Páginas

quinta-feira, 29 de março de 2012

10ª Semana de Museus acontece entre os dias 14 e 20 de maio



Já estão disponíveis as orientações, material informativo e de divulgação da 10ª Semana de Museus, que acontece entre os dias 14 e 20 de maio, e que nesta edição traz como tema Museus em um Mundo em Transformação – novos desafios, novas inspirações.

O texto explicativo da 10ª Semana reforça a convocação aos museus brasileiros para refletir sobre o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM) para 2012, convidando o setor a debater sobre o desafio de trabalhar com a memória numa era de fragmentação das fronteiras entre passado, presente e futuro.

quarta-feira, 7 de março de 2012

Representantes do Globe Theatre encontram-se com o Secretário de Cultura e Turismo

 Foto: Rafael Motta
O Secretário de Cultura e Turismo, Chiquinho de Assis, recebeu na última segunda-feira (05) a visita de Peter McCurdy e Neil Constable, arquiteto e diretor, respectivamente, do Globe Theatre. Na pauta a cooperação internacional entre Globe e Ouro Preto para fins de, declara Chiquinho, "iniciarmos um processo de qualificação e capacitação na cidade tendo como tendência o universo de Shakespeare presente na nossa tradição oral."
Mundialmente conhecido, o Globe Theatre de Londres é uma reconstrução do histórico teatro elisabetano inaugurado no ano de 1599, do qual Shakespeare foi um dos acionistas. Hoje destaca-se como um centro de estudos multidisciplinar focado na obra do dramaturgo inglês, recebendo, anualmente, um milhão de visitantes.

Neil Constable, diretor executivo do Globe Theatre de Londres lembra que assinatura do acordo de cooperação entre o London Globe Theater e o Globe Brasil e a posterior construção do Globe Brasileiro representa  um novo e promissor eixo de intercâmbio Cultural entre Brasil e Reino Unido. “O Skakespeare Globe de Londres é um parceiro entusiasta na viabilização da construção do Globe Brasileiro – Instituto Garandela.

A iniciativa de viabilizar a construção do Globe Theatre Brasileiro partiu de Mauro Maya, da Arte Brasil Produção e de Aimara da Cunha Resende, do Centro de Estudos Shakespeareanos. Em vias de se instalar na região central de Minas Gerais, o Globe Brasileiro fará parte do Instituto Cultural Garandela, configurando referência latino-americana no estudo e prática da obra de Shakespeare, além de fazer parte de um complexo de conhecimento e aperfeiçoamento de atividades sócio-educativas e culturais, abarcando vários campos de conhecimento e profissionalização, como formação de atores, músicos, bailarinos e contadores de histórias, treinamento de professores por meio do teatro, desenvolvimento do artesanato local, intensificação de pesquisa sobre o folclore regional, formação de grupos folclóricos, formação de treinadores esportivos para a educação e a assistência à infância e ao idoso.
 

Programa da Semana Santa

Meses de Fevereiro e Março
- Durante a quaresma, NA IGREJA-MATRIZ DO PILAR E NAS CAPELAS FILIAIS, celebrações de Via-Sacra, da Leitura Orante da Palavra de Deus e de liturgias penitenciais, contemplando temas quaresmais e da CF-2012, sempre às quartas e quintas-feiras. Às sextas-feiras, Setenário das Dores de Maria.

SETENÁRIO DAS DORES

Dores de Maria, Dores da Humanidade
“Estes vossos olhos misericordiosos a nos volvei”

Dias 17 e 24 de fevereiro - 02, 09, 16, 23 e 30 de março
– Na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, às 19h30min – Setenário das Dores de Nossa Senhora, oficiado pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, ilustre filho desta terra e bispo emérito da Diocese de Oliveira – MG.
• 1ª dor: “A profecia de Simeão” (Lc 2,25-35) – Pregador: Pe. Eliseu Donisete de Paiva Gomes
• 2ª dor: “A fuga para o Egito” (Mt 2,13-14) – Pregador: Pe. José Eudes Campos do Nascimento
• 3ª dor: “A perda do menino Jesus” (Lc 2,41-48) – Pregador: Pe. Geraldo Barbosa
• 4ª dor: “O encontro no caminho do calvário” (Lc 23,26-29) – Pregador: Pe. Anderson Eduardo de Paiva
• 5ª dor: “Maria ao pé da cruz” (Jo 19,25-27) – Pregador: Pe. Bráulio Sérgio Mendes
• 6ª dor: “Jesus é descido da cruz” (Lc 23, 50-53) – Pregador: Pe. Tarcísio Sebastião Moreira
• 7ª dor: “Jesus é sepultado” (Jo 19,38-42) – Pregador: Pe. Luis Carlos César Ferreira Carneiro

Dia 20 de março – Terça-feira
Os Padres da Forania de Ouro Preto estarão nas Igrejas da paróquia do Pilar: MATRIZ, BOM JESUS, SÃO FRANCISCO DE PAULA E SÃO SEBASTIÃO, a partir das 19h em disponibilidade para o atendimento individual dos fiéis em confissão.
Dia 30 de março – Sexta-feira
Após o encerramento do SETENÁRIO DAS DORES, Procissão do Depósito da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO. Canto da Antífona “Inflamatus” (Séc. XIX) – Coral e Orquestra Francisco Gomes da Rocha. Participação da Corporação Musical Senhor Bom Jesus das Flores.

SÁBADO DOS PASSOS
- Dia 31 de março
“Pela vossa Santa Cruz, remistes o mundo”
Missas:
07h – MATRIZ DO PILAR, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Marcelo Moreira Santiago.
17h – LAR SÃO VICENTE DE PAULO, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Sebastião Jorge Corrêa.
18h – IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Danival Milagres Coelho.
19h - IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR – Após a celebração da Santa Missa e meditação feita pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho sobre o “Julgamento de Jesus”, Trasladação da Imagem do Senhor dos Passos para o SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Canto da Antífona “Popule meus” (Séc. XVIII). Participação especial do Coral São Pio X, do Grupo de Motetos e da Corporação Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
21h30min – Apresentação do “Auto da Paixão” pelo Grupo Teatral da Pastoral da Juventude da Paróquia Santa Efigênia, nas escadarias da Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

DOMINGO DE RAMOS E DA PAIXÃO DO SENHOR - Dia 01 de abril

Dia Mundial da Juventude e Dia Nacional da Coleta solidária
CF/2012 – Fraternidade e Saúde Pública
“Bendito aquele que vem em nome do Senhor! Hosana no mais alto do céu!”
(Mc 11,7-10)

8h – NA IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS - Bênção e distribuição de Palmas e Ramos. Procissão festiva para a IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, com participação especial das Ordens Terceiras e Irmandades da Paróquia do Pilar, devidamente paramentadas. À chegada, Missa Solene Cantada, presidida pelo Revmo. Sr. Monsenhor Celso Murilo Sousa Reis e concelebrada pelos padres que auxiliam estas festividades. Participação especial do Coral Pequenos Cantores de Ouro Preto Otacílio Cunha.
10h - Missa, com cerimônia da Bênção de Ramos, na IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho.

Cerimônia do Encontro e da Paixão do Senhor
“Ele carregou sobre si as nossas dores” (Is 53)

16h - Missa no SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Marcelo Moreira Santiago. Em seguida, Procissão do Encontro.
16h30min – Missa na IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Antônio Jésus Vieira. Participação especial do Coral Santana Mirim. Em seguida Procissão do Encontro.
18h – Cerimônia do Encontro, com Sermão alusivo pregado pelo Revmo Sr. Pe. Túlio Otávio Filardi. Logo após, segue-se a Procissão com as imagens do Senhor dos Passos e da Senhora das Dores, recordando Passos da Paixão, com hinos, cantos dos Motetos e o Canto da Verônica até a IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. À chegada, Sermão do Calvário pregado pelo Revmo Sr. Pe. Lauro Sérgio Versiani Barbosa. Participação especial das Corporações Musicais Senhor Bom Jesus de Matosinhos e Senhor Bom Jesus das Flores, Canto da Antífona “Popule meus” (Séc. XVIII) pelo Coral Francisco Gomes da Rocha.
18h30min – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Danival Milagres Coelho.

SEGUNDA FEIRA SANTA - Dia 02 de abril
Na cruz, o Senhor disse à sua Mãe: “Mulher, eis aí o teu Filho! Depois disse ao discípulo, eis tua Mãe!” (Jo 19,26-27)

7h - Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, com Laudes cantada, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Magno José Raimundo Murta.
Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
18h – Exercício piedoso da Via-Sacra na IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR, sob a coordenação da equipe paroquial de catequese.
19h - Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Edmar José da Silva, com meditação sobre “A missão de Nossa Senhora na história da salvação e sua solidariedade às dores e esperanças da humanidade”. A seguir, Trasladação da Imagem de Nossa Senhora das Dores para a IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Participação especial dos Jovens Crismandos da Catequese Paroquial.
18h - Confissões na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO.
19h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho – Após a Santa Missa, Via Sacra.

