Páginas

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ouro Preto recebe ex-aluno da UFOP para lançamento de obra poética sobre a cidade


Por Roberta Nunes
 
O poeta Mário Alex Rosa lança no dia 29 de setembro, às 20 horas, o livro “Ouro Preto”, na cidade protagonista de sua obra. O evento ocorrerá no Hotel Toffolo, localizado na Rua São José, 72, Centro. Em Belo Horizonte o lançamento foi no último dia 15, na livraria Scriptum. 
 
A publicação retrata as histórias ouropretanas em versos e poesias e se concretizou devido à estreita relação do poeta com o âmbito histórico, literário e afetivo da cidade, onde também já morou e se formou em História na Universidade Federal de Ouro Preto. “O amor desce ladeiras/ O amor sobe ladeiras/ O amor visita igrejas/ O amor estuda inglês/ O amor peca em português/ O amor sem sombra de dúvida/ Vive na dúvida”. 
 
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, questionado sobre a relação com a cidade, Mário Alex declara: “A minha leitura sobre Ouro Preto passa pela história, pela economia, pela arquitetura, pelas festas religiosas, pela arte e, claro, pela poesia. Quando fui morar em Ouro Preto pouco ou quase nada conhecia daquela cidade. Mas para mim sempre foi assombroso ver a imagem de Tiradentes esquartejado nos livros de história. Ouro Preto vai ser para mim como os cascos das tartarugas, para onde for, levarei essa cidade comigo. Mas espero não ousar escrever mais nenhum poema ou coisa que valha sobre ela”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário