Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

1º Encontro de Folias de Reis acontece neste domingo na Mata dos Palmitos

A comunidade de Mata dos Palmitos, no distrito ouro-pretano de Santa Rita, recebe, no dia 22 de julho, o 1º Encontro de Folias de Reis da Localidade. O evento marca a tradição folclórica presente na Região dos Inconfidentes e busca difundir a cultura popular local, evidenciando elementos característicos de cada grupo, através de suas apresentações. Durante o evento, o padre Antônio Jésus irá realizar uma celebração religiosa.

As Folias de Reis são compostas por músicos instrumentistas, cantores e, em alguns, por dançarinos, palhaços e outras figuras folclóricas devidamente caracterizadas segundo as lendas e tradições locais. Com isso, preservam os festejos de origem portuguesa ligados às comemorações do culto católico do natal, trazidos para o Brasil ainda nos primórdios da formação da identidade cultural brasileira.

O distrito de Santa Rita entra para a rota de encontros regionais, promovendo a integração da cultura local, em favor da disseminação do folclore brasileiro. Na cidade de Muqui, sul do Espírito Santo, acontece, desde 1950, o Encontro Nacional de Folia de Reis, que reúne cerca de 90 grupos de Folias do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo. O Encontro é o maior e mais antigo do país.

O evento é organizado pela Folia de Reis da Mata dos Palmitos e Comissão Ouro-pretana de Folclore.

Nenhum comentário:

Postar um comentário