A Escola de Minas de Ouro Preto foi inaugurada em 12 de outubro de 1876. "Em muito pequena extensão de terreno pode-se acompanhar a série quase completa das rochas metamórficas que constituem grande parte do território brasileiro e todos os arredores da cidade se prestam a excursões mineralógicas proveitosas e interessantes". Assim era descrita a cidade de Ouro Preto pelo ilustre fundador da Escola, o cientista Claude Henri Gorceix, em relatório enviado ao Imperador Dom Pedro II.
Ouro Preto - Escola de Minas, antigo Palácio dos Governadores ..É um castelo misto de solar e de fortaleza, arquitetura colonial, erguido em ponto estratégico, no alto do Morro de Santa Quitéria. As paredes grossas são de pedra e argamassa de cal com óleo de baleia. Em quatro guaritas, duas ligadas ao edifício e duas no jardim fronteiro ao mesmo, as sentinelas de antanho vigiavam o Palácio. Os cunhais, as ombreiras, os peitoris das janelas e as escadarias são, em cantaria, de itacolomito róseo existente nas cercanias da cidade. obs.: o reflexo e o capo de um automovel.
obs.: estas imagens de Ouro Preto/Escola de Minas podem ser usadas sem royailties, se o uso for editorial: publicações, jornais e revistas de interesse publico, respeitando quem as criou, não alterando ou cortando a imagem, e colocando o devido credito para © Ronald Peret.
Nenhum comentário:
Postar um comentário