Páginas

terça-feira, 17 de maio de 2011

Ouro Preto é tema de filmes na 9ª Semana de Museus


O Museu da Inconfidência preparou uma série de documentários e filmes que têm Ouro Preto como temática para exibição durante a 9ª Semana Nacional de Museus. A Mostra de Cinema será promovida de terça a quinta (17 a 20 de maio) no auditório (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro, Anexo I), sempre às 19h. A entrada é gratuita. Para maior comodidade, grupos podem agendar presença pelos telefones (31) 3551-6023, 9258-8407 ou pelo e-mail museudainconfidencia@gmail.com. Confira a programação:

Dia 17 – terça-feira - 19h - AS MÃOS QUE TOCARAM EM DEUS
O filme mostra a vida e a arte de Jair Afonso Inácio (Cosme dos Santos), restaurador da maior parte dos trabalhos de Aleijadinho, artista considerado o maior expoente do Barroco Mineiro. Inúmeros telespectadores, especialmente de Minas Gerais, enviaram cartas à TV Globo sugerindo que o programa Caso Verdade contasse a trajetória de Jair. Apesar de ser uma figura anônima para muitos, Jair Inácio trabalhou durante quatro décadas. Um de seus trabalhos de maior destaque foi o descobrimento e a restauração dos famosos painéis do teto, de 1775, da Matriz de Nossa Senhora de Nazaré, em Cachoeira do Campo. 

Elenco: Cosme dos Santos, Dalcira Biasi, Íris Nascimento. Duração: 45 min.

Dia 18 – quarta-feira - 19h - OURO PRETO - UMA VIAGEM NO TEMPO
Uma viagem por quase três séculos de história nesta cidade onde se misturam todos os ingredientes de uma grande epopeia. A paisagem do maior barroco do mundo, evocada por cenas vivas, desde a saga dos Bandeirantes, passados pelas revoltas libertárias até as mais belas páginas da arte e cultura do Brasil. Reconstituição histórica e iconográfica - foto de Antônio Laia, 40 min. VIDEO MIX, apoio UFOP.

Dia 19 – quinta-feira - 19h - VINHO DE ROSAS
Poucos dias antes de confirmar seus votos de freira e completar 18 anos, Joaquina (Amanda Vargas) descobre que é filha de Tiradentes e que sua mãe ainda está viva. Joaquina vive no convento desde os três anos, quando foi levada por Quitéria Rita (Sônia Siqueira). Decidida a encontrar a mãe, Joaquina decide deixar o convento e partir para Vila Rica em busca de informações. Lá ela consegue um emprego em troca de comida, o que permite que conheça melhor os moradores locais e saiba o que aconteceu com seu pai, morto devido a uma sentença decretada pela rainha Maria I.

Elenco: Cristiane Antuña, Jackson Antunes, Jota D'Ângelo. Drama, 110 minutos, 2005, direção de Elza Cataldo.

Dia 20 – sexta - feira - 19h - CHICO REI
Em meados do século XVII, era intenso o tráfico de negros da África para o Brasil colonial. Arrancados de suas tribos, separados dos membros das famílias, eram amontoados em navios negreiros e mantidos aqui como mão-de-obra escrava. Entre eles estava Galanga. Rei do Congo trazido para Brasil como escravo, depois de muitas lutas, compra a sua liberdade através da Carta de Alforria. Foi o primeiro negro a ter uma propriedade no Brasil. 

Elenco: Severo D' Arcelino, Cláudio Marzo, Maria Fernanda, Antônio Pitanga, Carlos Koeber, Cosme dos Santos, Maurício do Vale. Música de Milton Nascimento e Wagner Tiso. Drama, 119 min, direção de Walter Lima Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário