Páginas

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Ana Carla Fonseca abre VI Seminário Patrimônio Cultural em Ouro Preto


Conferência de abertura tratará de Economia Criativa e novos usos patrimoniais

Por: ASCOM/Faop

Neste ano, o tema central do VI Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauração no século XXI é Políticas Públicas e Soluções Criativas. O evento é promovido pela Faop e acontece de 24 a 28 de setembro, em Ouro Preto. Para iniciar os debates, a doutora em Urbanismo pela USP Ana Carla Fonseca apresenta a Conferência de Abertura com o tema Criatividade. A palestra vai abordar assuntos como criatividade como fator de diferenciação da economia local, novos usos patrimoniais tendo por base a economia criativa, cidades criativas – conceitos e experiências em pequenas e médias cidades, espaços e clusters criativos, redes de cidades criativas, desafios e oportunidades.

O Seminário Patrimônio Cultural é voltado para profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e demais interessados nos processos, desafios e possibilidades da conservação e restauração do patrimônio cultural. As mesas-redondas e as conferências serão transmitidas ao vivo pela internet, através de links divulgados no site (www.faop.mg.gov.br) e nas mídias sociais da Faop.

A programação inclui conferências, mesas de debate, minicursos, estudos de caso, exposições e muito mais. O objetivo é incentivar a preservação do patrimônio cultural abordando os principais aspectos que permeiam a conservação e a restauração no século XXI: o pensar, o ensinar, e o fazer – que formam as três mesas-redondas do evento. A iniciativa fomenta, ainda, a troca de experiências entre os participantes.

O seminário também integra a IV Bienal Brasileira de Design – Tempo de Design em Minas. O evento conta com o apoio do Sebrae-MG e do Trem da Vale e o patrocínio da Furnas Eletrobrás. Para saber mais sobre o VI Seminário Patrimônio Cultural, acesse o site da Faop www.faop.mg.gov.br ou visite o blog www.seminariopatrimoniocultural.blogspot.com.


Mais sobre Ana Carla Fonseca
Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Economista, mestre cum laude em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; com MBA pela Fundação Dom Cabral e Doutora em urbanismo pela USP (tese sobre Cidades Criativas, com análise de São Paulo). Liderou projetos regionais e globais por 15 anos em marketing e gestão do conhecimento em multinacionais, na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2004, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções – empresa pioneira em economia, cultura e desenvolvimento. É consultora e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado sobre economia criativa, inovação e negócios, e cidades criativas em todos os estados brasileiros e em 22 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário