Páginas

terça-feira, 3 de julho de 2012

Artes Plásticas contam com exposições, oficinas e intervenções urbanas no Festival de Inverno


De 08 a 22 de julho, as cidades de Ouro Preto e Mariana recebem a arte em suas mais variadas formas. Um dos destaques é a curadoria de Artes Plásticas, de responsabilidade da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop). Com a promoção de exposições, oficinas e intervenções urbanas, ela toma como base o eixo temático do evento: “LATINOAMÉRCIA - ¿Libertas, Libertad, Liberdade?”. A curadoria propõe a imersão no universo das culturas latino-americanas e suas estratégias artísticas que pensam, discutem e vivem a dimensão política e estética do mundo contemporâneo.

A programação prevê exposições no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e na Casa dos Contos, ambas em Ouro Preto. Além disso, conta com exposições na Galeria de Arte Nello Nuno, no Centro de Convenções em Mariana, e na Galeria Sesi Mariana, totalizando seis atrações. Já as intervenções urbanas percorrem vários pontos do centro histórico das duas cidades.

No Centro de Convenções de Mariana, a artista Silvia Costa leva ao público a arte primitiva, por meio de temas puros como cenas das cidades do interior, lembranças da infância e crianças jogando bola, além de abordar a crítica social, na exposição “Recontando Histórias”. Na Galeria Sesi, o movimento da figura humana na dança e nas colheitas é temática da artista Vanice Ayres Leite. A exposição “Riquezas de Minas” traça um perfil do povo mineiro e brasileiro em cores quentes e expressões faciais que mostram a alegria de viver.

No Centro de Artes e Convenções da UFOP em Ouro Preto, uma exposição dos artistas do grupo de pesquisa Estratégias de Arte numa Era das Catástrofes, coordenado pela profª Maria Angélica Melendi (Piti), da Escola de Belas Artes da UFMG, aborda, entre outras questões, a configuração do corpo e suas aparições na arte contemporânea, por entrelaçamentos entre corpo e a memória, e também os impactos gerados pelo genocídio nazista, pelo terrorismo de Estado na América Latina e pelas guerras do final do século XX e começo do XXI.

As oficinas da curadoria oferecem mais de 100 vagas com ações voltadas para jovens, adultos e idosos, envolvendo desenhos em croquis, estêncil como suporte de criação, cerâmica, arte por meio da linguagem de programação scratch, xilogravura e tradição de tapetes devocionais. es em Mariana, e na Galeria Sesi Mariana, totalizando seis atraçntos, ambas em Ouro Preto.  formas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário