Páginas

quinta-feira, 27 de maio de 2010

Quinto Salão de Turismo

capa folder de Ouro Preto

Download da versão (1024 x 683) frente

Download da versão original(2362 x 1575) frente

Parte interna do folder de Ouro Preto

Download da versão (1024 x 683) parte interna

Download da versão original(2362 x 1575) parte interna

De 26 a 30 de maio de 2010 acontece no Anhembi em São Paulo a 5ª edição do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil.

Promovido pelo Governo Federal por meio do Ministério do Turismo, o Salão do Turismo é uma estratégia de mobilização, promoção e comercialização dos roteiros turísticos desenvolvidos a partir das diretrizes do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil.

Os visitantes podem conhecer os roteiros turísticos, adquirir pacotes e produtos/serviços turísticos. Além disso, o público pode assistir a debates, palestras e ainda conhecer casos de sucesso na área.

A cidade de Ouro Preto participa do salão e está representada pelo Secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, pelo Diretor de Turismo, Tiago Toffolo, pela Assessora de Promoção Turística, Cecília Alfenas e o Ouro Preto Convention & Visitors Bureau representada pelo William Adeodato.

Ouro Preto é uma das cidades premiadas na categoria Sustentabilidade Social, prêmio entregue pelo Ministério do Turismo. .Na oportunidade o prefeito Ângelo Oswaldo participará da cerimônia de entrega no dia 27 de maio.

Para a promoção da cidade foi elaborado um novo folder promocional que leva a logomarca “ Ouro Preto – Meu destino” uma ação do plano de marketing turístico do município, desenvolvido pela Adop e o Sebrae em parceria com a Prefeitura Municipal de Ouro Preto. O objetivo deste novo material é apresentar para os profissionais do trade o município de Ouro Preto e suas potencialidades turísticas como forma de apoiar e promover o turismo receptivo local.

(Texto: Fabiana Nonato – turismóloga – Secretaria de Cultura e Turismo)"


Texto do folder

Ouro Preto é reconhecida como Patrimônio Mundial da Humanidade. Importante cidade do Circuito Turístico do Ouro é considerada uma das mais belas cidades históricas. Em cada esquina, em cada beco, em cada canto os visitantes se deparam com construções coloniais e igrejas centenárias. Este conjunto arquitetônico barroco é considerado um dos maiores do mundo. Um museu a céu aberto onde a cidade expõe sua arquitetura, sua história, sua cultura e sua natureza. Palco de grandes eventos religiosos, folclóricos e populares, Ouro Preto se faz uma cidade contemporânea. Lojas de artesanato e joalherias são paradas obrigatórias para quem deseja guardar para sempre as lembranças dessa cidade e de seus distritos, seja o artesanato em pedra-sabão de Santa Rita, seja uma jóia com o Topázio Imperial de Rodrigo Silva ou a prata de Santo Antônio do Leite.
Para sentir Ouro Preto é preciso se interar no seu cotidiano, caminhar, conversar e vivenciar a fé e hospitalidade de seu povo.
A arte da culinária e a diversidade dos sabores estão presentes nos botecos, bares e restaurantes e eventos gastronômicos.
Há muito o que se conhecer durante sua estadia na cidade que oferece aconchego, arte, boemia e romantismo.
Ouro Preto é uma pérola mineira permeada por um charme cosmopolita que permite uma interface com os ares interioranos dessa Minas que é Gerais.
Isto é Ouro Preto, o seu destino.

FESTIVIDADES
Ouro Preto é uma cidade marcada por um fascinante calendário de eventos culturais onde se destacam a festa do Reinado do Chico Rei, o Carnaval, a Semana Santa, o Festival de Cinema, o Festival de Inverno, o Festival Internacional Tudo é Jazz, Festival Internacional de Corais, o Fórum Literário de Ouro Preto, as Festas do Divino, da Goiaba, da Jabuticaba além de diversos eventos nacionais e internacionais.

CULTURA E ARTE
Viajar por Ouro Preto é conhecer a sua história através dos seus museus, igrejas, capelas, ladeiras, becos, etc. É assistir e participar dos muitos festivais, apreciar a culinária, conhecer a arquitetura, a pedra-sabão, a arte da cantaria, da cerâmica e outras formas de artesanato, além das manifestações artísticas e folclóricas.
É se entregar aos encantos das obras dos mestres Aleijadinho, Athayde e dos diversos artistas contemporâneos que escolheram Ouro Preto para viver e a tem como fonte de inspiração.
A arte, um dos nossos maiores patrimônios culturais, é integrante de um rico universo cultural manifesto nas bandas, nos congados, nas folias, nas serestas e nos grupos teatrais.
Impossível estar em Ouro Preto sem se emocionar e se entregar aos signos e símbolos que permeiam as tantas histórias de uma cidade única.

BELEZAS NATURAIS
Ouro Preto possui em seu entorno parques e estações ecológicas como a Cachoeira das Andorinhas, o Pico do Itacolomi, o Tripuí, além do Horto dos Contos que é uma área verde de 37 hectares entrelaçado por trilhas e mirantes no centro histórico da cidade. A beleza natural de suas montanhas, campos e cachoeiras está presente em todo o município onde se destacam os distritos de Lavras Novas, Chapada e Glaura que possuem vários caminhos históricos anteriormente vivenciados por tropeiros, bandeirantes e naturalistas formando um conjunto inigualável à pratica do ecoturismo. É importante destacar a “Maria Fumaça” tradicional locomotiva a vapor que em seu trajeto conjuga aventura, história e natureza, através de um inesquecível passeio de trem até o município vizinho de Mariana.

HOSPEDAGEM E CENTRO DE ARTES E CONVENÇÕES
Ouro Preto possui opções de hospedagem para todos os gostos oferecendo pensões, pousadas e hotéis com ótima infra-estrutura. A cidade conta com diversas salas e centros de convenções, sendo referência em congressos nacionais e internacionais, o que a insere, definitivamente, na rota do turismo de negócios e eventos.

ACESSOS:
Rodovias:
- De Belo Horizonte: 31 km pela BR-040 ( em pista dupla), mais 65 km pela BR-356 ( em pista simples). Distância: 98km
- De São Paulo: BR- 381(365km) até Lavras, BR-265 (108km) até São João del Rei, mais 110km até a BR -040, na altura de Congonhas e 52km até a BR-356 - Distância: 680km
- Pelo Rio de Janeiro o trajeto é feito basicamente pela BR-040 passando por Petrópolis, Juiz de Fora até chegar a Conselheiro Lafaiete. Acessar a Estrada Real e seguir sentido Ouro Preto. Distância: 400 km
- Pelo Espírito Santo: 326 km pela BR – 262 até Rio Casca e 141 km pela MG -262 - Distância: 440km

Nota: As capitais como Rio de Janeiro, São Paulo, Brasília e Vitória possuem empresas de ônibus com linhas rodoviárias direto para Ouro Preto.

Aeroportos (distâncias):
Aeroporto Internacional Tancredo Neves (Confins): 140km
Aeroporto Pampulha (BH): 115km

MAIS INFORMAÇÕES:
Secretaria de Cultura e Turismo – (031) 3559-3287 / turismo.ouropreto@yahoo.com.br
Associação de Guias de Ouro Preto – AGTOP – (031) 3551-2655 / agtop@veloxmail.com.br
Centro Cultural e Turístico do Sistema FIEMG– (031) 3559-3269
Associação do Circuito do Ouro (031) 3287-4242 / acomg@globo.com

obs.: Fotos no folder de Ronald Peret: Museu da Inconfidência; Igreja de São Francisco de Assis (eleita em 2009 uma das “Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo”); Águas e rochas no Parque Natural Municipal das Andorinhas; Detalhes "Cantaria e entalhes" da escadaria do Museu; Banda da Sociedade Musical N. Sr. Bom Jesus de Matosinhos (1932). Foto de Neno Vianna: Centro de Artes e Convenções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário