Páginas

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Inconfidência abre mostra sobre imigração e a rota dos Fontana

Em comemoração ao Ano da Itália no Brasil (2011-2012) e o 301° aniversário de Vila Rica, O Museu da Inconfidência (Ibram/Minc) inaugurará, no dia 13, sexta-feira, às 20h30, na Sala Manoel da Costa Athaide, a exposição De Gênova a Ouro Preto: A rota dos Fontana, que retrata a imigração italiana no país e em Minas Gerais a partir da vinda da família do fotógrafo ouropretano Luiz Fontana ao Brasil, no final do século XIX. Fontana deixou seu legado histórico entre as décadas de 1920 e 1948, nos registros fotográficos que constituem patrimônio da Prefeitura Municipal, sob guarda do Instituto de Filosofia, Arte e Cultura da Universidade Federal de Ouro Preto.

           A mostra tem curadoria geral de Janine Ojeda e Margareth Monteiro e permanecerá em cartaz até 26 de agosto. Foi idealizada em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto, que lançará site com a coleção de imagens digitalizadas da obra de Fontana (www.ouropreto.mg.gov.br/luizfontana). Também estarão expostos objetos, fotografias e imagens relativos à imigração e serão identificadas famílias ouropretanas com descendência italiana. “Fontana foi objeto de mais de uma exposição local, mas ainda não se conseguiu fazer uma mostra realmente renovadora e instigante como a que o Museu pretende realizar”, salienta o diretor, Rui Mourão.

Luiz Fontana

Descendente de italianos, o ouropretano Luiz Desidério Fontana nasceu na casa de seus pais em abril de 1897 – ano de transferência da capital mineira para Belo Horizonte – e registrou imagens da paisagem cultural e natural de uma Ouro Preto que se adaptava aos novos tempos. Filho de Ermínio e Maria Polleti Fontana, Luiz Desidério foi batizado na Igreja do Pilar. Não casou, nem teve filhos. Seu estúdio fotográfico estava situado à Rua São José, onde antes funcionava o Restaurante “Gallo” da família. Faleceu na Santa Casa de Ouro Preto, em 22/8/1968, de infarto do miocárdio e diabetes, com as duas pernas amputadas. Foi enterrado no Cemitério da Igreja São Francisco de Paula.

Parceiros e colaboradores

  • Instituto de Filosofia, Artes e Cultura da UFOP;
  • Maria da Conceição Andrade e Luiza de Marilac Fontana da Silva, sobrinhas de Luiz Fontana;
  • Arquivo Público Mineiro;
  • Arquivo Nacional;
  • Centro de Documentação da Marinha;
  • Arquivo Municipal da Prefeitura;
  • Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto;
  • Zaqueu Astoni (organização);
  • Estela Rainho (pesquisa);
  • Amanda Nunes (pesquisa);
  • Geraldo Bonifácio (programação de cinema);
  • Acervos particulares (Toledo Antiguidades e Dr. Júlio Horta Barbosa, de Juiz de Fora, entre outros).
O QUÊ: Abertura da exposição De Gênova a Ouro Preto: A rota dos Fontana
QUANDO: 13 de julho, sexta-feira, às 20h30
ONDE: Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência. Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico. Ouro Preto - MG
VISITAÇÃO: Terça a domingo, das 12 às 18h, até 26 de agosto de 2012. ENTRADA GRATUITA.
INFORMAÇÕES: (31) 3551-6023; 3551-1121; mdinc.ascom@museus.gov.br

Cartão Postal enviado da Itália. Digitalização acervo pessoal.

Corpus Christi na Praça Tiradentes. Digitalização acervo pessoal.


Um comentário: