Páginas

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Grupo Terno Teatro apresenta peça Chico Rei no Museu da Inconfidência




A mostra Chico Rei sob o olhar do Grupo Terno Teatro será encerrada no dia 19 de outubro, sexta-feira, por um motivo especial: os bonecos de marionetes que estão expostos na Sala Manoel da Costa Athaide, Anexo I do Museu da Inconfidência (Ibram/MinC), são os personagens da peça Chico Rei, a ser apresentada gratuitamente no pátio do mesmo local, às 20h do dia 20, sábado. Em seguida à performance, haverá participação especial do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Ouro Preto), com demonstrações de cantos e danças em louvor a santidades negras.

O espetáculo aborda a lenda do escravo-rei Galanga, o Chico Rei, que na antiga Vila Rica reconstrói simbolicamente seu reino em meio à repressão e ao preconceito, numa época em que nada era mais valioso que o ouro. Apropriando-se da estatuária africana e do barroco mineiro, mais especificamente de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, a peça propõe um confronto entre essas duas estéticas, que refletem a produção imagética dos negros do Congo e dos mestiços brasileiros do século XVIII, ressaltando a importância dessa confluência para formação da arte do povo brasileiro.

O QUÊ: Apresentação do espetáculo Chico Rei, do Grupo Terno Teatro (BH) com participação especial do Congado Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia (Ouro Preto, MG)
ONDE: Pátio do Anexo I do Museu da Inconfidência, em frente à Sala Manoel da Costa Athaide (Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro Histórico, Ouro Preto, MG)
QUANDO: 20 de outubro, sábado, às 20h
INFORMAÇÕES: mdinc@museus.gov.br; (31) 3551-1121; www.ternoteatro.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário