Páginas

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Atividades culturais para todos os gostos no último fim de semana do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Por: ACI/UFOP

Uma programação repleta de atrações no último fim de semana do Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana — Fórum das Artes 2012.  Nos dias 21 e 22 de julho, o público pode conferir espetáculos teatrais como o do Grupo Galpão, com a peça “Romeu e Julieta”, em Mariana; shows como os de Marcel Powell e Ithamara Koorax, uma das maiores vozes do jazz do mundo, do cantor Leoni, entre outras atividades culturais como teatro, exposições e sessões de cinema.  

No sábado, dia 21, é realizada, na Plataforma da Estação Ferroviária de Mariana, a “Poesias nos trilhos”, com a Cia Trem que Pula, às 14h. O evento tem como tema este ano “Samba, Modernidade e Identidade” e o objetivo é levar a intervenção artística durante a viagem de trem entre Mariana e Ouro Preto. A Cia é formada por alunos de Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que participam do Festival levando alegria e descontração.

Também no dia 21, às 19h, o grupo de música instrumental “Derivasons” se apresenta no Teatro SESI, em Mariana. Criada em 2010, a equipe é formada por sete compositores/intérpretes ligados à Escola de Música da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e à Fundação de Educação Artística. O grupo já se apresentou em diversas salas de concerto de Belo Horizonte.

Na Casa da Ópera, em Ouro Preto, às 19h, acontece o espetáculo “Not History's Bones - A Poetry Concer”, do grupo italiano de teatro Workcenter of Jerzy Grotowski and Thomas RichardsOpen Program. A peça, dirigida por Mario Biagini, é composta por nove atores de várias partes do mundo. Este evento em forma de concerto explora — de maneira não discursiva — as raízes de diversos estilos musicais contemporâneos. Tal exploração nasce como uma extensão natural dos muitos anos de pesquisa desenvolvida pelo Workcenter sobre os cantos de tradição. Os membros do grupo compuseram e arranjaram todas as canções. Usando a poesia de Allen Ginsberg, o grupo desata a pluralidade de significados, percepções e intuições da palavra poética.

No mesmo dia, apresentam-se também os músicos Marcel Powell e Ithamara Koorax, em Ouro Preto, às 20h30, no Teatro Ouro Preto, no Centro de Artes e Convenções da UFOP. Os artistas farão uma homenagem à Baden Powell, pai de Marcel, que morreu há 12 anos. Koorax, uma das maiores cantoras de jazz do mundo, já trabalhou com artistas próximos a Baden como Vinícius de Moraes e Tom Jobim. Marcel herdou, além do sobrenome, a aptidão pelo violão.

Outra atração da noite do dia 21 é o cantor Leoni, com o show “Noite Perfeita”, na Praça da UFOP, às 22h, em Ouro Preto. Cantor e compositor, o artista começou sua carreira na banda "Kid Abelha e os Abóboras Selvagens", em 1982. Depois, formou o grupo "Heróis da Resistência", em 1986, e partiu para a carreira solo, em 1993. O mais novo CD do artista, “Nas margens de mim”, é uma parceria com Fernando Anitelli e Daniel Santiago, do grupo “O Teatro Mágico”.

No domingo, dia 22, a banda Osquindô, da Cia Lunática, apresenta uma deliciosa mistura de canto, dança e brincadeiras, a partir de uma mistura musical e cênica mexendo no baú das tradições culturais. Cantigas, jogos, brinquedos cantados, parlendas, mitos, artesanato de raiz e os jogos das festas populares convertem-se em ingredientes para a criação do espetáculo, que ocorre na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, às 16h.

Depois de encenação surpreendente em Ouro Preto, no dia 18, o Grupo Galpão faz nova apresentação do espetáculo “Romeu & Julieta”, dessa vez em Mariana, às 17h, na Praça da Sé. Ao atualizar o sentido da mais conhecida história de amor da humanidade, a concepção de Gabriel Villela para o Galpão transpôs a tragédia dos dois jovens apaixonados para o contexto da cultura popular brasileira. Desde sua estreia na histórica cidade de Ouro Preto, em 1992, "Romeu & Julieta" construiu carreira de sucesso de público e de crítica, no Brasil e no exterior.

Para o público infantojuvenil, no Teatro SESI, em Mariana, às 19h, o grupo Tato Criação Cênica apresenta o espetáculo "E se...”, que discute, com bom-humor e fantasia, os diversos caminhos que a vida oferece e as interferências das escolhas e ações de cada um no coletivo. O grupo Tato Criação Cênica é de Ouro Preto e foi fundado em 2004, com a junção dos trabalhos de Dico Ferreira e Katiane Negrão.

Às 21h, na Praça dos Ferroviários, em Mariana, é a vez do samba com o cantor Jorge Aragão. Com 20 álbuns (fora as várias coletâneas) e mais de 30 anos de estrada, Aragão é um fenômeno da indústria fonográfica no Brasil. Como compositor, o "poeta do samba" explodiu nas vozes dos maiores intérpretes da MPB e é gravado por nove entre dez artistas, principalmente do samba. Ele é dono de hits que venceram o tempo, tais como "Malandro", "Coisinha do pai", "Vou festejar", "Enredo do meu samba", "Eu e você sempre", "Coisa de Pele", entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário