Páginas

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mulheres Reais

Mulheres Reais - Modas e Modos no Rio de Dom João VI
De 23 de junho a 01 de agosto o Centro Cultural e Turístico da FIEMG será o palco de uma exposição inusitada: Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI.

(as imagens desta postagem são do fotógrafo Paulo Laborne)

Sucesso de público e mídia no Rio de Janeiro (2008) e em Belo Horizonte (2009), a exposição trata de um período determinante para a história do país – a chegada da Corte Portuguesa ao Rio de Janeiro, em março de 1808 –, elegendo como recorte o mundo feminino visto através das lentes das modas e dos modos.

As mulheres reais são mulheres da realeza portuguesa – D Maria I, D. Carlota e D. Leopoldina – e as mulheres da realidade brasileira – as colonas brancas e as negras escravizadas.
No encontro dessas duas realidades na cidade do Rio de Janeiro, a partir de 1808, serão gerados muitos traços de nossa cultura, que se revelam em nossas modas e modos de ser e estar. Os figurinos de nossas rainhas e das mulheres do Rio de então mostram as influências mútuas das modas e modos de umas sobre as outras.

Por exemplo, a colona branca – que, antes da chegada da corte, no reduto doméstico, vestia-se com camisolões largos em razão do calor, e só saia à rua coberta por uma mantilha escura e pesada – passa a copiar a moda das brancas européias, enfeitando-se exageradamente. Por outro lado, revelam-se também as diversas maneiras de vestir das negras escravizadas, para quem, ao contrário das colonas brancas, o corpo é, ancestralmente, uma escultura a ser admirada e vivamente adornada. Os traços das modas de mulheres da realeza e de mulheres da realidade brasileira amalgamando-se e transformando-se, ao longo do tempo, estão presentes nas criações de talentosos estilistas mineiros que encerram a exposição.
A exposição exibe também um quadro vivo em que duas atrizes interpretam a vida doméstica das mulheres coloniais, e reúne ao seu rico acervo de figurinos jóias de africanas do acervo do Museu Carlos Costa Pinto, de Salvador.

Do projeto faz parte uma Ação Educativa que oferece monitores e material didático para os estudantes das redes de ensino público estadual e municipal.

A exposição tem como criadoras e curadoras a figurinista Emília Duncan e a escritora Cláudia Fares. Lídia kosovsky e Marcello Lipiani respondem pelo projeto cenográfico.
Mulheres Reais – Modas e Modos no Rio de Dom João VI

Visitação pública: de 23 de junho a 01 de agosto, de segunda-feira a domingo, das 9hs às 19hs

Local: Centro Cultural e Turísitico do Sistema FIEMG
(Praça Tiradentes, 04 – Centro)
Telefone: 35513637

Nenhum comentário:

Postar um comentário