A Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop promove a
sexta edição do Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauração no
século XXI, de 24 a
28 de setembro, em
Ouro Preto. Neste ano, o Seminário Patrimônio Cultural é
focado em Políticas
Públicas e Soluções Criativas. A escolha do tema decorre da
análise de que as cidades históricas devem ser tratadas em sua totalidade, o
que envolve fatores sociais e ambientais, além de materiais. O evento é voltado
para profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e demais
interessados nos processos, desafios e possibilidades da conservação e
restauração do patrimônio cultural material.
A programação inclui conferências, mesas de debate,
minicursos, estudos de caso, exposições e muito mais. O objetivo é incentivar a
preservação do patrimônio cultural abordando os principais aspectos que
permeiam a conservação e a restauração no século XXI: o pensar, o ensinar, e o
fazer – que formam as três mesas-redondas do evento. A iniciativa fomenta,
ainda, a troca de experiências entre os participantes.
Programação
Para a conferência de abertura, a convidada Ana
Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento,
instigará os participantes a pensar soluções criativas que envolvem o binômio
sustentabilidade e patrimônio, em busca de novos olhares e novas vivências,
considerando que pertencimento é um dos pilares da cidade criativa, sem o qual
não se alcança o bem-estar e o desenvolvimento.
Os convidados da mesa “O Pensar” – presidente do
Iphan, Luis Fernando de Almeida; presidente do Iepha, Fernando Cabral; e secretário municipal de Patrimônio e
Desenvolvimento Urbano, Gabriel Simões Gobbi – abrem o debate em um
importante espaço de reflexão das três instâncias: federal, estadual e
municipal. A mesa “O Ensinar” terá a participação de Leandro Benedini Brusadin
– professor do departamento de Turismo da Ufop e autor do livro “Valor Patrimonial e Turismo: limiar entre história, território
e poder” – Josanne Guerra Simões e Jason Santa Rosa – Programa
de Educação Patrimonial Trem da Vale. Já na mesa “O Fazer”, o professor José Newton
Coelho Meneses (UFMG), autor do “Dossiê
Interpretativo dos Modos de Fazer Queijo Artesanal em Minas Gerais”
(IPHAN, 2008), apresenta o processo e características desse registro.
O professor de Linguística Valdemir Miotello
(Ufscar) encerra os trabalhos com a conferência "O Ato Responsável como nossa ação política". Três questões
vão dar o tom da sua fala: Como e qual sujeito se constitui nas relações
contemporâneas? O ato responsável é um ato a ser vivido a partir da vivência
individual ou coletiva? Que decorrências se tira daí para nossa ação política
hoje?
Dessa maneira, noções de cidadania, identidade,
tradições, cultura, patrimônio e modernidade fazem parte do diálogo entre
presente, passado e futuro, considerando as relações entre espaço público, comunidade ouro-pretana e turistas, além
da importância da articulação entre agentes públicos e privados para o
incremento da economia e melhorias sociais coletivas. Em breve, a Faop abrirá
as inscrições para participantes do Seminário.
Curso Técnico em Conservação e
Restauro
Ouro Preto, reconhecida como cidade
Patrimônio
Cultural da Humanidade, é o cenário ideal para a formação de profissionais
ligados a conservação, restauração e preservação. Essa característica originou
o Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco
de Andrade | EARMFA – pertencente à Faop (entidade ligada à Secretaria de
Estado de Cultura de Minas Gerais).
O
curso surgiu com o famoso restaurador Jair Afonso
Inácio, na década de 1970. É considerada a primeira experiência na formação de
profissionais de forma regular no Brasil. Em 1981, foi dividido em disciplinas,
com ênfase na conservação e restauração de três suportes: escultura
policromada, pintura de cavalete e papel. Até hoje, é o único curso formal
reconhecido pelo MEC nessas três especificidades. A grade curricular do
curso é distribuída em quatro módulos semestrais, com carga horária total de
1552 horas, incluindo o estágio curricular.
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