Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Circuito de sátiras sobre o inferno é aberto a partir de exposição no Museu Casa dos Contos


Em sua décima edição, a programação da cidade para a Semana Nacional de Museus foi repleta de exposições, oficinas, palestras e apresentações artísticas. Na ocasião, foi montada uma exposição sobre o Museu do Inferno trazendo sátiras atuais sobre os nossos museus e recriando outras do antigo Museu do Inferno.

A iniciativa lançou oficialmente o 1º Salão de Humor do Museu do Inferno que ocorrerá em setembro durante a programação da Primavera de Museus, uma ação do Sistema de Museus de Ouro Preto em parceria com a Secretaria de Cultura e Turismo.

Dando continuidade às atividades de divulgação do Salão de Humor e devido a sua grande repercussão e sucesso de visitação, a Exposição adquiriu caráter itinerante e passará por diversos museus de Ouro Preto. Sua primeira parada será no Museu Casa dos Contos, onde permanecerá do dia 23 de junho  ao dia 07 de julho.

O tema do Museu do Inferno surgiu a partir da publicação pelo Sistema de Museus no ano passado do artigo inédito "Os museus de Ouro Preto", do primeiro museólogo a trabalhar em Ouro Preto, Orlandino Seitas Fernandes. Em seu artigo, Orlandino registrou o museu montado em uma república de estudantes da então Escola Técnica, atual IFMG campus Ouro Preto, repleto de troças e paródias dos acervos apresentados nas instituições tradicionais, toda exposição apresentada com muito humor e sarcasmo.

Os interessados em participar do evento deverão preparar sátiras bem humoradas sobre os Museus de Ouro Preto. Em breve serão divulgadas maiores informações sobre o evento. Haverá premiação para os melhores trabalhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário