Páginas

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Patrimônio Imaterial

PATRIMÔNIO IMATERIAL DO MUNICÍPIO DE OURO PRETO É DESTAQUE

Preservar os Saberes, os Fazeres, as Celebrações, mantendo vivas a tradição e cultura de um povo. Salvaguardar o intangível e manter viva a memória. È com essa premissa que a Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto vem desenvolvendo os trabalhos de inventário e registros dos bens imateriais do nosso município.
No dia 24 de julho próximo passado, a comunidade de São Bartolomeu recebeu da Prefeitura de Ouro Preto 30.000 selos, que identificam os Doces Tradicionais de São Bartolomeu como Patrimônio Imaterial de Ouro Preto. O trabalho de inventário e registro dos Doces Artesanais de São Bartolomeu teve início em 2005 e o inventário foi entregue em 2008. Segundo a Diretora de Promoção Cultural, Historiadora Sidnéa Santos, o acompanhamento do bem registrado deve permanecer enquanto o mesmo existir. É um compromisso que o município firma com a população ao salvaguardar um bem. Sidnéa, que acompanha este trabalho desde 2006, quando ainda era assessora do Departamento de Promoção Cultural, destaca ainda que este trabalho não é só da Secretaria de Cultura e Turismo: “é um trabalho que envolve toda a Prefeitura de Ouro Preto, principalmente as Secretarias de Agropecuária, Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Meio Ambiente, Assessoria de Comunicação e também o Conselho Municipal de Patrimônio, que no município, é o órgão que valida o registro dos bens inventariados.”


O segundo registro de Patrimônio Imaterial a ser entregue é o da Festa de N.Sra. dos Remédios de Fundão do Cintra, subdistrito de Santo Antonio do Salto. O trabalho, coordenado por João Paulo Martins, Historiador do Arquivo Público Municipal, teve inicio em 2008. A cerimônia está marcada para o dia 21 de agosto de 2010. As ações do Departamento de Promoção Cultural contam com a participação do Secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis.
Vale lembrar que anualmente são inventariadas várias festividades e celebrações, que integram o relatório do ICMS CULTURAL de Ouro Preto.

fotos: (entrega dos selos) Raquel Oliveira, (Fundão do Cintra) Sidnéa Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário