Fortuna, com “O Duelo”. Completa o grupo dos selecionados a banda Nó na Madeira, com “Canção Para um Clube da Esquina”, de Ouro Branco. Para quem quiser ter uma prévia do que será apresentado no dia 8, as músicas estão disponíveis no site do Prêmio (www.premiodemusicaminas.com.br).

Sobre o Prêmio – O edital foi lançado no mês de maio. No total, foram 400 inscritos de diversas regiões do estado. Dentre as exigências, estavam canções inéditas e de grupos/artistas de Minas. Os participantes enviaram, através do site do Prêmio, as canções concorrentes. O resultado foi divulgado no dia 11 de junho.  Os 45 selecionados foram divididos em grupos de 15, que se apresentarão em uma das cidades. Além de Diamantina, haverá eliminatórias em Viçosa e Ouro Preto. A grande final, no dia 22 de setembro, será em Sete Lagoas, com 9 participantes.
Os três primeiros serão premiados com uma quantia em dinheiro, uma viagem, além da participação no CD, que terá nove músicas selecionadas. Os CDs serão distribuídos para os participantes do júri, imprensa e envolvidos no mercado musical. O Prêmio de Música das Minas Gerais é realizado com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, viabilizado pelo Grupo Pássaro Verde, com gestão da Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos.

Sobre o Grupo Pássaro Verde - No entendimento de que o envolvimento da sociedade com projetos culturais agrega valores fundamentais para o desenvolvimento humano, social e econômico, o Grupo Pássaro Verde assume o compromisso de levar projetos culturais aos seus diversos públicos, por meio das artes cênicas, literatura, cinema e música.

O Grupo acredita que, ao incentivar a cultura junto às comunidades das quais está próximo, contribui para a formação de um público crítico e antenado, que formará, em um futuro breve, cidadãos melhores. Para o cumprimento destes objetivos, as empresas do Grupo Pássaro Verde, utilizam de mecanismos de incentivo fiscal como fonte principal para o apoio e financiamento de tais projetos.
O "Prêmio de Música das Minas Gerais", lançado em 2012, vem agregar ao portifólio de projetos do Grupo, mais uma iniciativa que visa aproximar as comunidades da arte, além de revelar e despertar novos talentos.

A Ampliar - Espaço Ampliar – Assessoria, Projetos e Eventos atua, há mais de seis anos, na realização de festivais de música em todo o interior do estado. Dentre os projetos recentes estão Festival de Inverno de Itapecerica; Festival de Inverno de Vespasiano; Festival de Música de Conceição do Mato Dentro; Festival Cultural de Pouso Alegre; na capital, o Festival do Japão em Minas Gerais, dentre outros.

Serviço:
Ouro Preto recebe a última eliminatória do Prêmio de Música das Minas Gerais

Ùltima Eliminatória:

Ouro Preto
Data: 08 de setembro

Grande Final:

Sete Lagoas
Data: 22 de setembro

ASSESSORIA DE IMPRENSA

A Dupla Informação - aduplainformacao@gmail.com
Conceição Cruz – (31) 9750-0161 

Informe Museu da Inconfidência

Clique na imagem para ampliá-la.


“Os homens querem casar e as mulheres querem sexo” apresenta-se pela primeira vez em Ouro Preto neste fim de semana

Considerado como um dos espetáculos de maior bilheteria em Belo Horizonte, especialmente nas duas últimas edições da famosa Campanha de Popularização do Teatro e da Dança de Minas Gerais, Marcelo Ricco chega a Ouro Preto pela 1ª vez, para mostrar os segredos deste sucesso. “Acredito que um dos fatores que mais tem levado o publico a prestigiar o espetáculo “Os Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo”, é em primeiro lugar o titulo que por sua vez é bastante instigante do ponto de vista da curiosidade sobre esta inversão de papéis, depois pela sutileza em que o tema é tratado e por último pelo o carinho e respeito que guardo por cada pessoa que esta ali sentada me assistindo”, diz Ricco. Para o público que queira conferir de perto, o espetáculo faz duas apresentações, nos dias 24 e 25 de Agosto, Sexta e Sábado às 20h:30 no Teatro Municipal Casa da Ópera.


No palco, Marcelo Ricco é Jonas, uma figura masculina, louca para se casar. O tipo é freqüentador assíduo de casamento, de conhecidos e desconhecidos, que briga por todos os buquês.  Em meio a tantas desilusões a personagem desabafa: “Estou cansado dessas mulheres só me usarem”; “Quero alguém para dormir de conchinha”; “Eu rezo toda noite pedindo a Deus uma pessoa bacana, íntegra, companheira, que não seja mentirosa e que não suma no final de semana”.  

O texto é do autor carioca Carlos Simões, com direção de Carlos Nunes. “É interessante o compromisso do ator com o público. Eu, com apenas 11 anos de teatro, tenho a mesma responsabilidade de fazer o público rir, que o meu próprio diretor, o Carlinhos, que está há mais de 30 anos no ofício”. Com apenas 02 anos de estrada, a montagem já foi assistida por mais de 40 mil expectadores em 150 apresentações, o que rendeu ao espetáculo no 8º Prêmio USIMINAS/SINPARC, o Prêmio de Maior Publico do Teatro Adulto 2010/2011.
  
Marcelo Ricco nasceu em Ribeirão das Neves. Está com 35 anos e estreou no teatro aos 25. Desde então, fez cursos de especialização no Centro Cultural Mauricio Murguel e participou de workshops. Atuou em “As Monas Lisas” desde 2006, de Wilson Coca, com direção de Fernando Veríssimo. Espetáculo que lhe rendeu o prêmio de Melhor Ator Comediante / Humorista (Sesc/Sated – 2007), com a personagem Harold. Também foi cenotécnico na montagem. Outros trabalhos: “Nas Ondas do Rádio” (musical - 2002), texto e direção de Pádua Teixeira, faz 14 personagens coadjuvantes. Ator em “João e Maria” (2003), adaptação de Kênia Oliveira, direção de Pádua Teixeira. Ator em “Bela Adormecida” (2003), adaptação de Kênia Oliveira, direção de Pádua Teixeira. “Os Sete Gatinhos” (2005), de Nelson Rodrigues, direção de Pádua Teixeira, como ator e cenotécnico. “Ah, sempre te vi, mas nunca te amei” (2009), de Marcelo Caridade, direção de Helder Henrique, como cenotécnico. “Querido vou posar nua” (2009), de Bruno Mota e Daniel Alves, direção de Cláudia Bento, como assistente de direção.  Ator em “Uma aventura saborosa” (2009) de Wesley Marchiori, direção de Wesley Marchiori.

Ficha Técnica – “Os homens querem casar e as mulheres querem sexo”

Texto: Carlos Simões (RJ) / Elenco: Marcelo Ricco / Direção: Carlos Nunes / Assistente de direção: Christiano Junqueira / Voz in off: Heloísa Duarte / Cenário: Heleno Polisseni e Yuri Simon / Iluminação: Yuri Simon / Figurinos: Marcelo Ricco / Fotografia: Ludmila Loureiro / Projeto gráfico: Marcio Miranda / Assessoria de imprensa: Jozane Faleiro / Produção Executiva: Carol Fonseca

Ainda neste fim de semana, o Teatro Municipal Casa da Ópera apresenta:

24 –  Sexta - 20h30
Espetáculo: OS Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo
Ingressos à venda na loja Boticario

25 –  Sábado - 20h30
Espetáculo: OS Homens Querem Casar e as Mulheres Querem Sexo
Ingressos à venda na loja Boticario

26 – Domingo - 19h
Show: Sá Don'Ana  Trio
 Entrada franca
Distribuição de senhas uma hora antes do evento


quarta-feira, 22 de agosto de 2012

XXIX Grande Corrida da Independência sai de Ouro Preto em 31 de agosto


Considerada a maior corrida pedestre de revezamento do mundo, feita por um único grupo de atletas, a Grande Corrida da Independência é um evento cívico-esportivo, cultural e turístico iniciado em 1972. Já teve a sua largada de quase todas as capitais (percorrendo 20 estados brasileiros) e por duas vezes do exterior, saindo de Assunção-Paraguai e de Buenos Ayres-Argentina, passando por Montevidéu-Uruguai.
A Corrida tem sempre o seu final na cidade da Campanha, Minas Gerais, para a abertura da “Olimpíada Campanhense” e outras homenagens.

Como funciona: Vinte e um (21) atletas masculinos amadores, da cidade da Campanha – MG são divididos em três grupos de sete corredores. Cada grupo corre em  revezamento por 10 km . A cada 10 km é feita a troca de grupo. Somente um atleta corre conduzindo a Tocha Olímpica, os outros ficam dentro de uma Kombi que segue, em baixa velocidade, dando cobertura ao atleta que estiver com a Tocha. O atleta corre pelo acostamento tendo proteção da Polícia Rodoviária Federal e Estadual. Após certa distancia, ele passa a Tocha para outro e entra na Kombi, assim sucessivamente durante os 10 km. O grupo que está fazendo o revezamento segue na Kombi, os outros dois grupos ficam  no ônibus que faz parada a cada 10 km para a troca de grupo. 
Apoio: 02 viaturas (um ônibus e uma Kombi) e nas Corridas mais longas, um caminhão onde se instala a cozinha.

XXIX   GRANDE CORRIDA DA INDEPENDÊNCIA

Abertura Oficial da 54ª Olimpíada Campanhense
A Maior concentração esportiva do Sul de Minas
  
Homenagens

Semana da Pátria
Dia Nacional do Profissional de Educação Física-1º de setembro
275 anos do Descobrimento da Campanha-MG-02 outubro 1737
190 anos da Independência do Brasil
190 anos de Sagração da Igreja de Santo Antônio-Catedral da Campanha
130 anos do nascimento do Padre Victor-12 abril 1827


Os atletas conduzirão, em revezamento contínuo, a Tocha Olímpica de Ouro Preto-MG, até Campanha - MG, num percurso de 400 km  em 30 horas.  Média de 13 km  por hora. (310 km em 24 horas).  Durante todo o trajeto, cada atleta correrá em  média 20 km em  revezamento.

O acendimento da Tocha e largada da Corrida será em Ouro Preto-MG no dia 31 de agosto, sexta-feira, às 14horas, na Praça Tiradentes.
A chegada  na Campanha – MG, dia 01 de setembro, sábado às 19h00, no Campanha Esporte Clube- CEC.

A “Grande Corrida da Independência”, em 29 Edições ao termino da Corrida deste ano, terá percorrido mais de 40.000 km, distância da volta ao mundo.

Coordenação: Rubens Ramos de Oliveira
Telefone: (35) 3438-2430 / (35) 8461-1959
rubens.esporte@hotmail.com