Apresentação - África: dinâmicas culturais e literárias
A PUC Minas, a UFMG e a UFOP realizarão, no período de 8 a 11 de novembro de 2010, na Cidade de Ouro Preto, o IV Encontro de Professores de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, em continuidade à iniciativa da Universidade Federal Fluminense, que, em 1991, organizou o primeiro evento, seguido pelos encontros sediados pela USP em 2003 e pela UFRJ em 2007. No IV Evento será formalmente instalada a Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos - AFROLIC.
O IV Encontro pretende constituir-se em um fórum de discussão sobre repertórios culturais pelos quais a África se faz conhecer, problematizando-os. Intenta rever, sob o signo da diversidade cultural, conceitos e idéias a partir dos quais o continente é comumente pensado. Nesse contexto, visa também refletir sobre os diálogos que a literatura e as outras artes têm promovido com os horizontes políticos e sociais.
Há na contemporaneidade uma descrença em relação ao futuro do planeta, associada ao chamado fim das utopias. Daí a necessidade de se discutirem projetos políticos ligados à questão da nação no domínio da literatura e das artes em geral.
Os repertórios culturais do continente pensam, com especificidade, essa questão, que se desdobra em outras. Que proposições e visões de futuro podem ser percebidas nos textos literários e artísticos em geral? Como as produções artísticas e críticas buscam responder aos desafios da contemporaneidade? De que maneira essas questões se relacionam com propostas de reciclagem das formas artísticas em sua relação com as novas tecnologias?
Programação 08 de novembro
• 16:30 Credenciamento
• 19:30 Abertura
• 20:00 Conferência magna
• 20:45 Momento cultural
Dados obtidos no site oficial, mais detalhes neste link ( programação )
fotos Ronald Peret
Primeira foto: conferencista Profa. Dra. Laura Cavalcante Padilha – UFF (Brasil) e o Prefeito de Ouro Preto Angelo Oswaldo
Segunda foto: Profa. Dra. Inaicyra Falcão dos Santos – Unicamp promovendo um momento cultural de uma musilicalidade esplendida e de grande valor a "Releitura de cânticos das tradições yoruba e afro-americana.Entrelaço da memória dos ancestrais e da experiência artística como expressão universal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário