Páginas

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Orquestra Ouro Preto volta às atividades com duas apresentações gratuitas na Semana Santa

A Orquestra Ouro Preto retoma suas atividades no ano de 2011, realizando dois concertos, nos dias 20 e 23 de abril em Ouro Preto. Além dos registros de paixão e fé impressos nas tradicionais solenidades da Semana Santa, as apresentações são um atrativo a mais para quem estiver presente na cidade. Os espetáculos celebram o período de maturidade pelo qual a Orquestra passa, já que, este ano, completa 12 anos de trabalhos ininterruptos.
O concerto do dia 20, quarta-feira, acontece na Igreja São Francisco de Paula – última igreja do período colonial a ser construída em Ouro Preto -, às 20:30h, com um programa que reflete o campo vocacional da Orquestra: o diálogo entre o universo erudito e popular. No repertório, a Sinfonia nº44 “Fúnebre” do compositor austríaco J. Haydn; o concerto para Xilofone e Orquestra do japonês Toshiro Mayuzumi e a suíte InSonal do compositor ouro-pretano Chiquinho de Assis. A entrada é gratuita.

Orquestra de Ouro Preto (Foto: Rafael Motta)
Já no dia 23 de abril, sábado de aleluia, o espetáculo assume um caráter festivo, com a reapresentação do Concerto dos Beatles, atendendo aos pedidos do público que se encantou e das pessoas que não puderam comparecer à última apresentação realizada no final de 2010. Com arranjos do violinista Mateus Freire, o concerto faz uma releitura de sucessos do quarteto de Liverpool como Eleanor Rugbi, Black Bird, Hey Jude e Imagine. A apresentação será realizada em duas sessões no Teatro Municipal - Casa da Ópera, às 18h30 e 20h, mediante a retirada de senha no local do espetáculo durante a semana do concerto.A Igreja São Francisco de Paula está localizada à Rod. Dos Inconfidentes, KM 98, ao lado da Rodoviária. O Teatro Municipal – Casa da Ópera – está localizado na Rua Brigadeiro Musqueira S/N, Centro.

Alguns dados:

Franz Joseph Haydn – Áustria (1732 – 1809) Considerado o pai da sinfonia clássica e do quarteto de cordas, personifica ao lado de nomes como Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven, o chamado Classicismo Vienense.

Toshiro Mayuzumi – Japão (1929 – 1997) Primeiro compositor Japonês a criar trabalhos referentes à música concreta. Seus experimentos incluem o uso de piano preparado e de instrumentos não usuais. A partir da década de 50, suas composições se caracterizam pela grande influência da música tradicional japonesa e budismo.

Chiquinho de Assis – Brasil – Ouro Preto (1977 - ) Compositor e Mestre em Música e Sociedade pela Universidade Federal de Minas Gerais. Na suíte InSonal, sugere uma viagem por alguns dos principais ritmos brasileiros.

Maestro Rodrigo Toffolo – Brasil – Ouro Preto (1977- ) - Ex - aluno de regência orquestral do maestro-compositor Ernani Aguiar e Mestre em Musicologia pelo Departamento de Pós-Graduação da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rodrigo Toffolo atuou longo tempo como violinista do Quarteto Ouro Preto. Vem se dedicando, principalmente, à música histórica de Minas Gerais, tendo em seu repertório, dentre outras, obras de João de Deus de Castro Lobo e José Emerico Lobo de Mesquita. É músico fundador da Orquestra Ouro Preto, Coordenador Artístico e Regente Titular.

Programe-se:

Orquestra Ouro Preto:
Dia 20 de abril, quarta-feira, às 20h:30. Local: Igreja São Francisco de Paula
Repertório:
J. Haydn - Sinfonia No. 44 "Funebre"
T. Mayuzumi - Concerto para Xilofone e Orquestra
Chiquinho de Assis - Suíte InSonal
Maestro Rodrigo Toffolo

Dia 23 de abril. 1º Seção: 18:30h/2º Seção: 20h. Local: Teatro Municipal – Casa da Ópera.
Repertório: The Beatles
Maestro Rodrigo Toffolo

Assessoria de Comunicação
Saulo Rios 31 – 8803 1370
Sugestão de Fonte: Maestro Rodrigo Toffolo: 31 - 9217 0300.

Nenhum comentário:

Postar um comentário