Páginas

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas inaugura exposição e lança livro e visita virtual no feriado de 12 de outubro


Durante as festividades em comemoração ao 136° aniversário da Escola de Minas, no dia 11 de outubro, o Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) inaugura às 20 horas a Revitalização do Setor de Mineração.

A revitalização do setor foi possível devido ao apoio cultural da Fundação Victor Dequech e da empresa de sondagens GEOSOL. Com a revitalização seis painéis foram incorporados à exposição exibindo cenários de jazidas de mineração e fluxogramas da exploração e tratamento de minérios como ferro, cobre e ouro. Todo o trabalho foi desenvolvido com apoio de professores do Departamento de Engenharia de Minas da Escola de Minas da UFOP e Fundação Gorceix. 


Além das novidades que os visitantes encontrarão no Museu, um outro tipo de visita estará disponível: a virtual. Para alcançar uma ampla divulgação e promoção dos museus brasileiros e de seus acervos a empresa Era Virtual iniciou em 2008 o desenvolvimento de projetos de visitação virtual a diversas instituições culturais.


Em constante mutação, a plataforma interativa de visitação virtual aos museus tem como principal objetivo ampliar consideravelmente o alcance sociocultural das exposições democratizando-se o acesso ao público utilizando-se da internet, permitindo a visitação em que o internauta possa “entrar” no espaço museológico. 


O Museu de Ciência e Técnica da Escola de Minas da UFOP foi selecionado a integrar o conjunto de quase vinte instituições selecionadas pela curadoria do projeto. E o lançamento desta participação acontece também no dia 11 de outubro às 20:30 horas.


A participação do Museu da UFOP foi viabilizada pelo patrocínio da USIMINAS, por meio das Leis Estadual e Federal de Incentivo a Cultura e da Eletrobrás via Lei Federal. O projeto contou também com o apoio do Deputado Federal de Minas Gerais Reginaldo Lopes dentre outras instituições.


Na sequencia, na solenidade de comemoração do aniversário, dia 12 de outubro, sexta-feira às 9 horas, acontece o lançamento do livro A História da Escola de Minas com dezenas de capítulos, ricamente ilustrado com fotografias do acervo e textos sobre o Museu, em edição de luxo pela Editora Legraphar e com o patrocínio da Petrobrás, Companhia Brasileira de Mineração e ThyssenKrupp por meio da Lei Federal de Incentivo a Cultura.


Informações: http://www.museu.em.ufop.br - 3559-3118 - museu@ufop.br e futuras visitas virtuais pelo site http://www.eravirtual.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário