Músico João Bosco |
Nem só de eventos religiosos é feito o roteiro de quem decide se aventurar por Ouro Preto na Semana Santa. O feriado, um dos mais importantes do calendário da cidade, contará ainda com uma série de eventos culturais, que tem como objetivo: incrementar ainda mais o turismo e fortalecer a marca do aniversário de 300 anos de Vila Rica, comemoração que norteará toda a agenda do município em 2011. Estão previstas apresentações musicais diversas - a maioria delas gratuita - com destaque para a apresentação do compositor João Bosco, um dos principais nomes da MPB, e da Orquestra Ouro Preto, que terá também uma performance em homenagem aos Beatles.
De acordo com o secretário de Cultura e Turismo Chiquinho de Assis, a programação nos ajuda a melhor receber o turista que pretende conhecer a cidade independentemente do roteiro religioso. “Um estudo realizado pela Prefeitura, via Instituto Estrada Real, revelou que cerca de 75% das pessoas que visitam a região estão em busca de lazer. Por isso, decidimos promover uma série de atrativos culturais, como concertos, shows e a realização da feira de artesanato. Será um grande momento cultural, aliado às belas ações promovidas pelas igrejas durante a Semana Santa”, declarou.
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto pretende, ainda, montar um roteiro gastronômico, que contará com a participação de diversos restaurantes da cidade. A iniciativa, que conta com o apoio do empresariado local, tem como objetivo valorizar a produção do município.
300 anos de Vila Rica
Orquestra de Ouro Preto (Ronald Peret) |
Este ano, a administração de Ouro Preto organizou um vasto calendário, que pretende homenagear os três séculos de fundação de Vila Rica. As atividades de comemoração tiveram início em 8 de julho de 2010, quando foi anunciado o Ano Jubilar do Tricentenário, e serão intensificadas em 2011, ano no qual os 300 anos de fundação de Vila Rica serão efetivamente completados. Este ano, o primeiro grande evento a marcar a série de homenagens foi o carnaval, festa que atrai milhares de turistas à cidade. Agora, com a chegada da Semana Santa, o calendário comemorativo será definitivamente anunciado, e prevê espetáculos musicais, festivais que valorizam as tradições locais, exposições, entre diversas outras ações, na cidade que carrega relação tão próxima com o barroco, com a religião e com o turismo.
Que lindo ficou o fundo
ResponderExcluir