Páginas

terça-feira, 7 de agosto de 2012

XI Festival de bandas é aberto no próximo sábado




O 11º Festival Ouropretano de Bandas, promovido pelo Museu da Inconfidência, será inaugurado no próximo sábado, 11 de agosto, às 16h, com a apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais no Adro da Igreja de São Francisco de Assis. Neste ano, o evento ocorre a céu aberto, na Praça Tiradentes, também nos dias 19, 25 e 26 – sábados e domingos. O tema são os 80 anos das Sociedades Musicais Senhor Bom Jesus das Flores e Senhor Bom Jesus de Matosinhos, ambas de Ouro Preto.

Hoje, o município possui dez bandas de música em atividade, que são homenageadas anualmente no Festival, cuja ideia de criação surgiu a partir do trabalho do setor de Musicologia do Inconfidência (Ibram/MinC). As bandas participam diretamente da organização do evento e são anfitriãs das convidadas. O objetivo principal é a integração dos músicos, a divulgação do rico repertório depositado em seu acervo e enfatizar a importância das corporações, que mantêm a tradição local.

O evento conta com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto – PROEX/UFOP, da Associação Comercial e Empresarial de Ouro Preto – ACEOP, da Associação das Bandas de Música do Município de Ouro Preto – ABAMMOP, e da Rádio Província FM. A programação completa e mais informações sobre as homenageadas do ano estão disponíveis na seção Agenda do site www.museudainconfidencia.gov.br.

PROGRAMAÇÃO
11 de agosto – sábado
9h: Abertura da exposição Fotografias, de Daniel Mansur, em homenagem à Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos. Visitação gratuita de 11 de agosto a 09 de setembro, das 9 às 19h.
Local: Galeria FIEMG – Praça Tiradentes, 04. Informações: (31) 3551-3637
16h: Apresentação da Banda da Polícia Militar de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG)
Local: Adro da Igreja São Francisco de Assis

19 de agosto - domingo
15h: Apresentação das bandas Euterpe Cachoeirense (Cachoeira do Campo) e Sociedade Musical Santaritense (Santa Rita de Ouro Preto).
Local: Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência.

25 de agosto – sábado
19h: Apresentação das bandas Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Ouro Preto), Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores (Ouro Preto), Sociedade Musical Santa Cecília (Rodrigo Silva) e Sociedade Musical 13 de Junho (Santo Antônio do Salto).
Local: Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência.

26 de agosto – domingo
15h: Apresentação das bandas Sociedade Musical União Social (Cachoeira do Campo) e Corporação Musical Sagrados Corações de Jesus e Maria (Miguel Burnier)
Local: Praça Tiradentes, em frente ao Museu da Inconfidência.

BANDAS HOMENAGEADAS

Sociedade Musical Senhor Bom Jesus das Flores: Também chamada de Banda das Flores ou Banda do Alto da Cruz, esta corporação musical nasceu para abrilhantar as festividades religiosas após a reedificação da Capela do Senhor Bom Jesus das Flores no Taquaral, em 1932.  Para organizar a Banda, o Sr. José Godinho dos Santos convidou músicos da cidade, pessoas com algum conhecimento musical e jovens para se iniciarem como aprendizes.  Os primeiros instrumentos foram adquiridos através de compra de antigas bandas musicais extintas, e para mestre foi convidado o Sr. Vicente Aniceto, músico militar, trombonista e trompetista do 10º Batalhão de Caçadores de Ouro Preto.
O repertório musical, composto principalmente de valsas, marchas e dobrados, era obtido copiando música de outras corporações ou de amigos que traziam partituras de outras localidades.  Para formar o acervo da Sociedade, uma cópia completa era depositada no arquivo e, a partir desta, cada músico copiava a parte relativa ao seu instrumento. A primeira apresentação oficial da Sociedade foi em 17 de Setembro de 1932, dia do Senhor Bom Jesus das Flores.  Depois de inaugurada, a Sociedade passou a se apresentar em festas religiosas contratadas pelas Irmandades ou pelas comissões de festas. Também tocavam no Carnaval de rua e em clubes.
A Sociedade Musical é registrada como sociedade civil de caráter filantrópico, ela se mantém com a mensalidade dos sócios, quantias resultantes de tocatas e apresentações em festas religiosas, retretas e festas populares.  O dinheiro arrecadado é empregado pela diretoria para cópia das músicas, uniforme dos integrantes, compra e reforma de instrumentos musicais, manutenção da sede e, em casos inevitáveis, auxílio aos músicos.  Na dificuldade ou na bonança, a Sociedade segue até os dias de hoje trazendo alegria por onde passa.

Sociedade Musical Senhor Bom Jesus de Matosinhos: A fundação da banda ocorreu em 15 de Agosto de 1932, quando Franklin Amâncio dos Santos, Temístocles Corrêa de Magalhães e Cândido Simplício Marçal se reuniram com um grupo de pessoas da comunidade no Consistório da Igreja do Senhor Bom Jesus de Matosinhos para oficializar a fundação de uma sociedade musical composta por orquestra, coral e banda de música com o objetivo de tocar em festas religiosas, particulares e públicas. A sede definitiva está localizada à Rua Getúlio Vargas.
O aprendizado de música, um item obrigatório em todas as corporações musicais, aconteceu no Liceu de Artes e Ofício de Ouro Preto.  Um dos fundadores, o Sr. Cândido Simplício, ministrava a disciplina de Educação Musical no Liceu e integrava os aprendizes em suas aulas.  Até hoje, o aprendiz tem de galgar alguns degraus para chegar a efetivo.  Primeiramente assiste às aulas de teoria musical, em seguida ele começa com um instrumento de fácil manejo para mais tarde escolher o instrumento que deseja se especializar.  Em geral o músico de banda toca mais de um instrumento.  Ele deve ser versátil caso falte um companheiro.
As primeiras apresentações públicas aconteceram nas festividades para o Senhor Bom Jesus de Matosinhos em 1932. Depois, a Sociedade ganhou credibilidade e passou a atuar em várias festividades religiosas e civis em Ouro Preto, distritos arredores.  Passou a ser chamada de Banda do Rosário, pela localidade de sua sede, e também Banda do Amarelão, pela cor cáqui de seu primeiro uniforme.  A Sociedade reúne em seu currículo apresentações por toda Minas Gerais e participação em vários concursos de bandas de música nos demais estados brasileiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário