Páginas

segunda-feira, 2 de julho de 2012

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana atrai público do exterior e de várias regiões do Brasil


Pesquisa realizada em 2011 identificou participação de público da França, da Bélgica e de todo o País

Considerado um dos eventos culturais mais importantes do Brasil, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012 vem atraindo um público cada vez mais diversificado. É o que aponta pesquisa realizada pelo Núcleo de Estudos Aplicados e Sócio-Políticos Comparados (Neaspoc) da UFOP.
Em 2011, por exemplo, o estudo identificou participantes vindos da França e da Bélgica. Em relação ao público brasileiro, 35% é proveniente dos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, também foram identificados visitantes do mato Grosso do Sul, Pernambuco e Ceará. Segundo a UFOP, no ano passado, 250 mil pessoas participaram do evento nos 17 dias de programação.

Ainda de acordo com a pesquisa, metade dos freqüentadores possui entre 21 e 40 anos e a maioria (60%) afirmou estar na cidade a lazer. O estudo indicou também que 37% dos entrevistados pernoitaram de um a três dias em Ouro Preto ou em Mariana, sendo que 6% destes eram excursionistas. Os meios de hospedagem mais utilizados foram repúblicas, albergues e campings (36%), hotéis e pousadas (33%) e casas de amigos ou parentes (24%). O gasto médio individual, incluindo transporte, hospedagem, alimentação, passeios e compras, foi de R$521,40 e a maioria (81%) afirmou que o valor planejado para a viagem foi suficiente. O Festival de Inverno foi avaliado positivamente por 96% dos turistas.

Moradores
O levantamento realizado junto aos moradores mostrou que para 90% deles o Festival traz alternativas de arte e cultura para a região e 87% concordaram que ele é bom para a economia local. As pesquisas tiveram a participação de 200 turistas e 400 moradores.

Festival
Organizado pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2012 acontece entre os dias 08 e 22 de julho. Com o tema “LATINOAMÉRICA - ¿Libertas, Libertad, Liberdade?”, o evento leva para as duas cidades históricas 123 atrações gratuitas, entre artes cêncicas, visuais e plásticas, literatura, música, patrimônio histórico e oficinas, além de programação voltada para o público voltada para o público infanto-juvenil.


Nenhum comentário:

Postar um comentário