Páginas

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Dia Mundial da Fotografia e do Fotógrafo

IMG_0142-2

Hoje, a fotografia está presente em todos os momentos. Seja nas câmeras comuns, digitais, e ate de celulares, a imagem é o componente essencial nesse universo midiatizado. Neste “universo” totalmente imagético como é o nosso a 

fotografia tem um posição aparte, pode ser alterada, transformada e manipulada, mais continua a ser arte plena e plana e muito se deve aos inventores dos programas de edição e de manipulação, domina-los são outra "arte" e agrega-los dois ser duplamente compensador para um artista (fotografo).
Dois franceses fazem jus ao dos descobridores desta “arte útil”:
Joseph Nicéphore Niépce e Jean Jacques Mandé Daguerre. Niépce foi o precursor, unindo elementos da química e da física, criou a héliographie em 1926. Nesse invento ele aliou o princípio da câmara obscura, empregada pelos artistas desde o século XVI, à característica fotossensível dos sais de prata. Após a morte de Niépce, Daguerre aperfeiçoou o invento, rebatizando-o como daguerreótipo.

Por essa época um francês radicado no Brasil, Hércules Florence, desenvolvia também experimentos que levariam ao mesmo resultado. Mas o advento da fotografia foi anunciado ao mundo oficialmente, em Paris, na Academia de Ciências da França, consagrando o Daguerreótipo, em 19 de agosto 1839.
A evolução da fotografia foi bombástica pois mostrou ao próprio mundo à humanidade: diferenças, faces, paz, guerra, a dor , a vida ... surgiu de outras formas cinema, televisão, computador ... a fotografia continua sendo a única arte "capaz de eternizar um momento" na totalidade do seu realismo dimensional. (Ronald Peret)

Foto acima de Ronald Peret - Querem fazer uma destas basta estar no dia 21 de agosto - Sábado na Procissão da Bandeira, no levantamento do Mastro de São Bartolomeu e no Show de fogos e muito mais ainda no Domingo em São Bartolomeu um dos distritos de Ouro Preto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário