Páginas

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Casa da Ópera recebe projeto Bossa, Balanço, Balada nos dias 10 e 12 de outubro


Foto: Alexandre Moreira

Por: Divulgação
Com dupla inspriração o projeto, com estreia marcada para 10 de outubro com a exibição do filme O Grande Mentecapto e show de Verônica Sabino no dia 12 de outubro, em Ouro Preto, homenageia dois grandes nomes do cenário artístico nacional: Fernando Sabino e Aloysio de Oliveira. Assim a bossa da gravadora Elenco, criada e dirigida por Aloysio, com o revolucionário design das capas assinadas por César Villela e por onde passaram nomes como Edu Lobo, Nara Leão, Nana Caymmi e Vinicius de Moraes, Maysa, Menescal, entre tantos outros, segue os passos de Viramundo (personagem central d'O Grande Mentecapto de Fernando Sabino) pelas Minas Gerais, com a realização do show "Bossa, Balanço, Balada" da filha do escritor mineiro, Verônica Sabino

Com o patrocínio da AMBEV através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, o projeto vai visitar Belo Horizonte, Nova Lima, Juiz de Fora, Ouro Preto, Cataguases e Uberaba, seguindo parte da saga de Geraldo Viramundo, personagem tema de O Grande Mentecapto do escritor mineiro Fernando Sabino. “Bossa, Balanço e Balada” homenageia toda uma geração musical que se consagrou na gravadora Elenco, criada e dirigida por Aloysio de Oliveira. O projeto tem seu alicerce no show musical, que na voz de Verônica Sabino tem seu repertório inspirado nos estilos musicais consagrados pela Elenco na década de 60.

Verônica Sabino teve seu début no meio musical avalizado pelo próprio Aloysio de Oliveira, grande amigo de seu pai. A convivência com esta geração de poetas e compositores norteia sua trajetória, tornando natural a intimidade adquirida com o repertório deste projeto e com seus personagens. Natural também é sua necessidade de trilhar os caminhos do pai, redescobrindo as Minas de Viramundo, O Grande Mentecapto. 

Assim Sabino leva Oliveira a uma visita ao universo mágico de Geraldo pelas trilhas das Gerais. O projeto terá seu ápice em cada cidade com o show BOSSA, BALANÇO e BALADA, por Verônica Sabino com concepção musical de Roberto Menescal e direção de Stella Miranda. No show a cantora e compositora será acompanhada pelos músicos Marcos Suzano, André Gonçalves e Sergio Chaivazzoli. E em cada cidade convidará um DJ local tocando a produção da Elenco em vinil.

Além do show, o projeto irá exibir, longa metragem O GRANDE MENTECAPTO, sob a direção de Oswaldo Caldeira, com Diogo Vilela e grande elenco, será doada uma escultura alusiva a passagem do Grande Mentecapto por lá e uma coleção completa da obra do escritor Fernando Sabino para a biblioteca municipal.

Será realizada ainda uma palestra sobre a produção musical da gravadora ELENCO de Aloysio de Oliveira com a importância da gravadora para a cena musical nacional. A gravadora Elenco de Aloysio de Oliveira lançou diversos artistas, conhecidos até os dias de hoje, como Edu Lobo, Nara Leão, Nana Caymmi e Vinicius de Moraes, entre outros. Com intuição e sensibilidade, Aloysio promovia encontros inéditos, tendo como registro os preciosos LPs gravados ao vivo na boate Zum Zum’. Para completar a equipe, ele escolheu o fotógrafo Chico Pereira (Odeon) e César Villela como diretor de arte.

Juntos, o trio foi responsável pela proposta — que muitos julgaram revolucionária — de criar um fetiche gráfico nas capas dos álbuns: fotografias com sombra, três cores (preto, branco e vermelho), espaços brancos para o lay-out “respirar”, letras com formatos e tamanhos comuns, de capa para capa, e um logotipo onde o “N” da palavra “Elenco” era um holofote. O “fetiche visual” das capas marcaria época e provocou uma legião de imitadores.

O estilo também servia como uma espécie de gestalt para os consumidores, que podiam reconhecer um disco da Elenco a milhas de distância. O maior fenômeno, porém, foi o êxito da publicidade involuntária: a Elenco foi a única gravadora brasileira cujos discos eram procurados nas lojas pelo selo.

O sujeito chegava no balconista, e perguntava: “tem alguma coisa da Elenco, aí?”. Tinha até um slogan: “O Disco que Você Merece”. O Bossa, Balanço e Balada fará uma viajem no tempo e chegará aos dias de hoje, atualizado através do conceito estético dos artistas envolvidos na criação dos espetáculos e de seus convidados: Roberto Menescal e César Vilela.

A direção de arte, servirá de ponte entre passado e presente fazendo uso de projeções em formato de clipes, situando e referenciando o espetáculo através de linguagem cenográfica contemporânea. A direção musical, de Roberto Menescal, tratará o repertório antigo através dos arranjos, ao mesmo tempo atualizando a estética e preservando suas referências e identidade musical.

A direção artística situará o público com histórias da época fazendo uso de pesquisa de textos e bate papo. Histórias pessoais dos artistas convidados e curiosidades da época farão parte do roteiro, por terem alguns convidados, e a própria Verônica Sabino, convivido com Aloysio e alguns dos artistas mais representativos da Elenco.

FICHA TÉCNICA
Concepção: Verônica Sabino e Tarcísio Ribeiro
Coordenação Geral: Tarcísio Ribeiro
Produção Executiva: Bernardo Sabino
Site e Design: 3TD - tudo ao cubo
Assessoria de Imprensa: Daniella Lages
Exposição e Filme: Instituto Fernando Sabino
Esculturas: Mundo Mico Oficina de Artes
Palestra: Verônica Sabino e Tarcísio Ribeiro
Captação: Breno Taveira / F7 Produções
Cidades: Ouro Preto, Nova Lima, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Cataguases e Uberaba
BOSSA, BALANÇO E BALADA (SHOW)
Consultoria Musical e Artística - Roberto Menescal
Direção Geral - Stella Miranda
Interprete - Veronica Sabino
Direção Musical, Arranjos e Violão - Sergio Chiavazzoli
Baixo - Andre Vasconcellos
Percussão - Marcos Suzano
Cenário - Tarcisio Ribeiro
Desenho de Luz - Marcello Linhares
Técnico de Som - Rafael Galhardo
Produção: MPB Produções / Heloisa Marinho

CONTATOS
Tarcísio Ribeiro Jr / 31 8818 7413 / tcrjr@terra.com.br
Bernardo Sabino / 31 8634 9230 / bernardosabino@fernandosabino.com.br

Um comentário: