Páginas

quarta-feira, 7 de março de 2012

Representantes do Globe Theatre encontram-se com o Secretário de Cultura e Turismo

 Foto: Rafael Motta
O Secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, recebeu na última segunda-feira (05) a visita de Peter McCurdy e Neil Constable, arquiteto e diretor, respectivamente, do Globe Theatre. Na pauta a cooperação internacional entre Globe e Ouro Preto para fins de, declara Chiquinho, "iniciarmos um processo de qualificação e capacitação na cidade tendo como tendência o universo de Shakespeare presente na nossa tradição oral."
Mundialmente conhecido, o Globe Theatre de Londres é uma reconstrução do histórico teatro elisabetano inaugurado no ano de 1599, do qual Shakespeare foi um dos acionistas. Hoje destaca-se como um centro de estudos multidisciplinar focado na obra do dramaturgo inglês, recebendo, anualmente, um milhão de visitantes.

Neil Constable, diretor executivo do Globe Theatre de Londres lembra que assinatura do acordo de cooperação entre o London Globe Theater e o Globe Brasil e a posterior construção do Globe Brasileiro representa  um novo e promissor eixo de intercâmbio Cultural entre Brasil e Reino Unido. “O Skakespeare Globe de Londres é um parceiro entusiasta na viabilização da construção do Globe Brasileiro – Instituto Garandela.

A iniciativa de viabilizar a construção do Globe Theatre Brasileiro partiu de Mauro Maya, da Arte Brasil Produção e de Aimara da Cunha Resende, do Centro de Estudos Shakespeareanos. Em vias de se instalar na região central de Minas Gerais, o Globe Brasileiro fará parte do Instituto Cultural Garandela, configurando referência latino-americana no estudo e prática da obra de Shakespeare, além de fazer parte de um complexo de conhecimento e aperfeiçoamento de atividades sócio-educativas e culturais, abarcando vários campos de conhecimento e profissionalização, como formação de atores, músicos, bailarinos e contadores de histórias, treinamento de professores por meio do teatro, desenvolvimento do artesanato local, intensificação de pesquisa sobre o folclore regional, formação de grupos folclóricos, formação de treinadores esportivos para a educação e a assistência à infância e ao idoso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário