Páginas

terça-feira, 24 de julho de 2012

Festival de Inverno chega ao fim contabilizando mais de 315 eventos em Ouro Preto e Mariana


As cidades de Ouro Preto e Mariana vivenciaram duas semanas de intensas atividades com as 315 atrações do Festival de Inverno – Fórum das Artes 2012. O evento teve início no dia 8 e encerrou-se no último domingo, 22 de julho. As artes cênicas foram contempladas com 42 atividades, entre dança e teatro. Já na música, 72 atrações fizeram parte do Festival de Inverno. As artes visuais – fotografia e vídeo – foram representadas por 33 eventos e pelo menos 10 exposições fizeram parte da curadoria de artes plásticas. O Fórum das Artes, por sua vez, reuniu pesquisadores, estudiosos, professores, alunos e o público interessado em discutir temas ligados às Curadorias, em oito grandes eventos que foram realizados dentro da programação do Festival.

Para o pró-reitor de extensão da UFOP e coordenador geral do Festival de Inverno, Armando Wood, a avaliação do evento já é muito positiva: “Em todos os sentidos, entendemos que o Festival mais uma vez cumpriu seu papel. Tudo correu conforme o planejado, desde a produção, passando pela logística, pela divulgação, até chegarmos à realização de todos esses eventos”.

Foram diversas ações com um leque abrangente de possibilidades de interação e, com exceção das oficinas, para as quais há pagamento de taxa colaborativa de participação, as demais atividades foram gratuitas. No total, foram oferecidas 48 oficinas nas cidades de Ouro Preto e Mariana, divididas nas temáticas das sete curadorias do Festival.

O Festival de Inverno também se preocupou em sair dos centros históricos para ir ao encontro dos mais diversos públicos da região. Essa interação ocorreu não só por meio de intervenções artísticas inesperadas, mas também em atividades desenvolvidas para as instituições de ensino, por meio do Festival com a Escola, que contemplou as duas cidades sedes com um total de 16 atividades. A Caravana Festival levou filmes, teatro e exposições para as ruas e a presença da Orquestra Ouro Preto foi destaque entre as atividades desenvolvidas nos distritos. 

Caravana Festival - O Causo de Geraldo. Foto: Marcelo Tholedo
As ações realizadas nos distritos cumprem também um importante papel na proposta extensionista do Festival. Para Armando Wood, o retorno da população é um termômetro: “A resposta que tivemos das pessoas, seja nas ruas, nos eventos ou nos distritos, sempre foi uma avaliação positiva das atividades realizadas e da importância do Festival para Ouro Preto e Mariana”.

A temática deste ano possibilitou a variedade na programação e a internacionalização do evento. Com o tema “Latinoamérica. Libertas, Libertad, Liberdade?”, pela primeira vez o Festival permitiu a inscrição direta de propostas de apresentação de grupos e artistas de fora do Brasil, o que garantiu um leque maior de opções de atrações vindas de outros países. Com isso, o dinamismo tomou conta do Festival de Inverno, possibilitando o diálogo e a reflexão sobre as manifestações culturais dos países que compõem a América Latina perpassando todas as áreas do evento. 

Intervenção cênica (Praça Tiradentes) Foto: Íris Zanetti
Armando Wood também destaca que a edição 2012 ganhou novos ares com essa integração de um maior número de eventos internacionais: “Esperamos que a experiência deste ano se repita nos próximos. Vida longa ao Festival de Inverno”, concluiu.

Outras informações e a cobertura completa estão no site do Festival de Inverno: www.festivaldeiverno.ufop.br/.

Circuito Trilheiros (Trilha Camargos - Bento Rodrigues) Foto: Naty Tôrres

Nenhum comentário:

Postar um comentário