TERÇA-FEIRA SANTA - Dia 03 de abril
“Apesar de sua condição divina, humilhou-se e tornou-se obediente até a morte e morte de cruz” (Fl 2,6-8)

7h - Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, com Laudes cantada, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho.
10h – No PROLAE – Programa Liberdade e Assistência ao Encarcerado – Missa presidida pelo Revmo Sr. Pe. Paulo Ribeiro de Faria.
Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS e na MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
18h30min – Missa na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo. Sr. Pe. Enzo dos Santos, com meditação sobre a “Via crucis” de Jesus. Em seguida, Via Sacra Solene, saindo da MATRIZ DO PILAR para a IGREJA SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, sob a coordenação da equipe paroquial de liturgia. Participação especial do Grupo de Motetos. Na chegada, Canto do “Inflamatus” pelo Coral Francisco Gomes da Rocha.

QUARTA-FEIRA SANTA - Dia 04 de abril
“Foi levado como ovelha ao matadouro e, maltratado, não abriu a boca”
(At 8,32)

6h30min – VIA SACRA e Missa na IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR presidida pelo Revmo. Sr. Pe. José Eudes Campos do Nascimento.
Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO, IGREJA SÃO FRANCISCO DE PAULA e MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Visita domiciliar sacerdotal às pessoas enfermas e idosas para atendimento sacramental.
19h – Na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR – Missa presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho com meditação sobre o “Ofício das Trevas celebrado na Paixão e Morte do Senhor” pelo Revmo. Sr. Pe. Sérgio Antônio Tomás.
20h – NA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR - Ofício de Trevas cantado. Participação especial do Coral Pio X e das Ordens Terceiras e Irmandades, devidamente paramentadas.


SOLENE TRÍDUO PASCAL

O Solene Tríduo Pascal da Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo, ápice do Ano Litúrgico, começa com a Missa vespertina da Ceia do Senhor, culminando com a Vigília Pascal e encerrando com as Vésperas do Domingo da Ressurreição.

QUINTA-FEIRA SANTA - Dia 05 de Abril

Celebração da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
“Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que Ele venha” (1Cor 11, 26)

Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h, atendimento individual em confissão na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR.
12h – Almoço festivo de congraçamento dos Padres, no CESFO, pelo Dia da Instituição da Eucaristia e do Sacerdócio
16h - Missa na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, presidida pelo Revmo. Sr. Cônego Jadir Trindade Lemos.
17h - Missa Solene Cantada na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida por dom Francisco Barroso Filho, com Sermão alusivo sobre a Eucaristia e o Sacerdócio pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Elcevan Alencar da Costa. Participação especial do Coral Santana e dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Cerimônia da desnudação dos Altares da IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Trasladação do Santíssimo Sacramento para a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM E AGONIA. Adoração do Santíssimo Sacramento até as 24h (meia noite), sob a Coordenação dos Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e da Equipe Paroquial de Liturgia.

Cerimônia do Lava-Pés e do Mandatum
“Este é o meu mandamento: amai-vos uns aos outros como eu vos amei”
(Jo 15,12)

20h30min – “Cerimônia do Lava Pés e Sermão do Mandatum” pregado pelo Exmo e Revmo. Sr. Pe. Geraldo Martins Dias, no Largo da IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO. Participação especial do Coral Francisco Gomes da Rocha.

SEXTA-FEIRA SANTA - Dia 06 de Abril
Celebração da Paixão e Morte do Senhor
“Jesus tendo amado os seus que estavam no mundo, amou-os até o fim” (Jo 13,1)

6h – Caminhada de Penitência, com celebração da Via Sacra, saindo da CAPELA DE SÃO CRISTÓVÃO até a CAPELA DO SENHOR DO BOM FIM, sob a Coordenação da Congregação Mariana e lideranças da Comunidade do São Cristovão.
9h – “Sermão das Sete Palavras de Cristo na Cruz”, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR pregado pelo Revmo Sr. Pe. José Geraldo de Oliveira. Participação especial do Coral Cristo Rei.
Entre 9h e 12h, atendimento individual em confissão, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR.
15h – Solene Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na IGREJA DE NOSSA SENHORA DO CARMO presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho e meditação alusiva feita pelo Revmo. Sr. Pe. Sérgio Santos. Veneração coletiva da Cruz. Canto dos Impropérios pelo Coral Santana. Comunhão Eucarística dos Sacerdotes e fiéis.
15h – Ação Litúrgica em Memória da Sagrada Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS, presidida pelo Revmo. Sr. Cônego Jadir Trindade Lemos.
20h - Largo da IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO - Descendimento da Cruz. Sermão pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Wander Torres Costa. Participação especial do Figurado Bíblico, Anjos de Prata, Coroinhas e Anjinhos, Irmandades, Ordens Terceiras de Ouro Preto e Coral Francisco Gomes da Rocha. Procissão do Enterro encerrando no SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. VERÔNICA: Raissa Maria Souza Mendes. CARPIDEIRAS: Araceli de Oliveira Silva, Efigênia de Paula das Graças Pascoal, Maria Duarte Monteiro, Maria Brazilina Gomes, Maytana Aline de Souza Mendes e Sara Maria Alves de Oliveira.

SÁBADO SANTO - Dia 07 de Abril

Celebração da Vigília Pascal
“A luz de Cristo Ressuscitado brilhe hoje em nossas noites, acabando com toda escuridão”

Entre 9h e 11h30min e das 14h30min às 17h30min, atendimento individual em confissão, na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR.
21h – Solene Vigília Pascal na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR. Bênção do Fogo Novo, do Círio Pascal e Canto do “Exultet” pelo Pe. Danival Milagres Coelho. Bênção da Água. Renovação das Promessas do Batismo e batizado de catecúmenos, pessoas adultas que estão sendo preparados para receberem os sacramentos de iniciação cristã. Missa Solene, com pregação alusiva, presidida pelo Exmo e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho. Participação especial Coral Cristo Rei.

DOMINGO DA RESSURREIÇÃO – Dia 08 de Abril

“Por que vocês estão procurando entre os mortos aquele que está vivo? Ele não está aqui, ressuscitou!” (Lc 24,5-6)

*7h - Missa festiva na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Revmo Sr. Pe. Luiz Carlos César Ferreira Carneiro, Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Conceição de Ouro Preto. Participação do Coral São Judas Tadeu.
8h30min - Procissão da Ressurreição da IGREJA MATRIZ DE NOSSA SENHORA DO PILAR para o SANTUÁRIO NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. À chegada, Solene Bênção do Santíssimo Sacramento.A seguir Santa Missa, presidida pelo Pároco da Paróquia Nossa Senhora do Pilar, Revmo Sr. Pe. Marcelo Moreira Santiago e concelebrada pelos sacerdotes que auxiliam as festividades.
9h – Missa na IGREJA DO SENHOR BOM JESUS DE MATOSINHOS presidida pelo Revmo Sr. Côn. Jadir Trindade Lemos.
16h – Missa na IGREJA NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO presidida pelo Revmo Sr. Pe. Sebastião Jorge Corrêa.
17h – Missa na CAPELA DE SÃO SEBASTIÃO presidida pelo Revmo Sr. Pe. Paulo Ribeiro Faria.
19h - Missa Solene Cantada na IGREJA MATRIZ NOSSA SENHORA DO PILAR, presidida pelo Exmo. e Revmo. Sr. Dom Francisco Barroso Filho, com sermão alusivo pregado pelo Revmo. Sr. Pe. Luiz Antônio Reis Costa. Coroação da Imagem de Nossa Senhora das Dores em seu Triunfo. “Te Deum”. Participação do Coral Francisco Gomes da Rocha.

Semana Santa em Ouro Preto - Festa barroca em tempo de fé


 De: Ascom/PMOP
Foto: Neno Viana

A Semana Santa é Ouro Preto em pleno estado de graça. No altar das montanhas de Minas, a cidade celebra sua grande festa, na qual arte e fé se confundem e projetam, numa única expressão, o sentimento mais profundo do povo. Há mais de três séculos, Ouro Preto rememora a Paixão de Jesus Cristo com a dramaticidade barroca da liturgia e a emoção criadora da arte. É este momento de singular transcendência que já se iniciou, na sexta-feira das Dores, anterior Carnaval, prepara-se até a sexta-feira véspera do domingo de Ramos e chega à Semana Maior, fechada no domingo de Páscoa, dia 8 de abril.

A cidade se empenha intensamente na organização das festividades, e todas as paróquias, na cidade e nos distritos, celebram a Semana Santa. Há uma tradição de revezamento da presidência do cerimonial entre as duas paróquias mais antigas de Ouro Preto, pelo que cabe este ano ao Pilar a condução do programa. O pároco do Pilar, padre Marcelo Santiago, diz que a comunidade também está mobilizada em razão de 2012 assinalar o tricentenário da criação da Paróquia, que reunia a população de origem portuguesa, nos primórdios de Vila Rica.

Sob o sinal da cruz
A cidade de Ouro Preto nasceu sob o signo da fé. Em 24 de junho de 1698, dia de São João Batista, missa celebrada pelo bandeirante padre João de Faria Fialho marcou a chegada da bandeira de Antônio Dias de Oliveira à sonhada região do Ouro Preto, ouro recoberto por camada escura de óxido de ferro. O padre Faria deixara a paróquia de Pindamonhangaba para ingressar na bandeira do taubateano. Logo os arraiais se multiplicaram na grande garganta formada por duas serras monumentais, e antes mesmo da criação de Vila Rica, em 8 de julho de 1711, já se iniciara a organização eclesiástica, surgindo as igrejas do Pilar de Ouro Preto e da Conceição de Antônio Dias, pelo zelo apostólico e a prudência política do bispo do Rio de Janeiro.
Datam de 1712 os documentos hoje disponíveis sobre a criação da Paróquia do Pilar, pelo que a comunidade paroquial da padroeira de Ouro Preto comemora, com grande júbilo, o seu tricentenário na celebração da Semana Santa.

Jacubas e mocotós
A Semana Santa tornou-se o principal acontecimento na vida da metrópole do garimpo, que fervilhava na agitação típica de um eldorado. E a festa religiosa se viu também atingida pelos conflitos que se alastravam entre a população, em meio à febre do ouro. Separados pelo morro de Santa Quitéria, sobre o qual se estende a Praça Tiradentes, paulistas pioneiros e portugueses senhores da colônia firmaram forte rivalidade. Na paróquia de Antônio Dias, concentraram-se os oriundos de São Paulo, desbravadores do sertão e responsáveis pela descoberta das minas. Na freguesia do Pilar, instalada no Ouro Preto propriamente dito, ficaram os portugueses, reinóis e donos do território.
Para evitar as permanentes contendas entre jacubas (moradores do Antônio Dias e comedores de farinha) e mocotós (habitantes do Pilar regalados com fartura de carne), as Paróquias sabiamente decidiram estabelecer alternância na celebração da Semana Santa. A cada ano, uma delas assumiria a direção dos festejos, evitando atritos. No ano par, a presidência da Semana Santa cabe à Paróquia de Nossa Senhora do Pilar, padroeira da cidade, e no ano ímpar, à de Antônio Dias. Mas Ouro Preto, como um todo, se movimenta e colabora para que a Semana Santa seja, sempre mais, o comovente testemunho da fé que ilumina a alma de seu povo.

Celebrações no Pilar
As principais cerimônias acontecem, este ano, na Matriz do Pilar e na Igreja do Rosário. O templo paroquial do Fundo de Ouro Preto nasceu de pequena ermida erguida pelos pioneiros, no começo do Setecentos, e ganhou dimensão portentosa, com o crescimento do bairro no qual se concentravam os portugueses. A paróquia, com vigário colado, foi instituída em 1712.

A grande talha barroca dos altares laterais conduz ao belo retábulo-mor, obra posterior do notável mestre do estilo joanino, Francisco Xavier de Brito. Antônio Francisco Pombal, tio do Aleijadinho, atuou na edificação. O Museu de Arte Sacra, nas salas da sacristia e da cripta, guarda parte da riqueza artística do Pilar.
Do ponto de vista arquitetônico, a Igreja do Rosário é o mais belo exemplar do estilo barroco em Ouro Preto. As formas elípticas que a desenham evocam a linha curva do italiano Borromini. Um galilé (varanda embutida) se destaca na fachada principal. Seu adro é o ponto focal das celebrações, como o Lava-Pés, na quinta-feira, e o Descendimento da Cruz, na sexta-feira da Paixão, dia 6 de abril. O Largo do Rosário fica repleto de emoção.

Nos anos ímpares, a sede da programação é a Matriz de Antônio Dias, elevada a Santuário da Imaculada Conceição. Foi construída por Manuel Francisco Lisboa, pai do Aleijadinho, que nela está sepultado, na cova ao pé do altar lateral de Nossa Senhora da Boa Morte. O Museu Aleijadinho mantém um roteiro expográfico importante, na cripta, sacristia, consistório e tribunas. As celebrações externas se realizam, então, no Largo de São Francisco de Assis (hoje Largo de Coimbra), tendo como pano de fundo a arquitetura monumental do Aleijadinho.

Irmandades em ação
Com suas opas e hábitos tradicionais, as irmandades de Ouro Preto foram fundadas no século XVIII e continuam atuantes, marcando presença imprescindível nas solenidades da Semana Santa. Trata-se de organizações religiosas laicas, surgidas nos primórdios da civilização mineradora, para que nelas se compartimentasse a população inteira. O rei de Portugal impediu que entrassem nas Minas as ordens religiosas conventuais, que poderiam fazer de seus mosteiros inexpugnáveis focos de contrabando de ouro e diamantes. Com isso, impôs aos mineiros a adesão a irmandades que sustentaram o culto em suas respectivas capelas. Foi uma espécie de privatização do serviço religioso, que era monopólio do Estado.

Havia a irmandade dos brancos nascidos em Portugal, dos mazombos, ou brancos brasileiros, dos negros livres, dos escravos, dos pardos e de variadas categorias profissionais, à maneira das corporações da Idade Média: carpinteiros, músicos, militares, alfaiates.

Logo a disputa e a emulação levaram as confrarias a uma insistente busca de sinais exteriores de prestígio. A arquitetura dos templos e a riqueza da fábrica (o conjunto dos bens móveis da igreja), a qualidade das alfaias e a abundância de ouro e prata, entre outras cintilações, assinalavam o status de cada irmandade. E, ainda hoje, cruzes processionais, lampadários, tocheiros, varas, navetas e turíbulos de prata saem dos museus sacros para as procissões da Semana Santa, abrilhantando o comparecimento e o desfile das imperecíveis irmandades ouro-pretanas.

Procissões nas ladeiras
Os primeiros cristãos realizavam procissões na Roma antiga, apropriando-se do ritual dos préstitos de triunfo do império como demonstração de sua fé e de sua força. As procissões atravessaram os séculos e o oceano. Chegaram às montanhas de Minas Gerais com as primeiras bandeiras. Em maio de 1733, quando da inauguração da Matriz do Pilar, realizou-se a mais famosa de todas as procissões da América portuguesa, segundo testemunha o cronista Simão Ferreira Machado, autor do livro “Triunfo Eucarístico”, publicado um ano mais tarde, em Lisboa, para memória do admirável acontecimento.
As procissões de Ouro Preto são famosas pela piedade e pelo encanto que as envolve. Subindo e descendo ladeiras, elas sugeriram belos poemas a autores como Alphonsus de Guimaraens, Murilo Mendes, Carlos Drummond de Andrade, Oswald de Andrade, Cecília Meireles e Henriqueta Lisboa. Marchas e dobrados são executados pelas duas bandas de música de Ouro Preto, a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos, Banda do Rosário, e a Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores ou Banda do Alto da Cruz. O Coral e Orquestra do Pilar e o Coro e Orquestra São Pio X, do Antônio Dias, apresentam-se nos atos litúrgicos, tendo a colaboração de vários convidados.

Música setecentista
A civilização do ouro estimulou o desenvolvimento da atividade musical em todas as regiões das Minas Gerais. O compositor José Joaquim Emerico Lobo de Mesquita foi regente da orquestra do Pilar de Ouro Preto e tocou no órgão que existiu na Matriz. João de Deus de Castro Lobo, um dos maiores autores do período, nasceu em Vila Rica, onde também atuaram nomes importantes como Francisco Gomes da Rocha, Marcos Coelho Neto e Inácio Parreira Neves. O Museu da Inconfidência conserva notável conjunto de partituras do século XVIII, prova da riqueza da produção colonial mineira.
Peças desses autores se fazem ouvir nas cerimônias da Semana Santa, desde a sexta-feira véspera do Carnaval, quando teve início o Setenário das Dores de Nossa Senhora, na Matriz do Pilar. Em sete sextas-feiras, até a véspera do domingo de Ramos, orquestra e coro, sob a regência dos maestros Márcio Miranda e Alcindo Alves, evocam as sete dores de Maria Santíssima com a música herdada do ciclo do ouro.

Canto da Verônica
O Evangelho nada esclarece sobre o episódio da Verônica, que teria enxugado o rosto de Jesus, durante a caminhada para o Calvário. Mas a tradição cristã fez de Verônica uma das personagens mais emocionantes da Semana Santa. O nome da santa mulher é uma criação do imaginário cristão. Vero ícone quer dizer verdadeira imagem, isto é Verônica. Ela quis socorrer Jesus, enxugando-lhe a face coberta de suor e sangue, e viu que o sudário guardou, nele impressa, a sagrada imagem. Acredita-se preservado na catedral de Turim o linho no qual Jesus teria sido envolto no sepulcro, tendo permanecido impressa no tecido a imagem de seu corpo.
Durante a Procissão do Enterro, a Verônica para e canta, em cima de um mocho (tamborete), a sua advertência a todos os que transitam pelas vias da cidade: O vos omnes qui transitis per viam, attendite et vidite si est dolor sic ut dolor meus... (O vós todos que transitais pela rua, parai e vede se há dor como a minha dor). As Eús são as carpideiras que, atrás da Verônica, lamentam, com seu pranto, a morte do Senhor. As capelas dos Passos, diante das quais se reza o ofício das procissões, são cinco: Ponte Seca, Rosário, Rua São José, Praça Tiradentes e Antônio Dias.

Tapete de flores
Cronistas do século XVIII e viajantes do século XIX registram, em suas páginas, a magnificência das festas religiosas em Ouro Preto. Vem daquele tempo o costume da ornamentação de fachadas e ruas para a passagem dos soleníssimos cortejos. Na sexta-feira santa, antigamente sexta-feira da Paixão, à noite, as casas acendem velas em lanternas, nas fachadas, para a Procissão do Enterro. No século XVIII, todas as fachadas deviam ostentar luminárias.
Na noite de sábado santo e na madrugada do domingo da Ressurreição, a cidade se mobiliza para confeccionar o tapete de flores. Muitos turistas se engajam na tarefa, que se estende da Matriz do Pilar à Matriz de Antônio Dias, pelo centro da cidade. Grupos de seresta, na madrugada das Aleluias, desfilam ao longo do tapete, saudando os que o confeccionam e anunciando a alegria da Páscoa. A Prefeitura colabora, fornecendo, com antecedência, sacos de serragem colorida.
Tradição da Semana Santa de Ouro Preto é ainda a Queima do Judas. A legendária malhação, no entanto, mais que evocação do traidor, é uma festa ruidosa e divertida, que atrai sobretudo as crianças. Uma comissão de moradores do Pilar e do Rosário se encarrega de promover a Queima do Judas junto à capela do Senhor do Bonfim, na velha rua da Glória, hoje rua Antônio de Albuquerque, domingo à tarde. Com balas e amendoim para a criançada.

Cultura, ecologia e lazer
As igrejas e museus permanecem abertos para a visitação cultural, durante a Semana Santa, bem como a Casa da Ópera, o mais antigo teatro em atividade nas Américas, inaugurado em 1770. O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas, com sua coleção mineralógica sem igual, o Museu da Inconfidência, com o panteão dos conjurados, e a Casa dos Inconfidentes, com belo panorama e informações interessantes sobre Tiradentes, são imperdíveis. Outro atrativo de destaque são as antigas minas de ouro, com suas extensas galerias nas encostas da cidade. A Mina de Chico Rei guarda a memória do grande líder africano.

A majestosa Casa dos Contos, a Maria-Fumaça para a cidade de Mariana (50 minutos de bela viagem no canyon de Ouro Preto), o Parque Horto dos Contos e o Parque da Cachoeira das Andorinhas, as pousadas rurais e os distritos, como São Bartolomeu e Lavras Novas, a 1.510 metros de altitude, são atrativos que igualmente tornam a cidade inesquecível. A partir de Ouro Preto, há excelentes roteiros que levam a Mariana, Congonhas, Santa Bárbara e o Caraça. A Estrada Real e suas pontes restauradas fascinam os visitantes.

terça-feira, 6 de março de 2012

Show na Casa da Ópera de Ouro Preto lança CD Jardim do Mundo em Ouro Preto no próximo sábado


No próximo sábado, 10, a Casa da Ópera apresenta às 20h30 show de lançamento do CD Jardim do Mundo em Ouro Preto. Os ingressos serão vendidos na portaria do teatro a 20 reais (inteira - 60% dos bilhetes) e a 10 reais (meia entrada - 40% dos bilhetes).

Informações: 31 9648-2573
Matheus Rocha Ceará / Espinhaço Produções

Site: www.musicasdoespinhaco.com.br
E-mail: contato@musicasdoespinhaco.com.br

Oficina do Edital dos Microprojetos Mais Cultura Bacia do São Francisco acontece no dia 09 de março

O Ministério da Cultura, Fundação Nacional de Artes e a Prefeitura Municipal de Ouro Preto através da Secretaria de Cultura e Turismo convidam artistas, produtores e demais segmentos da cultura para participar da Oficina do Edital dos Microprojetos Mais Cultura Bacia do São Francisco a realizar-se no dia 09 de março, às 14h, no auditório da Casa de Gonzaga, o endereço é Rua Cláudio Manoel, 61 Centro - Ouro Preto.

Departamento de Promoção Cultural
Tel: (31) 3559-3256
Fax:(31) 3559-3341


Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Rua Claudio Manoel, nº 61
Centro - Ouro Preto
MG - 35.400.000
www.ouropreto.mg.gov.br

sexta-feira, 2 de março de 2012

INFORMES FAOP

Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de
Andrade retorna às aulas
As aulas do Núcleo de Arte e do Núcleo de Conservação e
Restauração, da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de
Andrade | EARMFA, começaram na última semana de fevereiro.
O Núcleo de Ofícios ainda está definindo a data para o início
dos trabalhos.
 
Tapume + Arte
Faop transforma tapumes de Ouro Preto em obra de arte
a céu aberto. Para o carnaval, funcionários da Fundação
pintaram os tapumes da Ponte dos Contos e do Murinho
dos Namorados a fim de enfeitar a cidade para a folia.
Já no Terminal Rodoviário, eles viraram de tela.
 
Aberta programação 2012 da
Galeria de Arte Nello Nuno
A Galeria de Arte Nello Nuno, da Faop, retornou suas
atividades com a exposição “Imersões”, do artista
Adriel Visotto. As imagens do artista mostram retratos
e autorretratos que são um convite a “olhar sem ser visto”.
 
55+Arte expõe seus trabalhos na Fiemg
O curso 55+Arte expôs seus trabalhos da linha
Guignard: motivos do bordado no espaço cultural
da Fiemg. A exposição integrou a programação de
eventos internacionais organizados pela Unesco e
pelo Iphan em Ouro Preto.
 
Galeria de Arte Nello Nuno
Dia 08 de março, quinta-feira às 20 horas haverá abertura da
exposição “Seres Supra Sensíveis”, da artista Camila Vieira.
A entrada é franca.
Galeria de Arte Nello Nuno
R. Alvarenga, 794, Cabeças, Ouro Preto - MG
 
Eleição para Conselho Estadual de Política Cultural
A Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais
convoca entidades da sociedade civil de setores
artísticos e culturais para processo seletivo de
escolha dos membros do Conselho Estadual de
Política Cultural (Consec). O prazo para inscrição
das entidades encerra-se em 16 de março.   
 
Mais informações pelo site: http://www.faop.mg.gov.br/ 
 

 

Ministério do Turismo comemora Dia Nacional do Turismo com campanha de fotografias em redes sociais

De: ASCOM Ministério do Turismo - Brasília (DF)
Foto: Neno Viana

A beleza de sua cidade refletida por todo o Brasil. Esta é a proposta do Ministério do Turismo para o ‘Dia Nacional do Turismo’, celebrado neste 02 de março. Os perfis do MTur estão propondo a seus seguidores e amigos das redes sociais (Twitter e Facebook) que encaminhem imagens de lugares que mereçam comemoração dos fotógrafos.

Como é da própria dinâmica da internet, a resposta foi imediata. Desde o dia 28 de fevereiro, na Fan Page do Facebook do MTur é possível conhecer as fotos já enviadas de vários lugares do Brasil, publicadas no mural.
 Mesmo sem um reconhecimento oficial no calendário brasileiro de festas, o ‘Dia Nacional do Turismo’ caiu no gosto popular e é relembrado anualmente em escolas, cidades e pelos brasileiros que reconhecem a importância econômica e cultural da atividade turística.

Nesta sexta-feira (dia 02), será publicado - no portal do MTur - o resultado da ação: uma sucessão de imagens feitas por pessoas comuns, apaixonadas pelos encantos do Brasil. As fotos serão acompanhadas por textos referentes a seus autores, e uma ampla divulgação será feita por entre as redes nas quais o Ministério do Turismo está presente. Ainda dá tempo. Participe enviando suas imagens para mtur.gestao@gmail.gov.