Páginas

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

10ª edição do Informativo Olhar Museu é lançada nesta sexta


Nesta sexta-feira, 28 de setembro, ocorre, às 19h, o lançamento da 10a. edição do Informativo “Olhar Museu” do Sistema de Museus de Ouro Preto, com o tema: Os Museus estão Moda. O coquetel de lançamento será no Café Cultural na Rua Cláudio Manuel, 15 – Centro.

A Função Social dos Museus” tema deste ano, promoveu exposições, visitas guiadas, oficinas, palestras, exibição de filmes e documentários. A 6ª edição da Primavera dos Museus encerra-se no dia 29 de setembro.

 
Informações:
Sistema de Museus de Ouro Preto
Coordenação Executiva

Cineclube Museu da Inconfidência apresenta "Zumbis - Além do Terror" em setembro


Dia 28 (Sexta-feira) – 19 horas
Extermínio
(28 Days Later. Direção: Danny Boyle.
Estados Unidos, 2002, 113 min. Terror. 16 anos)

Sinopse: Um poderoso vírus está à solta e seu efeito devastador mantém os infectados em permanente estado de descontrole assassino. No meio do caos, um jovem acorda sem saber os motivos deste apocalipse e luta para sobreviver e compreender como será o futuro da humanidade. Dirigido pelo aclamado diretor Danny Boyle, o mesmo de Quem quer ser um milionário e 127 Horas.

Dia 29 (Sábado) – 19 horas
REC
(Idem. Direção: Paco Plaza, Jaume Balagueró.
Espanha, 2008, 75 min. Terror. 18 anos).

Sinopse: Uma repórter e seu operador de câmera estão fazendo uma reportagem corriqueira numa unidade do corpo de bombeiros de uma cidade espanhola, quando uma ocorrência de resgate se transforma numa experiência de pavor ao ficarem presos dentro de um prédio infectado por um vírus letal. Um dos filmes de horror mais originais e premiados dos últimos anos. Selecionado para o Festival de Veneza.

Entrada Gratuita. Sessões comentadas.
Cineclube Museu da Inconfidência
Auditório – Anexo I
Rua Vereador Antônio Pereira, 33, Centro, Ouro Preto (MG)

Patrocinador: Caixa Econômica Federal.
Apoio: Associação de Amigos do Museu da Inconfidência.
Museu da Inconfidência: 3551-1121 / 3551-6023
Livraria e Vídeo-locadora Set Palavras: 3551-7541


segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Ouro Preto recebe ex-aluno da UFOP para lançamento de obra poética sobre a cidade


Por Roberta Nunes
 
O poeta Mário Alex Rosa lança no dia 29 de setembro, às 20 horas, o livro “Ouro Preto”, na cidade protagonista de sua obra. O evento ocorrerá no Hotel Toffolo, localizado na Rua São José, 72, Centro. Em Belo Horizonte o lançamento foi no último dia 15, na livraria Scriptum. 
 
A publicação retrata as histórias ouropretanas em versos e poesias e se concretizou devido à estreita relação do poeta com o âmbito histórico, literário e afetivo da cidade, onde também já morou e se formou em História na Universidade Federal de Ouro Preto. “O amor desce ladeiras/ O amor sobe ladeiras/ O amor visita igrejas/ O amor estuda inglês/ O amor peca em português/ O amor sem sombra de dúvida/ Vive na dúvida”. 
 
Em entrevista ao jornal Estado de Minas, questionado sobre a relação com a cidade, Mário Alex declara: “A minha leitura sobre Ouro Preto passa pela história, pela economia, pela arquitetura, pelas festas religiosas, pela arte e, claro, pela poesia. Quando fui morar em Ouro Preto pouco ou quase nada conhecia daquela cidade. Mas para mim sempre foi assombroso ver a imagem de Tiradentes esquartejado nos livros de história. Ouro Preto vai ser para mim como os cascos das tartarugas, para onde for, levarei essa cidade comigo. Mas espero não ousar escrever mais nenhum poema ou coisa que valha sobre ela”.

4º Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial tem inscrições abertas até 07 de outubro


Estão abertas as inscrições da 4ª Mostra Intermunicipal de Preservação Patrimonial. Este ano o tema é: Patrimônio e Educação das Sensibilidades. A Mostra é uma iniciativa do Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale, em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Mariana e Ouro Preto.

O período de inscrições será a partir de hoje, 07 de setembro e se estenderá até o dia 07 de outubro de 2012.

Poderão participar da Mostra e concorrer ao prêmio de 4 mil reais todas as Escolas de Ensino Fundamental e/ou Médio, de caráter público, bem como grupos organizados representativos das comunidades locais, que realizem trabalho de Educação/Preservação Patrimonial com a participação de alunos regularmente matriculados e/ou membros da comunidade (associações de bairros, centros culturais, etc.).

Para mais informações sobre a Mostra, acesse o edital (anexo). Para inscrição preencha o formulário de inscrição para escolas ou a ficha de inscrição para grupos organizados representativos, das comunidades locais (aqueles que realizem trabalho de Educação/Preservação Patrimonial) e siga as orientações descritas no edital.

A inscrição será gratuita e limitada a 01 (um) único Projeto por Escola ou grupo organizado.

No site www.tremdavale.org são encontrados os editais para escolas públicas e grupos organizados na área.
Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale
Estação de Ouro Preto 
(31) 3551 - 7310/ 8865 – 5254

Câmara de Ouro Preto promove Audiência Pública para Prestação de Contas da Secretaria Municipal de Saúde nesta quarta-feira


Informe Museu Casa dos Contos de Ouro Preto


O Museu Casa dos Contos informa que nos dias 22, 23 e 29 de setembro, de 18h às 20h, haverá apresentação de corais de diversos Estados, por ocasião do "10º Festival Internacional de Corais".

De 22 de setembro a 04 de outubro, também dentro da programação do "VI Seminário Patrimônio Cultural: Conservação e Restauração no Século XXI", promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto, estarão expostas no Salão Principal diversas obras do acervo da instituição, na exposição intitulada "Singular e Abrangente".

Além disso, serão realizadas visitas guiadas à Casa dos Contos no decorrer de toda a semana.

Casa dos Contos de Ouro Preto - Museu e Centro de Estudos do Ciclo do Ouro
Rua São José, 12, Centro - Ouro Preto/MG - CEP 35400-000
E-mail: casa.dos.contos@fazenda.gov.br
Tel.: (31) 3551-1444

Museu Casa dos Inconfidentes convida para programação da 6ª Primavera dos Museus


quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Paróquia de Santa Efigênia convida para festa de sua padroeira


As celebrações começaram no dia 12 de setembro e seguem até o dia 21 deste mês.

Distrito de Miguel Burnier celebra Congado de Nossa Senhora do Rosário e Santa Efigênia no próximo dia 23


Ana Carla Fonseca abre VI Seminário Patrimônio Cultural em Ouro Preto


Conferência de abertura tratará de Economia Criativa e novos usos patrimoniais

Por: ASCOM/Faop

Neste ano, o tema central do VI Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauração no século XXI é Políticas Públicas e Soluções Criativas. O evento é promovido pela Faop e acontece de 24 a 28 de setembro, em Ouro Preto. Para iniciar os debates, a doutora em Urbanismo pela USP Ana Carla Fonseca apresenta a Conferência de Abertura com o tema Criatividade. A palestra vai abordar assuntos como criatividade como fator de diferenciação da economia local, novos usos patrimoniais tendo por base a economia criativa, cidades criativas – conceitos e experiências em pequenas e médias cidades, espaços e clusters criativos, redes de cidades criativas, desafios e oportunidades.

O Seminário Patrimônio Cultural é voltado para profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e demais interessados nos processos, desafios e possibilidades da conservação e restauração do patrimônio cultural. As mesas-redondas e as conferências serão transmitidas ao vivo pela internet, através de links divulgados no site (www.faop.mg.gov.br) e nas mídias sociais da Faop.

A programação inclui conferências, mesas de debate, minicursos, estudos de caso, exposições e muito mais. O objetivo é incentivar a preservação do patrimônio cultural abordando os principais aspectos que permeiam a conservação e a restauração no século XXI: o pensar, o ensinar, e o fazer – que formam as três mesas-redondas do evento. A iniciativa fomenta, ainda, a troca de experiências entre os participantes.

O seminário também integra a IV Bienal Brasileira de Design – Tempo de Design em Minas. O evento conta com o apoio do Sebrae-MG e do Trem da Vale e o patrocínio da Furnas Eletrobrás. Para saber mais sobre o VI Seminário Patrimônio Cultural, acesse o site da Faop www.faop.mg.gov.br ou visite o blog www.seminariopatrimoniocultural.blogspot.com.


Mais sobre Ana Carla Fonseca
Ana Carla Fonseca é administradora pública pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo; Economista, mestre cum laude em Administração de Empresas pela Universidade de São Paulo; com MBA pela Fundação Dom Cabral e Doutora em urbanismo pela USP (tese sobre Cidades Criativas, com análise de São Paulo). Liderou projetos regionais e globais por 15 anos em marketing e gestão do conhecimento em multinacionais, na América Latina, em Londres e Milão. Desde 2004, é sócia-diretora da Garimpo de Soluções – empresa pioneira em economia, cultura e desenvolvimento. É consultora e conferencista internacional em cinco línguas, tendo palestrado sobre economia criativa, inovação e negócios, e cidades criativas em todos os estados brasileiros e em 22 países. Assessora em economia criativa para a ONU (UNCTAD e PNUD), curadora de congressos nacionais e internacionais.  

terça-feira, 18 de setembro de 2012

Instituto Estrada Real e SESI lançam o Concurso Estrada real - Imagem e Poesia








Estão abertas as inscrições para o Concurso estrada Real - Imagem e Poesia. Podem ser inscritas poesias, fotografias e produtos audiovisuais.
 
Para os primeiros lugares de cada categoria eleitos pela comissão julgadora o prêmio será um computador da Apple - iMac. Já os eleitos por votação popular, ou seja, os mais votados em sua categoria pelos internautas, ganharão um iPad.
Vamos expressar a criatividade por meio da fotografia, do vídeo e da poesia, tendo a Estrada Real como tema.
As inscrições são gratuitas e vão de 03 de setembro a 22 de outubro.
Qualquer pessoa pode participar, tanto profissional, quanto amadores, não importa a idade.
Para mais informações, acesse edital e regulamentos disponíveis no site.


As obras serão selecionadas por uma comissão julgadora e profissionais do Instituto Estrada Real. As melhores fotos irão à votação popular no site www.estradareal.org.br.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

6º Seminário Patrimônio Cultural acontece em Ouro Preto de 24 a 28 de setembro


 
A Fundação de Arte de Ouro Preto | Faop promove a sexta edição do Seminário Patrimônio Cultural - Conservação e Restauração no século XXI, de 24 a 28 de setembro, em Ouro Preto. Neste ano, o Seminário Patrimônio Cultural é focado em Políticas Públicas e Soluções Criativas. A escolha do tema decorre da análise de que as cidades históricas devem ser tratadas em sua totalidade, o que envolve fatores sociais e ambientais, além de materiais. O evento é voltado para profissionais, gestores culturais, professores, estudantes e demais interessados nos processos, desafios e possibilidades da conservação e restauração do patrimônio cultural material.

A programação inclui conferências, mesas de debate, minicursos, estudos de caso, exposições e muito mais. O objetivo é incentivar a preservação do patrimônio cultural abordando os principais aspectos que permeiam a conservação e a restauração no século XXI: o pensar, o ensinar, e o fazer – que formam as três mesas-redondas do evento. A iniciativa fomenta, ainda, a troca de experiências entre os participantes.

Programação
Para a conferência de abertura, a convidada Ana Carla Fonseca, da Garimpo de Soluções – economia, cultura e desenvolvimento, instigará os participantes a pensar soluções criativas que envolvem o binômio sustentabilidade e patrimônio, em busca de novos olhares e novas vivências, considerando que pertencimento é um dos pilares da cidade criativa, sem o qual não se alcança o bem-estar e o desenvolvimento.

Os convidados da mesa “O Pensar” – presidente do Iphan, Luis Fernando de Almeida; presidente do Iepha, Fernando Cabral; e secretário municipal de Patrimônio e Desenvolvimento Urbano, Gabriel Simões Gobbi – abrem o debate em um importante espaço de reflexão das três instâncias: federal, estadual e municipal. A mesa “O Ensinar” terá a participação de Leandro Benedini Brusadin – professor do departamento de Turismo da Ufop e autor do livro “Valor Patrimonial e Turismo: limiar entre história, território e poder” – Josanne Guerra Simões e Jason Santa Rosa – Programa de Educação Patrimonial Trem da Vale. Já na mesa “O Fazer”, o professor José Newton Coelho Meneses (UFMG), autor do “Dossiê Interpretativo dos Modos de Fazer Queijo Artesanal em Minas Gerais” (IPHAN, 2008), apresenta o processo e características desse registro.

O professor de Linguística Valdemir Miotello (Ufscar) encerra os trabalhos com a conferência "O Ato Responsável como nossa ação política". Três questões vão dar o tom da sua fala: Como e qual sujeito se constitui nas relações contemporâneas? O ato responsável é um ato a ser vivido a partir da vivência individual ou coletiva? Que decorrências se tira daí para nossa ação política hoje?

Dessa maneira, noções de cidadania, identidade, tradições, cultura, patrimônio e modernidade fazem parte do diálogo entre presente, passado e futuro, considerando as relações entre espaço público, comunidade ouro-pretana e turistas, além da importância da articulação entre agentes públicos e privados para o incremento da economia e melhorias sociais coletivas. Em breve, a Faop abrirá as inscrições para participantes do Seminário.

Curso Técnico em Conservação e Restauro
Ouro Preto, reconhecida como cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, é o cenário ideal para a formação de profissionais ligados a conservação, restauração e preservação. Essa característica originou o Curso Técnico em Conservação e Restauro da Escola de Arte Rodrigo Melo Franco de Andrade | EARMFA – pertencente à Faop (entidade ligada à Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais).

O curso surgiu com o famoso restaurador Jair Afonso Inácio, na década de 1970. É considerada a primeira experiência na formação de profissionais de forma regular no Brasil. Em 1981, foi dividido em disciplinas, com ênfase na conservação e restauração de três suportes: escultura policromada, pintura de cavalete e papel. Até hoje, é o único curso formal reconhecido pelo MEC nessas três especificidades. A grade curricular do curso é distribuída em quatro módulos semestrais, com carga horária total de 1552 horas, incluindo o estágio curricular.


Mtur lança edital de Chamada Pública voltado ao fortalecimento do turismo no país


Por: Ascom Mtur

O Ministério do Turismo (MTur) lançou edital de Chamada Pública para a seleção de propostas de eventos voltadas para o fortalecimento do turismo brasileiro. Poderão se inscrever os entes públicos e os critérios para participação estão disponíveis no portal do MTur: www.turismo.gov.br

Os proponentes (entes públicos) têm até o dia 23 de setembro de 2012 para enviar os projetos para análise no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do governo federal (Siconv).

A chamada pública do MTur visa selecionar projetos que contribuam com a promoção do destino, com o desenvolvimento dos segmentos turísticos e o aumento da movimentação de fluxos regionais, nacionais ou internacionais de turistas no Brasil. Poderão ser apoiados, preliminarmente, até 07 (sete) projetos por macrorregião, contemplando-se assim o mínimo de 35 projetos, desde que habilitados. A presente Chamada tem o limite orçamentário total de R$ 7.000.000,00 (sete milhões de reais).

Para participar do processo de seleção, os eventos devem observar as regras estabelecidas pela Portaria do Ministério do Turismo nº 112, de 09 de Março de 2012, dentre elas: serem realizados pelo mesmo ente público há pelo menos três edições, terem suas datas de realização entre 1º de dezembro de 2012 e 17 de fevereiro de 2013 – com pelo menos uma ação prevista no plano de trabalho executada no exercício de 2012; e comprovarem potencial para a geração de fluxo turístico.

O valor mínimo a ser apoiado pelo MTur para cada evento é de R$ 100 mil e, o máximo, de R$ 400 mil. É importante lembrar que é vedado o pagamento de cachês a artistas e bandas.

O número do Programa para cadastro das propostas é 5400020120019 e o resultado desta Chamada para os Projetos classificados será anunciado até o dia 15/10/2012.

Dúvidas e/ou esclarecimentos deverão ser encaminhados à Comissão Avaliadora exclusivamente via correio eletrônico, por meio do endereço: chamadaeventos@turismo.gov.br.

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Instituto Brasileiro de Turismo disponibiliza R$ 5 milhões para promação de atrativos turísticos no exterior

Está aberto edital para que os 65 destinos indutores do país apresentem projetos de promoção turística internacional. a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) vai disponibilizar R$ 5 milhões para auxiliar os municípios a promoverem seus atrativos turísticos no exterior. As ações que podem ser contempladas pelo convênio são eventos, viagens de familiarização, viagens de imprensa, produção de material promocional e campanhas publicitárias. O período para cadastramento e envio de proposta para análise vai do dia 27 de agosto até 17 de setembro. A segunda fase do processo, que é a de habilitação das propostas será realizada de 18 de setembro a 23 de outubro.

A ANSEITUR e BRAZIL 4 SENSES, a empresa radicada na Espanha, firmaram no início do ano, durante a BLT em Lisboa, um Acordo de Cooperação técnica com o objetivo de estabelecer uma estratégia continuada de médio e longo prazo para o desenvolvimento do turismo das Capitais e dos Destinos Indutores por meio da promoção e venda internacional dos destinos turísticos e de seus produtos associados. Está previsto o planejamento e a implementação de ações internacionais conjuntas e o apoio às Secretarias de Turismo no planejamento e execução de estratégias de promoção internacional.

Contatos:
ANSEDITUR
www.anseditur.org.br

BRAZIL 4 SENSES
www.brazil4senses.es

Rodrigo Godinho Corrêa
Affiliate Members
rcorrea@unwto.org

Confira a programação do fim de semana do Parque Vale dos Contos


Programa Atitude Ambiental da Vale oferece Oficina de Decoupagem no próximo dia 18


quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Santo Antônio do Leite celebra Festa da Primavera neste fim de semana


Por: André Lanari

A Festa da Primavera caracteriza-se como um evento alternativo, filantrópico, ecológico, cultural e voluntário, realizado no distrito de Santo Antônio do Leite.

Uma semana, a cada dois anos, sauda-se à Pachamama (Mãe Terra), celebrando com troca de conhecimento, culturas, danças em volta da fogueira, alegria e consciência.
Durante a semana, entre 10 e 14 de setembro são realizadas atividades recreativas, palestras e oficinas na escola da comunidade. E, durante o final de semana, de 14 a 16 de setembro, acontece a programação cultural: shows, teatros, danças, projeções, vivências, oficinas e atividades artísticas.
A ideologia desta festa, além de ecológica e cultural, é solidária. O desejo é que as pessoas façam juntas um trabalho voluntário que leve uma experiência positiva para a comunidade de Santo Antônio do Leite e para os participantes do evento, com a idéia de trazer o espírito de vida em comunidade, que parte também da ajuda mútua.
A Festa da Primavera deste ano, celebrando seus 25 anos, será realizada com a ajuda voluntária de todos os participantes.

Programação
Sexta:
Cortejo Primavera com Palhaço Arco-Iris
Banda Xperience
7 Estrelo
Pequena Morte

Sábado:
Cortejo Primavera com Palhaço Alegria Também
Verso Venenoso
Pé no Chão
Causos do Brazero
Água de Cachorro
Sub Rosa
Quarta Corda
GuizmuDJ

Domingo:
Cortejo Primavera com Palhaços Surpresa
Pimenta do Reino
Chico & Cia
Sergio Perere
Didico do Bandolin

Mais atrações a confirmar. Programação sujeita a alterações.

Últimos dias para inscrição de trabalhos no 4º Festival Cultural de Miguel Burnier


Será realizado nos dias 09, 10 e 11 de novembro de 2012, o 4° Festival Cultural de Miguel Burnier. Neste ano, o espaço do festival será a Estação Ferroviária, de 1887, restaurada. Sua reinauguração, marcará um grande momento para o distrito de Miguel Burnier e para o município de Ouro Preto.

O período de inscrições para os artistas interessados a se apresentarem no 4° Festival Cultural de Miguel Burnier vai somente até o dia 23 de setembro. Serão selecionadas oito apresentações. O Edital e a ficha de inscrição podem ser solicitados através do e-mail projetoestacao@yahoo.com.br

Veja o EDITAL e as modalidades nas quais podem ser inscritos os trabalhos aqui.

Museu da Inconfidência divulga programação da 6ª Primavera dos Museus


Secretaria de Meio Ambiente realiza Caravana do Verde 2012


A Prefeitura Municipal de Ouro Preto através da Secretaria de Meio Ambiente, realiza mais uma “Caravana do Verde” nos distritos de Ouro Preto, levando para os alunos das escolas públicas ações pedagógicas de lazer e cultura, envolvidas em uma animada gincana. O lançamento da Caravana do verde 2012 vai acontecer no distrito de Bocaina no dia 12 de setembro de 2012. Serão distribuídas mudas de árvores, simbolizando o evento.

                   “Vivemos atualmente uma época de grandes preocupações ecológicas. Isto porque estamos diante de um quadro de degradação ambiental tão grande que já existe ameaça para a própria continuidade da vida em nosso planeta. Ao longo de sua história evolutiva, o homem tem sido o maior responsável pela destruição da natureza, mas nunca chegamos tão longe. A poluição, os desmatamentos, a exploração irracional dos recursos naturais, a degradação dos solos agricultáveis e outras agressões atingiram, no último século, níveis inadmissíveis”. (Zysman Neiman).
                  
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente tem como objetivo de sensibilizar e conscientizar as comunidades, na busca de esforços para melhorar a qualidade de vida, através da recomposição do meio ambiente e da promoção do equilíbrio ecológico. Fazer com que a comunidade reconheça o verdadeiro valor do meio ambiente e possa, dessa forma, usufruir e conviver de forma sustentável.

No mesmo evento será abordados os temas de “ Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. Salientamos que este trabalho poderá contribuir para as ações de educação ambiental e na sensibilização das crianças e dos jovens.

“Uma planta não deve ser preservada só pelos remédios que gera, assim como uma árvore não deve ficar em pé simplesmente pelo carbono que é capaz de estocar. Merecem estar aí pelo simples fato de serem o que são: seres portadores de vida”.
(Vinícius Carvalho – Artigo na Revista “Ecológico”)


DATA

LOCALIDADE

Escolas Municipais

12/09/2012

Bocaina

Escola Municipal Nossa senhora das Graças

13/09/2012

Engenheiro Corrêa

Escola Municipal José Estevão Braga


18/09/2011

Rodrigo Silva
Escola Municipal Dr. Alves de Brito

20/09/2012

Lavras Novas

Escola Municipal de Lavras Novas

24/09/2011

Glaura

Escola Municipal Benedito Xavier

26/09/2012

Mata dos Palmitos - Santa Rita

Escola Municipal Prf. Francisco Pignataro

27/09/2012

Salto

Escola Municipal Aleijadinho

29/09/2012

São Bartolomeu

Escola MunicipalWashington de Araújo Dias

02/10/2012

Coelhos

Escola Municipal Padre Antônio Pedrosa

04/10/2012

Santo Antônio do leite

Escola Municipal Dr. Pedrosa

19/10/2012

Cachoeira do Campo

Escola Municipal Profª Haydée Antunes - CAIC

terça-feira, 11 de setembro de 2012

Ouro Preto recebe Comenda “Turismo Qualidade Brasil”



Acontecerá na cidade de Florianópolis, no Estado de Santa Catarina, o 3º Encontro Nacional de Secretários de Turismo do Brasil. Evento de reconhecimento nacional com programação intensa de palestras, rodadas de idéias e encontros com os principais Secretários Municipais de Turismo do Brasil.
Neste evento será entregue o Troféu Turismo Qualidade Brasil” aos 50 Secretários de Turismo que mais se destacaram no ano, e entre eles foi escolhido o Secretário de Cultura e Turismo de Ouro Preto André Simões Villas Bôas, que estará no evento recebendo a comenda.

X Mostra de Orquídeas da Região dos Inconfidentes acontece nos dias 15 e 16 na Casa de Gonzaga


A X Exposição de Orquídeas da Região dos Inconfidentes acontece nos dias 15 e 16 de setembro, de 9h às 19h e de 9h às 17h, respectivamente, na Secretaria de Cultura e Turismo de Ouro Preto (Casa de Gonzaga). Entrada franca.

Casa da Ópera apresenta o espetáculo Desterrados nesta terça e quarta



Na quarta, o Teatro Municipal Casa da Ópera oferece ainda oficina gratuita de iluminação

DESTERRADOS surge do debate incessante dos atores sobre as paixões humanas e sua duração nos tempos históricos. O texto do dramaturgo uruguaio põe em cena personagens grandiosos como JASÃO E MEDÉIA e consegue trazer até nossos dias discussões como amor, ódio, paixão, solidão, arrependimento e tantos outros na figura dos dois mitos, que consegue reverberar toda a grandeza das suas personalidades. DESTERRADOS pretende levantar uma possibilidade de diálogo, sobre as paixões humanas, o individualismo radical, a violência, os crimes passionais e tantas outras forças irracionais que paradoxalmente o ser humano hoje vivencia como normais. A rapidez e a naturalidade com que fatos assombrosos nos chegam principalmente através da mídia, não nos permite uma reflexão exata sobre os mesmos, sobre o que aconteceria se cada pessoa que comete tal violência ou ato punível pudesse falar sobre os motivos, que os fizeram cometer tais atrocidades. Neste espetáculo, uma reflexão torna-se possível pois, os mesmos semi deuses, tem a oportunidade de rever seus atos e debatê-los em uma arena onde eles próprios serão advogados e juízes de suas próprias condutas. 
Desterrados é apresentado na terça e na quarta, às 20h30. Entrada franca. Distribuição de senhas uma hora antes do início do espetáculo.

Oficina de Iluminação de Ary Roaz: dia 12, das 14h às 17 horas

A Iluminação Cênica no processo de criação do espetáculo, interagindo com as demais áreas de criação,  com os conceitos estabelecidos. Interagindo com os atores, a luz transformando-se em personagem, e nos objetos fixos ou moveis estabelecendo uma relação na estética do espetáculo. Pesquisando fontes de luz  alternativa,  para  que se adeque nos conceitos, espaços, e custos. Na execução,  o cuidado para que a luz seja mais um elemento do espetáculo, e não um espetáculo do elemento. A critica da execução:na montagem e operação da luz  colaborando na manutenção de uma Iluminação Cênica integrada ao espetáculo.

Festival Internacional de Jazz acontece na cidade neste fim de semana

O Festival Tudo é Jazz trará a Ouro Preto os clássicos do jazz e a vanguarda deste estilo musical próprio nos dias 14, 15 e 16 de setembro. Dentre as apresentações, destaca-se:


João Bosco: Do final dos anos 60 para início dos anos 70, terminada a febre da Jovem Guarda, com a influência da bossa nova e de outros movimentos da MPB, surgiram ou se consolidaram grandes artistas nacionais ativos e capazes de contribuir com a música e a poesia do país.

Andrea Motis: Andrea Motis, que tem apenas quinze anos, se destaca como um dos principais trompetistas e saxofonistas do mundo do jazz na cidade. Também revelou-se como uma excelente cantora que consegue emocionar a cada nota que vem de dentro.

Charles Pasi: Este talentoso cantor e gaitista logo fez uma reputação internacional, o que resulta em concertos globais, tais como abriu em os EUA, Rússia, Hungria, Benelux, Itália, Espanha e Quebec.

De acordo com a organização do evento, este ano o Tudo é Jazz tem um motivo especial de comemoração. Ao longo do ano o Festival apoia o Ponto de Cultura Alto da Cruz, que mantém oficinas, palestras e cursos de preparação e formação musical para crianças e adolescentes do bairro ouro-pretano. Os jovens participantes formam, junto com maestros e músicos veteranos, a Jazz Band das Flores, mais conhecida como Banda do Alto da Cruz, que completa 80 anos de atividade durante esta edição do Tudo é Jazz. 

Confira outras atividades do evento:

LANÇAMENTO DE LIVRO

“Direito e Cultura – Aspectos Juridicos da Gestão e Produção Cultural”, de Alessandra Drummond


CORTEJO

Em nossas sociedades cada vez mais diversificadas, torna-se indispensável garantir uma interação harmoniosa entre pessoas e grupos com identidades culturais a um só tempo plurais, variadas e dinâmicas, assim como sua vontade de conviver. As políticas que favoreçam a inclusão e a participação de todos os cidadãos garantem a coesão social, a vitalidade da sociedade civil e a paz. Definido desta maneira, o pluralismo cultural constitui a resposta política à realidade da diversidade cultural. Inseparável de um contexto democrático, o pluralismo cultural é propício aos intercâmbios culturais e ao desenvolvimento das capacidades criadoras que alimentam a vida pública.

Enfatizando a diversidade cultural, o diálogo e intercâmbio cultural, entre as culturas de New Orleans, e Ouro Preto, Patrimônios Históricos mundiais, como parte do XI Festival de Jazz de Ouro Preto – Tudo é Jazz, a organização do evento pretende promoverá no domingo, 16 de setembro às 10:00 da manhã, o Cortejo da Raça, uma desfile musical que mistura expressões culturais negras de Ouro Preto e de New Orleans.

O Cortejo sairá Praça Tiradentes e o desfile será formada por grupos étnicos diversificados, uma banda tradicional de Ouro Preto, uma banda de jazz tradicional de Nova Orleans, uma banda tradicional de música indiana e uma banda de jazz brasileira.

O final da Parada será o em frente a Igreja do Rosário pela importância do seu significado com a cultura afro-brasileira.

Os ingressos do Tudo é Jazz serão vendidos a 30 reais (entrada inteira) e 15 reais (meia entrada). Os ingressos poderão ser comprados pelo site www.ingressorapido.com.br ou na Loja da Oi, localizada na Rua São José.
Para mais detalhes sobre o Festival Internacional Tudo é Jazz, entre em contato com a organização do evento através do e-mail contato@tudoejazz.com.br